A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Organizando Dados e Construindo Gráficos no Excel"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Organizando Dados e Construindo Gráficos no Excel""— Transcrição da apresentação:

1 "Organizando Dados e Construindo Gráficos no Excel"
OFICINA: "Organizando Dados e Construindo Gráficos no Excel" Prof. Claudimary Moreira Silva Oliveira

2 Alguns Conceitos Importantes

3 Estatística A estatística é uma ciência que estuda e pesquisa sobre: o levantamento de dados com a máxima quantidade de informação possível para um dado custo; o processamento de dados para a quantificação da quantidade de incerteza existente na resposta para um determinado problema; a tomada de decisões sob condições de incerteza, sob o menor risco possível. Finalmente, a estatística tem sido utilizada na pesquisa científica, para a otimização de recursos econômicos, para o aumento da qualidade e produtividade, na otimização em análise de decisões, em questões judiciais, previsões e em muitas outras áreas.

4 Para que serve uma Pesquisa de opinião?
Em linhas gerais, a Estatística fornece métodos que auxiliam o processo de tomada de decisão. “Em 2003 a mortalidade infantil caiu 8,6% em relação 2000 e foi estimada em 27,5 óbitos de crianças menores de um ano por mil nascidos vivos.”Dados do IBGE  As pesquisas procuram identificar tendências e detectar demandas, gerando conhecimento e subsidiando a gestão das empresas em áreas sociais, culturais e, é claro, de negócios.A pesquisa de opinião também é um meio eficaz para identificar problemas e buscar soluções. Para que serve uma Pesquisa de opinião?

5 O que é amostragem? A amostragem é um campo da estatística bastante sofisticado que estuda técnicas de planejamento de pesquisa para possibilitar inferências sobre um universo a partir do estudo de uma pequena parte de seus componentes, uma amostra.

6 Extrair uma amostra de um conjunto de 5
Extrair uma amostra de um conjunto de fichas numeradas e ordenadas em um arquivo é uma tarefa simples. Muito diferente é a extração de uma amostra dos habitantes da região amazônica, onde o transporte principal é fluvial e através de florestas e os habitantes olham com desconfiança qualquer estranho que comece a fazer perguntas. Todos os meus conhecidos são brasileiros... Só há brasileiros no mundo? Amostragem De um lote de 100 lâmpadas testei 10 e destas duas não ascenderam. Então em todo o lote 20 poderão não ascender? Isto quer dizer que apenas 80% das lâmpadas seriam boas?

7 Censo E usado nos recenseamentos Examina a População Toda.
As vezes sai caro demais e as vezes é completamente impossível. Censo Testar todos os palitos de fósforos para ver se todos são bons... O que acha?

8 Problema: Como selecionar uma amostra, de tal modo que as informações possam ser expandidas para a população ?

9 Escolha da amostra Há uma variedade de planos para a escolha da amostra. Para cada plano considerado, podem-se fazer estimativas do tamanho da amostra com base no conhecimento do grau de precisão desejado. Devem-se comparar os custos relativos e o tempo envolvidos em cada plano antes de se tomar uma decisão.

10 O Que é População? A população pode ser definida como o conjunto do qual se extrai a amostra.

11 Unidade Ao extrair uma amostra da população de uma cidade, a unidade pode ser um indivíduo, os membros de uma família, ou o conjunto de todas as pessoas que moram em um quarteirão.

12 Dados a serem coletados
Convém verificar que todos os dados coletados sejam relevantes para a finalidade da pesquisa e que nenhum dado essencial seja omitido. Há uma tendência freqüente, sobretudo com populações humanas, de formular um número demasiadamente grande de questões, algumas das quais não chegam sequer a ser analisadas subseqüentemente. Um questionário muito extenso reduz a qualidade das respostas, tanto a questões importantes como a questões secundárias.

