A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas.

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O objetivo é tornar mais objetivo o ensino da Bíblia e facilitar sua comunicação e também incentivar o leitor a buscar mais conhecimento a respeito das Escrituras Sagradas.  Estudaremos 4 unidades

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O estudo da Geografia Bíblica é de grande importância a todos os estudantes das Sagradas Escrituras.  1.1 – A Geografia Geral  A palavra Geografia, tem origem em dois vocábulos gregos geo, terra e graphein que significa descrever a Terra.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – A Geografia Bíblica  A Geografia Bíblica tem por finalidade estudar a superfície da Terra, onde ocorreram os acontecimentos narrados nas Escrituras Sagradas.  –Objeto de estudo da Geografia Bíblica;  – As fontes

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Alguns estudiosos, a partir de informações registradas no livro de Gênesis, declaram que a Mesopotâmia foi berço da civilização.  2.1 – A localização da Mesopotâmia  A Mesopotâmia, que significa “ terra entre rios”, de acordo com estudiosos, localiza-se entre os rios Eufrates e Tigre, sudoeste da Ásia.  2.2 – Jardim do Éden  A Bíblia relata em Gn.2 que o Senhor plantou um jardim no lado oriental do Éden.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.3 – O Dilúvio  A Bíblia registra que, pelo multiplicar do pecado do homem, Deus mandou o Dilúvio para destruir, com exceção de Noé e família, todos os homens e animais da terra.  A Mesopotâmia  Mesopotâmia é uma palavra de origem grega que significa “ terra entre rios”. ▪ – Realizações dos povos da Mesopotâmia.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A História do Egito, que teve início aproximadamente em 3150 a. C.  3.1 – A Localização do Egito  O Egito, localizado no nordeste do continente africano, faz fronteira, ao sul, com o Sudão; ao norte, com o Mar Mediterrâneo; ao leste, com Israel; e, ao oeste, com a Líbia.  3.2 – O Surgimento da nação  O Egito, antes de ser reconhecido como nação, era apenas um amontoado de pequenas aldeias independentes conhecida como nomos, as quais tinham como líder os nomarcas.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.3- O antigo Império  Djeser, rei da terceira dinastia, deu início ao Antigo Império e reinou de 2700 a 2200 a. C.  – A Religião;  Decadência do Período.  3.4 – O Médio Império  O inicio do Médio Império (2000 – 1780 a. C) foi marcado pela reunificação do Egito conquiatada pelo rei de Tebas, Mentuhotep II.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.5 – O Novo Império  O Egito alcançou o apogeu de prestígio e prosperidade, pois dominou todo o mundo conhecido da época com técnicas militares desenvolvidas e com a autoridade fortalecida do Faraó.  3.6 – As realizações Egípcias  Os egípcios contribuíram para o progresso da humanidade através de algumas realizações.  3.7 – Israel no Egito  A história de Israel no Egito teve início com Abrão.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Assíria e Babilônia foram duas superpotências que existiram na antiguidade, e estão relacionadas com o Antigo Testamento.  4.1 – A Localização da Assíria  Assíria antiga – localizada no norte da Mesopotâmia, entre rios Tigre e Eufrates, região conhecida como Crescente Fértil. ▪ – O Império da Assíria; ▪ – O Novo Império; ▪ – O Império Universal da Assíria ▪ – A Assíria e seu Relacionamento com Israel

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.2 – O Surgimento da Babilônia  A origem da Babilônia está relacionada a duas cidades citadas em Gn : Acad e Calnesh. ▪ – A localização; ▪ – O Desenvolvimento da Babilônia; ▪ – A Religião; ▪ – Etnia Kassíta ▪ – Período neo-babilônico ; ▪ – Babilônia e seu relacionamento com Israel; ▪ – A Babilônia e o Cativeiro Judaico.

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O império Medo- Persa exerceu muitas influências positivas na vida dos judeus dos séculos VI ao IV a. C.  5.1 – Localização  O antigo império medo-persa, atual Irã, faz fronteira ao oeste com o Iraque e a Turquia; ao leste com o Afeganistão; ao norte com o leste europeu e o Mar Cáspio e ao sul com o Golfo Pérsico.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.2 – O Império Medo- Persa  Algumas tribos indo- européias, aproximadamente no século XV a.C., deixaram a Ásia Central e se estabeleceram no sudoeste da Mesopotâmia.  5.3 – O Império Medo- Persa e os judeus  Para entendermos melhor essa relação será abordado o texto a partir de Ester.  5.4 – A Religião do Império Medo- Persa  Adotou o Zoroastrismo como sua religião oficial.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Um Panorama das Terras Bíblicas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google