Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouLívia Rodarte Alterado mais de 9 anos atrás
1
Fotojornalismo 4º encontro
2
“Se suas fotos não estão boas o suficiente, é porque você não está perto o suficiente” Robert Capa
3
Victor Moriyama -Revista National Geographic Brasil -Agência Reuters -Agência Getty Images Trabalhou no Jornal Folha de São Paulo e foi editor de fotografia de O Eco.
4
O que é fotografia? -Conceitos estéticos -Sensibilidade pessoal para a Fotografia
5
O que é fotografia? -Enxergar a luz no ambiente -Enquadramento -Fotometria, pontos de luz -Diafragma, velocidade e ISO -Foco: primeiro plano -Baixa exposição
6
O que é uma câmera? Lente, Abertura, Obturador e Plano Focal
7
Câmeras e lentes - Modos: Av, Tv, P, M - Canon e Nikon - Frames por segundo - CCD, resolução - Lentes: macro, teleobjetivas, grande angular, fisheye - Filtros e deplicadores
8
Tecnologia Apenas uma ferramenta ou fundamental para bons trabalhos?
9
Tecnologia - Filme x Digital - Flash - Programas de edição: Photoshop, Lightroom, Câmera Raw - Acessórios - Valores assombrosos
10
REPORTAGENS FOTOGRÁFICAS
11
1. Pesquisa - Apresentação do programa e cronograma da Oficina - Campos Fotográficos: Fotojornalismo, Casamento, Moda, e outros
12
1. Pesquisa - O que é um projeto fotográfico? Motivações pessoais; argumentação do projeto e estabelecimento de conceitos - Identificação do tema. Destrinchando o assunto, Google, entrevistas, ineditismo, relevância cultural/comercial ou jornalística - Olhando para o mercado
13
2. Produção - Concepção e definição do projeto: tempo de execução - Estabelecendo contatos - Dedicação ao tema - Escolha do equipamento
14
2. Produção - Ganhando a confiança do objeto pesquisado - Organização das ideias - Listando situações de potencial fotográfico Roteiro de imagens da pauta - Fotografando em campo: girando em torno do objeto
15
3. Finalização - Edição das melhores imagens - Programas de edição fotográfica profissional, metadados - Conceitos básicos da edição - Tratamento de imagem
16
3. Finalização - Orçamento geral do projeto - Definindo potenciais clientes e interessados - Escoando a produção
17
4. Apresentação -Plataformas multimídia: Instagram e Tablets -Crowdfunding -Cases de sucesso -Vídeo-jornalismo e Jornalismo Visual - Rendez-Vous. Como apresentar seu projeto ao mercado? O que o mercado quer ver? Fazendo contatos, networking.
18
Campos de Atuação - MODA - COMERCIAL: Publicidade - EDITORIAL: Esporte, Cultura, Política, Economia, Cidades, Internacional. - CASAMENTO - ESPORTES - NATUREZA - PAPARAZZI - GASTRONOMIA
19
FOTOJORNALIS MO
20
INTRODUÇÃO -Histórico -Principais Conceitos -Fotografia Documental -Ética, compromisso e Manipulação
21
MERCADO EDITORIAL -Jornais -Revistas -Web -Exterior -Sindicato, ARFOC
22
INFORMAÇÃO E ESTÉTICA -Unindo informação e estética -Linguagens -Legenda
23
TECNOLOGIA E TEMPO -Tempo da redação -Novos dispositivos -Pautas quentes e frias -Distribuindo seu trabalho -Plataformas
24
KIT BÁSICO -Itens básicos -Montando sua bolsa de viagem -Acessórios: cases, estojos, portáteis
25
FOTÓGRAFOS REFERÊNCIAS -James Nachtwey -Tyler Hicks -Goran Tomasevic -Marcus Bleasdale
26
PREMIAÇÕES E BOLSAS -Pullitzer -Sony Awards -World Press Photo -POY -Sites de financiamento (A Pública, Catarse, -Media Storm, etc) -ICP -Getty Images
27
Aula Prática
28
Peguem suas câmeras! Montagem de um set de luz com dois pontos de flashes para produção de fotografia Still e Retratos.
29
EXERCÍCIO #3 O que a realidade do seu bairro, da sua cidade, tem de Global? Quais problemas locais se aplicam às principais problemáticas contemporâneas? Produzir fotos sobre o assunto.
30
Obrigada! Victor Moriyama victormoriyama@gmail.com
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.