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SNAPSHOT PADRÃO DE PROJETO. Origem  O padrão Snapshot é originado do Memento, documentado em GoF (Gang of Four) 95.  A grosso modo a tradução para o.

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1 SNAPSHOT PADRÃO DE PROJETO

2 Origem  O padrão Snapshot é originado do Memento, documentado em GoF (Gang of Four) 95.  A grosso modo a tradução para o português brasileiro seria “Instantâneo”. SNAPSHOT

3 Objetivo  Capturar o estado de um objeto sendo que o mesmo poderá ser restaurado quando necessário. SNAPSHOT

4 Aplicação  O Snapshot é utilizado quando se está trabalhando com aplicações longas que não se tem ideia de quantos dias irá levar para se concluir.  Exemplo: Jogo de vídeo-games onde o jogador vai passando por fases, salva o jogo e quer retomar de onde parou dias atrás. SNAPSHOT

5 Aplicação (Exemplo) SNAPSHOT

6 Funcionamento  O Snapshot pode ser implementado de duas maneiras: através do Memento ou com Serialização. SNAPSHOT

7 Estrutura Genérica Snapshot Usando Memento SNAPSHOT

8 Participantes Snapshot Usando Memento  Originator: é uma classe cuja as informações do estado deve ser conservado e restaurado.  Memento: Seu objetivo é encapsular snapshots do estado de um objeto Originator.  Caretaker: Instâncias desta classe mantêm uma coleção de objetos de Memento. SNAPSHOT

9 Estrutura Genérica Snapshot Usando Serialização SNAPSHOT

10 Participantes Snapshot Usando Serialização  Target: É o objeto alvo da serialização e desserialização.  ObjectOutputStream: descobre e acessa as informações de um objeto Target e grava-o em um fluxo de bytes com informações adicionais.  OutputStream: Instância responsável por diferenciar entre salvar na memória ou em forma de arquivo.  ObjectInputStream: instâncias dessas classes serializadas lêem informações do estado a partir de um fluxo de bytes e restauram-no.

11 Consequências  As duas formas de implementar o padrão Snapshot trazem muito da complexidade de salvar e restaurar o estado de um objeto.  O padrão Snapshot não é muito apropriado para desfazer uma sequência de comandos. Fazendo muitos snapshots de um objeto ele pode consumir uma quantidade grande de armazenamento. SNAPSHOT

12 Exemplo Genérico SNAPSHOT

13 Referências  GRAND, Mark. Patterns in Java: a Catalog of Reusable Desing Patterns Illistrated with UML. Vol. 1. Wiley,  atterns/memento.php atterns/memento.php  deProjeto-Comportamentais.pdf deProjeto-Comportamentais.pdf  ml ml SNAPSHOT

14 Componentes  Rick Andrade  Vagner Fonseca  Yuri Guimarães  Projeto Avançado de Sistemas SNAPSHOT


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