A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sugestão de modelo para formatação de atividades com objetos digitais de aprendizagem sugeridos na Plataforma Currículo+ 2014 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sugestão de modelo para formatação de atividades com objetos digitais de aprendizagem sugeridos na Plataforma Currículo+ 2014 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+"— Transcrição da apresentação:

1 Sugestão de modelo para formatação de atividades com objetos digitais de aprendizagem sugeridos na Plataforma Currículo OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

2 2 Sugestão de modelo e respectivas instruções OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

3 3. TÍTULO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM 5. LINK DE ORIGEM DO OBJETO 6. LINK DA FICHA TÉCNICA DO OBJETO NA PLATAFORMA DO CURRÍCULO+ ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR: (inserir nome do professor) DIRETORIA DE ENSINO DE: VALIDADO POR: (obrigatório caso autor queira compartilhar sua atividade no Currículo+) DIRETORIA DE ENSINO DE: 7. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS DURAÇÃO APROXIMADA MATERIAIS NECESSÁRIOS DISCIPLINA TEMA CURRICULAR (importante estar alinhado com os temas elencados no Currículo+) SÉRIE/ANO SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM (Ciclo II e Ensino Médio apenas) ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula Página 1 1. IDENTIFICAÇÕES INICIAIS 4. AUTOR DESTE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM 2. TÍTULO DA ATIVIDADE (Este título deve ser criado pelo autor da atividade)

4 9. ENCAMINHAMENTOS DA ATIVIDADE Perguntas disparadoras para auxiliar no preenchimento desta seção: - Qual sua proposta para que o aluno avance em seus conhecimentos, a partir do ODA selecionado, estando em consonância ao desenvolvimento da situação de aprendizagem? - Como e em que momento da Situação de Aprendizagem utilizar? Atenção: para facilitar a leitura e compreensão, sugere-se que descrição seja feita em modelo de "passos", utilizando tópicos; 8. POR QUE ESTA ATIVIDADE PODE SER EFICIENTE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (JUSTIFICATIVA)? Perguntas disparadoras para auxiliar no preenchimento desta seção: TODOS OS CICLOS: - Qual a relação com a matriz de habilidades e competências curriculares do Estado de São Paulo? APENAS CICLO II e ENSINO MÉDIO: - Detalhar: qual a relação com Situação de Aprendizagem dos Cadernos do Professor/Aluno? ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula Página 2

5 EXEMPLO PREENCHIDO 5 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+

6 3. TÍTULO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM Forma Palavras 5. LINK DE ORIGEM DO OBJETO 6. LINK DA FICHA TÉCNICA DO OBJETO NA PLATAFORMA DO CURRÍCULO+ ATIVIDADE DESENVOLVIDA POR: José Jorge Joaquim Rodriguez DIRETORIA DE ENSINO DE: Jundiaí VALIDADO POR: Fátima dos Santos Claro DIRETORIA DE ENSINO DE: Jundiaí 7. PLANEJAMENTO ORGANIZAÇÃO DOS ALUNOS Individual ou em duplas com hipóteses de escrita próximas DURAÇÃO APROXIMADA 20 minutos MATERIAIS NECESSÁRIOS Computador. Caso o aluno precise, o professor poderá disponibilizar papel e lápis. DISCIPLINA Língua Portuguesa TEMA CURRICULAR Análise e reflexão sobre a língua / Alunos com escrita não alfabética SÉRIE/ANO 2o ano do Ensino Fundamental SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM - ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula Página 1 1. IDENTIFICAÇÕES INICIAIS 4. AUTOR DESTE OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM Escola Games 2. TÍTULO DA ATIVIDADE “Leitura e Escrita na Telinha”

7 9. ENCAMINHAMENTOS DA ATIVIDADE - Os alunos poderão jogar individualmente ou em duplas. Aproveite para agrupá-los com o critério de hipóteses de escrita próximas, para que possam discutir sobre a escolha das letras e construção de palavras. - Explique aos alunos as etapas e o objetivo do jogo, assim como a forma de acesso e como encontrá-lo. Você poderá salvar atalhos na área de trabalho do computador para que a busca seja facilitada e incentive a autonomia dos alunos. - Fique atento ao trabalho dos alunos para que possa intervir de forma pontual. Os alunos podem ficar com dúvidas com relação ao uso do equipamento ou ao jogo. Neste caso, é importante que você informe. - Com relação às dúvidas pedagógicas, por exemplo, qual letra escolher, incentive a discussão entre as duplas, ou faça boas perguntas que auxiliem a reflexão. Não informe desde o início, invista na compreensão sobre o sistema de escrita com o uso de alfabeto e cartazes expostos na sala de aula (nomes dos alunos, listas, cantigas, etc.) que possam auxiliar na relação com a palavra em questão. - Este tipo de objeto digital de aprendizagem pode ser utilizado de forma complementar às atividades permanentes / sequências / projetos cujo foco é análise e reflexão sobre a Língua. 8. POR QUE ESTA ATIVIDADE PODE SER EFICIENTE PARA AUXILIAR NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM (JUSTIFICATIVA)? Esta atividade assemelha-se àquelas com utilização de alfabeto móvel e indicada para o auxílio da leitura e escrita por meio de um recurso concreto. ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula ATIVIDADE CURRÍCULO+ Utilizando objetos digitais de aprendizagem em sala de aula Página 2


Carregar ppt "Sugestão de modelo para formatação de atividades com objetos digitais de aprendizagem sugeridos na Plataforma Currículo+ 2014 OFICINAS VIRTUAIS CURRÍCULO+"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google