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A estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo;

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3 A estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível. Finalmente, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica, para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas. Estatística

4 Em linhas gerais, a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão. “Em 2003 a mortalidade infantil caiu 8,6% em relação 2000 e foi estimada em 27,5 óbitos de crianças menores de um ano por mil nascidos vivos.”Dados do IBGE As pesquisas procuram identificar tendências e detectar demandas, gerando conhecimento e subsidiando a gestão das empresas em áreas sociais, culturais e, é claro, de negócios.A pesquisa de opinião também é um meio eficaz para identificar problemas e buscar soluções. Para que serve uma Pesquisa de opinião?

5 A amostragem é um campo da estatística bastante sofisticado que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferências sobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes, uma amostra. O que é amostragem?

6 Extrair uma amostra de um conjunto de fichas numeradas e ordenadas em um arquivo é uma tarefa simples. Muito diferente é a extração de uma amostra dos habitantes da região amazônica, onde o transporte principal é fluvial e através de florestas e os habitantes olham com desconfiança qualquer estranho que comece a fazer perguntas. Todos os meus conhecidos são brasileiros... Só há brasileiros no mundo? De um lote de 100 lâmpadas testei 10 e destas duas não ascenderam. Então em todo o lote 20 poderão não ascender? Isto quer dizer que apenas 80% das lâmpadas seriam boas?

7 E usado nos recenseamentos Examina a População Toda. As vezes sai caro demais e as vezes é completamente impossível. Testar todos os palitos de fósforos para ver se todos são bons... O que acha?

8 Problema: Como selecionar uma amostra, de tal modo que as informações possam ser expandidas para a população ?

9 Há uma variedade de planos para a escolha da amostra. Para cada plano considerado, podem- se fazer estimativas do tamanho da amostra com base no conhecimento do grau de precisão desejado. Devem-se comparar os custos relativos e o tempo envolvidos em cada plano antes de se tomar uma decisão. Escolha da amostra

10 A população pode ser definida como o conjunto do qual se extrai a amostra. O Que é População?

11 Ao extrair uma amostra da população de uma cidade, a unidade pode ser um indivíduo, os membros de uma família, ou o conjunto de todas as pessoas que moram em um quarteirão. Unidade

12 Convém verificar que todos os dados coletados sejam relevantes para a finalidade da pesquisa e que nenhum dado essencial seja omitido. Há uma tendência freqüente, sobretudo com populações humanas, de formular um número demasiadamente grande de questões, algumas das quais não chegam sequer a ser analisadas subseqüentemente. Um questionário muito extenso reduz a qualidade das respostas, tanto a questões importantes como a questões secundárias. Dados a serem coletados

13 Os resultados de pesquisas por amostragem estão sempre sujeitos a certo grau de desconfiança, não só porque se estudou apenas uma parte da população, mas também em decorrência de erros de mensuração. Esta inconfiança pode ser reduzida aumentando-se o tamanho da amostra e utilizando-se instrumentos mais precisos de mensuração. Grau de precisão desejado

14 Métodos de mensuração A pesquisa pode utilizar um questionário auto administrado, um entrevistador que lê um conjunto de questões sem qualquer discrição; Um processo de entrevista que deixa margem ampla quanto à forma e ordenação das questões; (A abordagem pode ser postal, telefônica, pessoal ou uma combinação das três.) Parte importante do trabalho preliminar é a construção de formulários onde se registrarão as perguntas e as respostas.

15 Quando feita através de Questionário simples as respostas devem ser registradas de maneira que possam ser transferidas sem dificuldade para uma tabela sem dificuldades. Fonte:

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17 Questionário do Professor 1-Você concorda como o uso da calculadora como instrumento pedagógico? ( ) Sim, a calculadora pode se um bom instrumento pedagógico. ( ) Não, a calculadora não contribui em nada na aprendizagem dos alunos. ( ) Tenho dificuldades para administrar o uso da calculadora por meus alunos 2. Seus alunos usam calculadora em sala de aula? ( ) Não, não permito nunca ( ) Sim, usam em todas as aulas ( ) Usamos mas somente em alguns conteúdos 3. Você sabe usar todas as funções da calculadora simples como por exemplo as teclas %, MR, M+, M-: ( ) Sim, as uso frequentemente ( ) Sim, porém raramente as uso ( ) Não. Conheço apenas parte das funções 4. Seus alunos sabem usar todas as funções da calculadora simples como por exemplo as teclas %, MR, M+, M- : ( ) Sim, conhecem e sabem como usar ( ) Não, não conhecem ( ) Não sei 5. Você usa calculadora nas suas tarefas diárias como somar notas dos alunos, calcular descontos ao fazer compras etc ( ) Não tenho o hábito de usar calculadora nas minhas tarefas diárias ( ) Sim, sempre. ( ) As vezes 6. Que série você leciona? ( ) Ensino Fundamental – 1ª fase ( ) Ensino fundamental – 5ª a 8ª serie ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior

