A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web PROFA. MSC. CINTIA CARVALHO OLIVEIRA DOUTORANDA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – UFU MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web PROFA. MSC. CINTIA CARVALHO OLIVEIRA DOUTORANDA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – UFU MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web PROFA. MSC. CINTIA CARVALHO OLIVEIRA DOUTORANDA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – UFU MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – UFU BACHAREL EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UFJF

2 Java EE ◦O Java EE (Java Enterprise Edition) consiste de uma série de especificações bem detalhadas para prover uma infraestrutura para o desenvolvimento de sistemas Web. ◦Usa um modelo de aplicação multi-camadas distribuídas ou multi-tier.

3 Especificações do Java EE ◦JavaServer Pages (JSP), Java Servlets, Java Server Faces (JSF) – trabalhar para a Web ◦Enterprise Javabeans Components (EJBs) e Java Persistence API (JPA) – objetos distribuídos, clusters, acesso remoto a objetos, etc) ◦Java API for XML Web Services (JAX-WS), Java API form XML Binding (JAX-B) – trabalhar com arquivos.xml e webservices. ◦Java Autenthication and Authorization Service (JAAS) – API padrão do Java para segurança ◦Java Transaction API (JTA) – Controle de Transação no Contêiner ◦Java Message Service (JMS) – troca de mensagens assíncronas ◦Java Naming and Directory Interface (JNDI) – espaço de nomes e objetos ◦Java Management Extensions (JMX) – administração da aplicação e estatística

4 Exemplo de Aplicação Multi- Camadas ◦Camada de Apresentação (navegador) ◦Camada Lógica de Negócio (aplicação que reside no servidor Web) ◦Camada de Armazenamento (o banco de dados com os dados da aplicação) ◦As camadas estão separadas, podem inclusive estarem hospedadas em computadores diferentes.

5 Servlets ◦Resposta primária do Java para adicionar funcionalidades aos servidores. ◦Ler dados contidos nas requisições passadas ao servidor e gerar uma resposta dinâmica. ◦São classes Java. ◦Produzem saída imprimindo caracter como cadeias no fluxo de saída, neste caso a resposta HTTP.

6 Index.jsp

7 ConnectionFactory

8 Nova Tabela - Usuario

9 Usuário - javabean

10 Organização do projeto

11 UsuarioDAO

12

13 Criando um Servlet Com o botão da direita no pacote clique em Novo -> Sevlet.

14 Importante: marque a opção Adicionar informação ao descritor de implementação (web.xml). Esse passo registra o servlet, assim ele ficará visível no servidor. Sem marcar essa opção na janela teremos que registrar o Servlet manualmente. Depois clique em finalizar.

15 Criando o controle do login Dentro do Servlet procure os métodos doGet e doPost, eles são acessados dependendo do tipo de método de envio de arquivo foi feito. Se o método a ser executado será doGet no Servlet Se o método a ser executado será doPost Na criação do Servlet a estrutura da classe já vem montada. Ambos os métodos, doGet e doPost apontam para o método processRequest.

16

17 Execução Execute o projeto e fazendo login com o usuário que você registrou. Se ele reconhecer dará um ERRO, pois ele tentará exibir a página /menu.jsp, mas não a criamos ainda. Se ele não reconhecer o login dará um ERRO pois ele tentará exibir a página /erro.jsp.

18 LinhasSemântica 36 e 37 Criação do objeto Usuario que será preenchido com o login e senha recebidos do formulário. O objeto dao possui o método de login, ele precisa de um objeto usuário para executar. 39 e 40Recepção das variáveis, que vem junto com o objeto Requisição 44 Execução do método dao.logar(us), receberá true caso o usuário esteja registrado e false caso contrário. 45 e 46Registro de uma variável de sessão chamada login que conterá o login do usuário 47O algoritmo irá abrir a página menu.jsp 48 O algoritmo passará para a página menu.jsp as informações de Requisição e Resposta 52Como o login deu errado o algoritmo invalida a sessão 53O algoritmo irá abrir a página erro.jsp

19 menu.jsp

20 lista.jsp

21 Melhorando....

22 cadastrar.jsp Crie um arquivo chamado cadastrar.jsp dentro da pasta “Páginas Web”. Deverá ter a seguinte aparência:

23

24 Servlet CadastroProduto

25 Servlet AlterarProduto O Servlet AlterarProduto pega os dados do produto para preencher o formulário. Assim com o formulário e os dados preenchidos o usuários poderá modificar a informação desejada.

26 Na linha 39 do processRequest da imagem anterior colocamos dentro do objeto request o nosso objeto Produto preenchido com os dados do produto, perceba que utilizamos o método setAttribute. O primeiro argumento de setAttribute é como o atributo será chamado e o segundo argumento é a informação que será enviada com o nome do primeiro argumento. O nome do atributo servirá para referenciá-lo. então crie esse método dentro de ProdutoDAO Percebam que utilizamos um método chamado buscar do ProdutoDAO (linha 38) que recebe como parâmetro o id do produto e retorno um objeto do tipo Produto, então crie esse método dentro de ProdutoDAO.

27 alterar.jsp

28 Observações A linha 19 é importante, nela colocamos o id do produto, que será utilizado no servlet AlterarProduto2 para identificar o produto que terá sua informação modificada.

29 Agora é com você 1.Com base no que vimos até aqui crie o servlet AlterarProduto2 que irá pegar os dados do formulário alterar.jsp e alterar a informação correspondente ao campo id do formulário alterar.jsp. 2.Com base no que vimos crie o servlet ExcluirProduto, lembre-se de solicitar confirmação de exclusão antes de excluir o produto.

30 Seu Projeto 1.Qual a sua ideia para o projeto final da disciplina? 2.Elabore-a criando o DER, Diagrama de Caso de Uso, Diagrama de Classe e o Design Gráfico da Página principal. 3.A partir do Diagrama de Caso de Uso implemente as classes. 4.Crie as classes DAO. 5.Crie o HTML a partir do Design Gráfico.


Carregar ppt "Servlets e JSP Desenvolvimento de Aplicações Web PROFA. MSC. CINTIA CARVALHO OLIVEIRA DOUTORANDA EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO – UFU MESTRE EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google