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Serious Games: Um Panorama Geral Guilherme H. Quintana Juliano Timm

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Apresentação em tema: "Serious Games: Um Panorama Geral Guilherme H. Quintana Juliano Timm"— Transcrição da apresentação:

1 Serious Games: Um Panorama Geral Guilherme H. Quintana Juliano Timm
Game Designer Desenvolvedor Líder r

2 Quem somos? Guilherme Henrique Quintana
Graduado em Tecnologias e Mídias Digitais pela PUC/SP; Mestre em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC/SP; Trabalhos com Unreal Development Kit e Autodesk Maya; Game Designer na Gestum.

3 Quem Somos Juliano Timm Menezes
Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Pós-Graduando em Engenharia de Software; Desenvolvedor Action Script 2 e 3 conhecimentos em Java; A mais de 4 anos trabalhando com Action Script; Projetista e Analista de Softwares; Desenvolvedor Líder de Jogos e Simuladores na Gestum SA

4 Para Quem Trabalhamos Fundada em 2000; Formada em Pelotas;
Especializada em educação Corporativa; Entre os 5 maiores players do seguimento; Bases em três estados: SP, RJ e RS; Em torno de 40 colabores só na base de Pelotas.

5 Conteúdo de Treinamentos
O que produzimos? Conteúdo de Treinamentos

6 Plataforma de Treinamento (LMS)
O que produzimos? Plataforma de Treinamento (LMS)

7 O que produzimos? Serious Games

8 O que produzimos? Serious Games

9 O que produzimos? Software de Autoria

10 EADBR – Portal de Cursos
O que produzimos? EADBR – Portal de Cursos

11 STOP 500 – Solução Pequenas Empresas
O que produzimos? STOP 500 – Solução Pequenas Empresas

12 Equipe Multidisciplinar
Cientistas da Computação; Analistas de Sistemas; Pedagogos; Artistas Gráficos; Game Designers; Designers Instrucionais; Administradores; Entre outros.

13 Alguns de Nossos Clientes

14 Oportunidades Roterista de Games (Freelancer) Animador 2D
Game Designer Programador Action Script Suporte ao Cliente Programador de Software Pleno Tester de Jogos

15 Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel

16 Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel Jogo de guerra em forma de tabuleiro; Utiliza mapas de topografia para recriar terrenos reais; Escala de tamanho das peças baseado em unidades reais do exército; O tempo de movimentação das unidades era medido na topografia do terreno x velocidade das unidade das peças x situação da batalha;

17 Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel

18 Serious Games Não São Novos
Kriegsspiel Criado no início do séc. XIX pelo Barão von Reisswitz (primeiro conjunto de regras estabelecido em 1812); Utilizado pelo Rei Friedrich Wilhelm III da Prussia e por militares; Por ordem do Rei, todo regimento deveria ter a sua cópia do Kriegsspiel.

19 Serious Games Atualmente
Forte mercado mundial de jogos digitais; Serious Games ou Game-Based Learning; Foco na educação/treinamento; Internet, fidelidade gráfica, recriação de ambientes para simulação; Eletronic Entertainment Expo (E3) e Game Developers Conference (GDC).

20 Vantagens dos Serious Games
Ambientes realistas exploração Regras claramente definidas; sabemos o que podemos ou não fazer Objetivos claros jogador entende o que tem que fazer para ganhar Interativos e altamente experimentais toda ação tem uma reação

21 Vantagens dos Serious Games
Feedback claro consequências das ações Rastreamento do progresso e desempenho equilíbrio Exigem e fomentam aplicação cognitiva lidar com várias fontes de informação ao mesmo tempo

22 Vantagens dos Serious Games
São agradáveis

23 Vantagens dos Serious Games
São agradáveis

24 Desenvolvendo Serious Games

25 Desenvolvimento - Definições
Definição Mecânicas; Isometria? Side Scrolling? TopDown? Encaixar peças, arrastar, movimentação Definir fluxo geral do game; Objetivo – atender cliente da Gestum; Ex: “não quero atendentes, quero vendedores”

26 Desenvolvimento - Projeto do Software
Janelas Quantas são e como funcionam Diálogos Como se dará as conversas, objeções, expressões Máquinas de Estados do game Fases que o jogo pode ter, cliente volta a loja, prospecção Inteligência Artificial

27 Desenvolvimento -Codificação
Codificação de Janelas Codificação da IA Integração com Arte desenvolvida dentro do próprio flash Utilização de padrões MVC, Observer Singleton, Strategy Componets, Factory

28 O que é mais divertido? Jogar ou programar Jogos?
Codificação é tão divertido quanto desenvolver Único problema: prazo :-( Sentimento de ser Deus Criar algo (NPC) que faz tudo que você deseja no mundo que você criou. IA - Fantasma que persegue o Pacman IA – cliente que segue o vendedor até o caixa

29 O que é mais divertido? Jogar ou programar Jogos?
Cada game é um desafio (não é mais um relatório) Diálogos Fazer o cliente reclamar com a expressão fechada Ambiente descontraído Não se prender a tecnologias

30 Desenvolvimento - Tecnologias
Action Script 3 IOs, Android, Web etc Html 5 Unity 3D Unreal Java PHP (???)

31 Cases Química Aplicada: The Adventure Game (Gestum)

32 Cases Simulador Multiplicando Vendas Walmart (Gestum)

33 Cases Battlezone (Atari)

34 Cases America’s Army (Virtual Heroes)

35 Perguntas? Contatos

36 Oportunidades Roterista de Games (Freelancer) Animador 2D
Game Designer Programador Action Script Suporte ao Cliente Programador de Software Pleno Tester de Jogos


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