A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Introdução de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Introdução de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Introdução de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa PARACATU /MG Material disponível no site:

2 Aula 07/08/2014 Tema: Introdução ao Modelagem Conceitual (Parte 1)

3

4 Compartilhamento de dados acesso simultâneo para os usuários acessarem ao mesmo tempo o banco de dados. O SGBD deve permitir acesso simultâneo para os usuários acessarem ao mesmo tempo o banco de dados. Sendo assim os dados sempre tem que estar armazenados em um único base de dados.

5 Integridade dos dados Integridade de dados é o termo usado para indicar que os mesmos não podem sofrer modificações não autorizadas Modificações não planejadas, podem gerar informações incorretas e comprometer a integridade de todo o sistema. Garantir a integridade dos dados, através da implementação de restrições adequadas, até porque os dados são a parte mais importante de uma aplicação.

6 Redundância dos dados Manter a redundância de dados sob controle Não pode haver mais de uma representação do mesmo dado.

7 Abstração de Dados

8 MODELAGEM DE DADOS Um modelo de dados é uma descrição (abstração) dos tipos de informações que estão armazenadas em um banco de dados. Três níveis de abstração: O modelo conceitual trata os conceitos fundamentais abstraídos do mundo real, por tanto, independe da arquitetura do banco de dados; O modelo lógico está ligado ao tipo de banco de dados (objeto, relacional ou hierárquico, por exemplo); O modelo físico está diretamente ligado ao banco de dados (Oracle, MySql, Sybase).

9 Projeto de Banco de Dados

10 Modelo Conceitual Modelo de alto-nível Conceitos projetados para serem compreensíveis a usuários Descartando detalhes de como os dados são armazenados. Utiliza-se o Modelo Entidade Relacionamento - MER PREOCUPA-SE COM O QUE SERÁ ARMAZENADO, SEM SE PREOCUPAR EM COMO SERÁ ARMAZENADO. Sua principal finalidade é a representação da estrutura de um banco de dados conforme visto pelo usuário.

11

12 Modelo Entidade-Relacionamento – MER Proposto por Peter Chen O OBJETO BÁSICO QUE O MER REPRESENTA É A ENTIDADE. 1. Entidades 2. Atributos 3. Relacionamento 4. Cardinalidade

13 Entidade: Representada por um retângulo. ALGO DO MUNDO REAL QUE POSSUI UMA EXISTÊNCIA INDEPENDENTE. Uma entidade pode ser: Um objeto com uma existência física: Uma pessoa, carro ou empregado Um objeto com existência conceitual: Uma companhia, um trabalho ou um curso universitário.

14 EmpresaDepartamento Autor Livro

15 Atributos: Representado por um circulo ATRIBUTOS DEFINEM UMA ENTIDADE PROPRIEDADES PARA DESCREVER UMA ENTIDADE Exemplos: ENTIDADE EMPREGADO: Nome, função, idade, endereço e salário. UMA ENTIDADE EM PARTICULAR TERÁ UM VALOR PARA CADA UM DE SEUS ATRIBUTOS. FORMANDO A OCORRÊNCIA.

16 EmpresaDepartamento Autor Livro

17 Atributo Simples x Composto Atributo simples ou Atônico: É formado por um único dado. Exemplos de atributo de escritor: Nacionalidade (Pais). Atributo composto: Formado por vários dados: Exemplo: Data de nascimento: Dia Mês Ano

18 Atributo Monovalorado x Multivalorado Atributo monovalorado: Tem um único valor por cadastro. Exemplo: Local de nascimento Atributo multivalorado: Atributo que pode mais de um valor por cadastro. Exemplo: Telefone

19 Relacionamento: Indicado por um losango É uma estrutura que indica uma associação entre duas ou mais entidades.

20

21

22

23 Atividades Questão 01: Construa um DER para uma companhia de seguros de automóveis com um conjunto de clientes, onde cada um possui um certo número de carros. Os dados do cliente são nome, RG, CPF, endereço e telefone. Do carro deve-se armazenar a placa, fabricante, modelo, e ano. Associado a cada carro há um histórico de ocorrências. Um carro podem possuir várias ocorrências ou nenhuma. Cada ocorrência deve ter uma data, local e descrição. Questão 02: Uma academia automatiza os cadastros de seus clientes. Para tanto será armazenado os dados dos clientes – chamado de aluno, dos instrutores, das atividades físicas e o equipamento utilizada. Um aluno pode ter vários instrutores e um instrutor pode instruir vários alunos. Um aluno deve realizar várias atividades durante a semana, sendo que uma mesma atividade pode ser feita por vários alunos. Para a realização de uma atividade, pode ser necessário a utilização de vários aparelhos, da mesma forma um aparelho pode ser utilizado em atividades diferentes. Sobre o aluno, deve-se cadastrar as seguintes informações: Nome, cpf, Endereço, telefones, data de nascimento, dias da semana que frequentará a academia. Sobre o instrutor, deve ser cadastrado as seguintes informações: Nome, Endereço, telefones, ano de formação, registro conselho, horários de trabalho. Sobre a atividade física: Indicação (parte do corpo que trabalha), dia da semana em que será realizada, aparelho utilizado. Sobre os aparelhos serão mantidas as seguintes informações: Nome, quantidade disponível, indicações de uso.


Carregar ppt "Curso Técnico em Informática DISCIPLINA: Introdução de Banco de Dados PROFESSOR: Flávio Barbosa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google