13 Grau de precisão desejado
Os resultados de pesquisas por amostragem estão sempre sujeitos a certo grau de desconfiança, não só porque se estudou apenas uma parte da população, mas também em decorrência de erros de mensuração. Esta inconfiança pode ser reduzida aumentando-se o tamanho da amostra e utilizando-se instrumentos mais precisos de mensuração.

14 Métodos de mensuração A pesquisa pode utilizar um questionário auto administrado, um entrevistador que lê um conjunto de questões sem qualquer discrição; Um processo de entrevista que deixa margem ampla quanto à forma e ordenação das questões; (A abordagem pode ser postal, telefônica, pessoal ou uma combinação das três.) Parte importante do trabalho preliminar é a construção de formulários onde se registrarão as perguntas e as respostas.

15 Quando feita através de Questionário simples as respostas devem ser registradas de maneira que possam ser transferidas sem dificuldade para uma tabela sem dificuldades. Fonte:

16 O Questionário

17 Questionário do Professor
1-Você concorda como o uso da calculadora como instrumento pedagógico? ( ) Sim, a calculadora pode se um bom instrumento pedagógico. ( ) Não, a calculadora não contribui em nada na aprendizagem dos alunos. ( ) Tenho dificuldades para administrar o uso da calculadora por meus alunos 2. Seus alunos usam calculadora em sala de aula? ( ) Não, não permito nunca ( ) Sim, usam em todas as aulas ( ) Usamos mas somente em alguns conteúdos 3. Você sabe usar todas as funções da calculadora simples como por exemplo as teclas %, MR, M+, M-: ( ) Sim, as uso frequentemente ( ) Sim, porém raramente as uso ( ) Não. Conheço apenas parte das funções 4. Seus alunos sabem usar todas as funções da calculadora simples como por exemplo as teclas %, MR, M+, M-: ( ) Sim, conhecem e sabem como usar ( ) Não, não conhecem ( ) Não sei 5. Você usa calculadora nas suas tarefas diárias como somar notas dos alunos, calcular descontos ao fazer compras etc ( ) Não tenho o hábito de usar calculadora nas minhas tarefas diárias ( ) Sim, sempre. ( ) As vezes 6. Que série você leciona? ( ) Ensino Fundamental – 1ª fase ( ) Ensino fundamental – 5ª a 8ª serie ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior

18 Questionário do Aluno 1-Você concorda como o uso da calculadora em sala de aula ( ) Sim, eu uso calculadora na minha casa quero usar na escola também ( ) Não, a calculadora não contribui em nada na aprendizagem dos alunos. ( ) Tenho dificuldades para usar a calculadora. 2. Seu professor deixa vocês usarem calculadora em sala de aula? ( ) Não, não permite nunca ( ) Sim, usamos em todas as aulas ( ) Usamos mas somente em alguns conteúdos 3. Você sabe usar todas as funções da calculadora simples como por exemplo as teclas %, MR, M+, M-? ( ) Sim, as uso frequentemente ( ) Sim, porém raramente as uso ( ) Não. Conheço apenas parte das funções 4. Você usa calculadora nas suas tarefas diárias como calcular descontos ao fazer compras, resolver problemas de matemática, etc? ( ) Não tenho o hábito de usar calculadora nas minhas tarefas diárias ( ) Sim, sempre. ( ) As vezes 5. Que série você estuda? ( ) Ensino Fundamental – 1ª fase ( ) Ensino fundamental – 5ª a 8ª serie ( ) Ensino Médio ( ) Ensino Superior

19 O Gráfico Um gráfico é a representação gráfica de dados de uma planilha. Os valores das células da planilha ou pontos de dados são exibidos no gráfico sob a forma de barras, linhas, colunas, fatias de torta ou outras formas. Os pontos dados são agrupados em seqüência de dados, que se distinguem por meio de cores ou padrões.