18 Questionário do Aluno 1-Você concorda como o uso da calculadora em sala de aula ( ) Sim, eu uso calculadora na minha casa quero usar na escola também ( ) Não, a calculadora não contribui em nada na aprendizagem dos alunos. ( ) Tenho dificuldades para usar a calculadora. 2. Seu professor deixa vocês usarem calculadora em sala de aula? ( ) Não, não permite nunca ( ) Sim, usamos em todas as aulas ( ) Usamos mas somente em alguns conteúdos 3. Você sabe usar todas as funções da calculadora simples como por exemplo as teclas %, MR, M+, M-? ( ) Sim, as uso frequentemente ( ) Sim, porém raramente as uso ( ) Não. Conheço apenas parte das funções 4. Você usa calculadora nas suas tarefas diárias como calcular descontos ao fazer compras, resolver problemas de matemática, etc? ( ) Não tenho o hábito de usar calculadora nas minhas tarefas diárias ( ) Sim, sempre. ( ) As vezes 5. Que série você estuda? ( ) Ensino Fundamental – 1ª fase ( ) Ensino fundamental – 5ª a 8ª serie ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior

19 Um gráfico é a representação gráfica de dados de uma planilha. Os valores das células da planilha ou pontos de dados são exibidos no gráfico sob a forma de barras, linhas, colunas, fatias de torta ou outras formas. Os pontos dados são agrupados em seqüência de dados, que se distinguem por meio de cores ou padrões. O Gráfico

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21 Seus alunos sabem usar todas as funções da calculadora simples? OpçõesSimNãoNão sei Respostas Pesquisa realizada com todos os professores de matemática e física de de 5 escolas ( 2 de Ipora, 01 Amorinópolis, 01 Jaupaci, 01 Piranhas

22 Aluno: Você sabe usar todas as funções da calculadora simples? Resposta SimAlgumasNão Votos Pesquisa realizada 10% dos alunos de 5 escolas ( 2 de ipora, 01 amorinópolis, 01 jaupaci, 01 Piranhas

23 dora_pedagogico.htm O Questionário acima foi elaborado pelos alunos do 2º ano de matemática turma da UEG – UNU Ipora Go. Após a elaboração do questionário, realizaram a pesquisa, organizaram os dados e elaboraram os gráficos. O Projeto está publicado na internet no endereço abaixo, visite e saiba mais sobre o trabalho realizado.

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25 Mostra a importância relativa dos valores em um período de tempo. Embora seja semelhante a um gráfico de linha, o gráfico de área enfatiza a quantidade de mudança, e não o tempo e a taxa de mudança. Gráfico de Área:

26 Gráfico de Barras: Mostra os números individuais em um tempo específico ou ilustra comparações entre itens. Os subtipos sobrepostos e 100% sobreposto mostram a relação com o todo. Em um gráfico de barras, as categorias são organizadas verticalmente e os valores horizontalmente, dando ênfase às comparações e menos ênfase ao tempo. Gráfico de Barra:

27 Gráfico de colunas: Gráfico de Colunas: Mostra a variação em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. Os subtipos sobreposto 100% sobreposto mostram a relação com o todo. Embora semelhante ao gráfico ao gráfico em barra, as categorias do gráfico de colunas são organizadas na horizontal e os valores na vertical.

28 Gráfico de linhas: Mostra as tendências ou mudanças nos dados em um período de tempo, em intervalos uniformes. Embora semelhante ao gráfico de área, o gráfico de linhas enfatiza o fluxo de tempo e a taxa de mudanças, e não a quantidade de mudanças. Quando você precisar mostrar as tendências ou mudanças nos dados em intervalos não uniformes ou agrupados, o gráfico de dispersão (XY) normalmente é mais adequado do que o gráfico de linhas. Gráfico de Linhas Gráfico de dispersão (XY)

29 Mostra a relação ou as proporções das partes com o todo; este tipo de gráfico é útil para enfatizar um elemento significativo. Um gráfico de torta sempre contém uma seqüência de dados – se houver mais de uma seqüência selecionada, apenas uma delas será exibida no gráfico. Gráfico de Pizza ou Gráfico de Setores

30 Semelhante ao gráfico de pizza. A principal diferença, com exceção do anel em seu interior, é a possibilidade de mostrar mais uma seqüência de dados, que não acontece no gráfico de pizza. Gráfico de rosca:

31 Histograma

32 Atividade: Leve para a sala de aula um pacote de balas de sabores variados. Divida a turma em 3 grupos. GI – peça para retirar uma pequena porção (amostra) das balas do pacote, mais ou menos uns 20% ou 30% – separar em sabores, contar e construir uma tabela, calcular quanto por cento de cada sabor em relação a qtde retirada do pacote e devolver as balas para o pacote; GII – misturar bem novamente e retirar aproximadamente a metade e separarem sabores calcular quanto por cento de cada sabor em relação a qtde retirada do pacote, construir uma tabela e devolver as balas para o pacote; GIII – fazer a contagem de todas as balas (censo), e construir uma tabela; Todos os grupos construir os gráficos e analisar o erro nos três casos.

33 No endereço abaixo você pode encontrar esta oficina, uma apostila passo a passo sobre como usar o excel para construir gráficos e sugestões de atividades que poderão estar desenvolvendo com seus alunos.

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