A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Departamento de informática Área de Estatística Eficiência relativa de delineamentos experimentais de uso potencial na fase inicial de seleção de plantas. Estudo via simulação. EMANUEL FERNANDO M. DE SOUZA LUIZ ALEXANDRE PETERNELLI

2 Introdução Metodologias estatísticas adequadas à fase inicial do melhoramento de plantas; Uso dos delineamentos aumentados; Este trabalho foi realizado através de simulação;

3 Objetivo Comparar a eficiência relativa dos seguintes delineamentos: Experimentos em blocos casualizados com tratamentos comuns e Blocos aumentados em relação aos reais valores; Levantar informações sobre a eficiência de ordenamento entre estes dois delineamentos.

4 Desenvolvimento Experimento em blocos casualizados com tratamentos comuns (EBCTC); Delineamento em blocos aumentados (DBA); Simulação baseada no layout de um grupo de experimentos em blocos casualizados com tratamentos comuns, sendo:

5 3 experimentos com duas repetições, média geral igual a 6,4;
Continuação... 3 experimentos com duas repetições, média geral igual a 6,4; coeficientes de variação 10% e 20% para cada um dos erros ( residual e entre experimentos ); herdabilidades 0,80 tratamentos comuns e 0,70 e 0,30 para tratamentos regulares variância entre blocos dentro do experimento 0,40; Seleção de 10% e 20%;

6 Totalizando 16 cenários com 600 simulações.
Continuação... Experimento 1 Bloco2 Bloco 1 Experimento 2 Experimento 3 Layout Totalizando 16 cenários com 600 simulações.

7 Análise gráfica da distribuição dos dados.
Continuação... Foram quantificados a coincidência entre genótipos selecionados: experimentos vs reais e entre experimentos. Análise gráfica da distribuição dos dados.

8 Resultados Mesmo padrão para as duas intensidade;
Intensidade de seleção 10% 20% % média de coincidência 20 40 60 80 100 Real x EBCTC Real x DBA EBCTC x DBA DBA / EBCTC Mesmo padrão para as duas intensidade; O EBCTC superou o DBA em todos cenários Melhor comparação

9 Implicações do uso do DBA.
Continuação... Herdabilidade Real x EBCTC Real x DBA EBCTC x DBA DBA / EBCTC Baixa vs alta Implicações do uso do DBA.

10 Conclusões A eficiência do EBCTC e DBA em comparação com Reais melhora com maior percentual de seleção. A perda de eficiência do DBA na seleção dos melhores genótipos é de cerca de 15% comparado ao EBCTC. Para caracteres com baixa herdabilidade o aumento do percentual de seleção melhor a eficiência do DBA em relação ao EBCTC.

11 Referências Bibliográficas
DUARTE, J.B. Sobre o emprego e a análise do delineamento em blocos aumentados no melhoramento vegetal. Piracicaba, 2000.Tese de doutorado – ESALQ/ USP. FEDERER, W.T. Aumented (or Hoonuiaku) desings. Hawaiian Planter’s Records, V.55, p ,1956 PIMENTEL GOMES, F. Curso de Estatística Experimental.12 ed. Piracicaba: Nobel / USP-ESALQ, 1987, 467p.. RAMALHO,M.A.P.; FERREIRA,D.F.; OLIVEIRA, A.C Experimentação em Genética e Melhoramento de Plantas. Editora UFLA, 303p.


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google