20 representado em gráfico
Resultado da pesquisa representado em gráfico

21 Censo Seus alunos sabem usar todas as funções da calculadora simples?
Opções Sim Não Não sei Respostas 10 30 26 Pesquisa realizada com todos os professores de matemática e física de de 5 escolas ( 2 de Ipora, 01 Amorinópolis, 01 Jaupaci, 01 Piranhas Censo

22 Aluno: Você sabe usar todas as funções da calculadora simples?
Resposta Sim Algumas Não Votos 78 89 219 Pesquisa realizada 10% dos alunos de 5 escolas ( 2 de ipora, 01 amorinópolis, 01 jaupaci, 01 Piranhas Amostragem

23 O Questionário acima foi elaborado pelos alunos do 2º ano de matemática turma da UEG – UNU Ipora Go. Após a elaboração do questionário, realizaram a pesquisa, organizaram os dados e elaboraram os gráficos. O Projeto está publicado na internet no endereço abaixo, visite e saiba mais sobre o trabalho realizado.

24 Alguns Tipos de Gáficos Mais Usados

25 Gráfico de Área: Mostra a importância relativa dos valores em um período de tempo. Embora seja semelhante a um gráfico de linha, o gráfico de área enfatiza a quantidade de mudança, e não o tempo e a taxa de mudança.

26 Gráfico de Barras: Mostra os números individuais em um tempo específico ou ilustra comparações entre itens. Os subtipos sobrepostos e 100% sobreposto mostram a relação com o todo. Em um gráfico de barras, as categorias são organizadas verticalmente e os valores horizontalmente, dando ênfase às comparações e menos ênfase ao tempo. Gráfico de Barra:

27 Gráfico de Colunas: Gráfico de colunas: Mostra a variação em um período de tempo ou ilustra comparações entre itens. Os subtipos sobreposto 100% sobreposto mostram a relação com o todo. Embora semelhante ao gráfico ao gráfico em barra, as categorias do gráfico de colunas são organizadas na horizontal e os valores na vertical.

28 Gráfico de linhas: Mostra as tendências ou mudanças nos dados em um período de tempo, em intervalos uniformes. Embora semelhante ao gráfico de área, o gráfico de linhas enfatiza o fluxo de tempo e a taxa de mudanças, e não a quantidade de mudanças. Quando você precisar mostrar as tendências ou mudanças nos dados em intervalos não uniformes ou agrupados, o gráfico de dispersão (XY) normalmente é mais adequado do que o gráfico de linhas. Gráfico de Linhas Gráfico de dispersão (XY)

29 Gráfico de Pizza ou Gráfico de Setores
Mostra a relação ou as proporções das partes com o todo; este tipo de gráfico é útil para enfatizar um elemento significativo. Um gráfico de torta sempre contém uma seqüência de dados – se houver mais de uma seqüência selecionada, apenas uma delas será exibida no gráfico.

30 Gráfico de rosca: Semelhante ao gráfico de pizza. A principal diferença, com exceção do anel em seu interior, é a possibilidade de mostrar mais uma seqüência de dados, que não acontece no gráfico de pizza.

31 Histograma

32 Atividade: Leve para a sala de aula um pacote de balas de sabores variados. Divida a turma em 3 grupos. GI – peça para retirar uma pequena porção (amostra) das balas do pacote, mais ou menos uns 20% ou 30% – separar em sabores, contar e construir uma tabela, calcular quanto por cento de cada sabor em relação a qtde retirada do pacote e devolver as balas para o pacote; GII – misturar bem novamente e retirar aproximadamente a metade e separarem sabores calcular quanto por cento de cada sabor em relação a qtde retirada do pacote , construir uma tabela e devolver as balas para o pacote; GIII – fazer a contagem de todas as balas (censo), e construir uma tabela; Todos os grupos construir os gráficos e analisar o erro nos três casos.

33 No endereço abaixo você pode encontrar esta oficina, uma apostila passo a passo sobre como usar o excel para construir gráficos e sugestões de atividades que poderão estar desenvolvendo com seus alunos.

34 " O desafio não é a tecnologia, mas o uso que fazemos dela."
Drukec


Carregar ppt ""Organizando Dados e Construindo Gráficos no Excel""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google