A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Estudaremos a organização da Escola Dominical.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A organização administrativa da Escola Dominical, a agência educativa que se dedica ao ensino bíblico sistemático, tem como finalidade cumprir efetivamente o mandado da grande comissão.  1.1 – Conceituação de Escola Dominical  De acordo com a professora Ruth Dórris Lemos, a Escola Dominical é uma agencia educativa, que se dedica ao ensino sistemático e organizado da palavra de deus e que ao mesmo tempo cumpre a missão evangelizadora da igreja.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – O objetivo da Escola Dominical  Constitui-se da igreja atender a ordem da grande comissão e, desse modo, organiza-se para alcançá-lo.  1.3 – A organização administrativa da Escola Dominical  A liderança administrativa da Escola Dominical deve ser formada por uma equipe comprometida com o que faz. ▪ – O Pastor da igreja ▪ – O diretor de educação cristã ▪ – O superintendente-geral da Escola Dominical ▪ – Diretor de extensão da Escola Dominical ▪ – O secretário-geral da Escola Dominical

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP ▪ – O tesoureiro da Escola Dominical ▪ – O recepcionista da Escola Dominical ▪ – Diretor musical da Escola Dominical ▪ – O consultor de informações da Escola Dominical

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A organização pedagógica da ED conta com uma equipe formada pelo superintendente-geral e pelos superintendentes dos departamentos que oferecem o suporte pedagógico e espiritual aos seus professores e aos seus alunos.  2.1 – A equipe pedagógica da Escola Dominical  O superintendente-geral e dos departamentos juntamente com os professores formam a equipe pedagógica da Escola Dominical.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – O superintendente-departamental  Ele deve estimular e incentivar os professores e seus ajudantes na prática de suas atividades docentes.  2.3 – Os professores e os seus auxiliares  O titular é responsável pelo ensino da lição em classe, pela confecção dos trabalhos manuais da lição e da disciplina da classe.  O professor auxiliar deve sistematicamente estudar a lição de cada domingo, deve auxiliar o titular e manter a disciplina da classe.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.4 – A organização dos departamentos e das classes  Para organizar pedagogicamente a Escola Dominical, faz-se necessário agrupar os alunos por idade e por gênero.  2.5 – O dia da promoção dos alunos  Se dá por dois critérios: pelo limite da idade e pelo cumprimento da proposta curricular. Deve ocorrer anualmente, no mês estabelecido no planejamento e no calendário.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.6 – A transferência dos alunos  Devem ser utilizadas como uma medida para atender outras demandas, como ajustes para favorecer o desenvolvimento do aluno e seu conforto, mas não por ter completado idade, pois no dia da sua matrícula ela foi considerada como critério para indicar a que classe pertenceria naquele período.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A educação cristã necessita ser fundamentada numa proposta curricular previamente pensada, seguir uma temática e orientações didáticas para efetivar e dinamizar o ensino.  3.1 – A organização do currículo da Escola Dominical  O currículo da ED – modo de organizar as práticas educativas e síntese dos conhecimentos e valores que caracterizam um processo social expresso pelo trabalho pedagógico desenvolvido no ambiente escolar.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  3.2 – Duração do currículo  Vai depender da sua proposta educacional, do planejamento, da capacidade de assimilação e do nível de conhecimento dos alunos.  3.3 – Características de um bom currículo  Este mostra sua eficiência quando se observa que algumas medias são tomadas por parte dos educadores que o organizam e executam.

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O método de ensino tem a função de indicar o caminho para se atingir os objetivos propostos no planejamento.  4.1 – Conceituação  A palavra método tem origem grega methodos e significa literalmente “caminho para se chegar a um fim”.  4.2 – Classificação dos métodos pedagógicos  É feita em função de cada conteúdo que o professor seleciona como procedimentos didáticos. ▪ – Métodos de exposição ▪ – O método de contação de histórias ▪ – método de perguntas e respostas ▪ – Método de trabalho em grupo ▪ – Método de raciocínio ▪ Oficina

13 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Na atualidade, percebe-se uma grande preocupação do governo com a avaliação dos sistemas de ensino e da escola para verificar sua eficiência e eficácia.  5.1 – Conceituação e origem da avaliação  Avaliar significa atribuir valor e mérito ao objeto em estudo.  5.2 – A importância da avaliação  São importantes, pois permitem que o professor, na sala de aula, possa não só verificar o aproveitamento do aluno, mas também analisar e refletir sobre todos os aspectos que envolvem a relação professor-aluno.

14 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.3 – Processos da avaliação  Avalia-se se o método foi adequado e bem aplicado, se o conteúdo de ensino for pertinente às condições e necessidade dos alunos.  5.4 – Recursos da avaliação  Podem ser classificados em escritos ou orais


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP A formação integral do cristão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google