A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
Nome: Carin Josiane Cecchetto Professor: Dejalma Cremonese Data: 23/04/2007

2 O QUE É ANARQUISMO? É a teoria baseada na ausência do Estado. Afirma que tudo o que limita a liberdade do ser humano deve ser suprimido. Pretende destruir igrejas, estado, propriedade privada, lei.

3 - Ausência de um governo nocivo -População organizada em harmonia
O QUE ELE DEFENDE? - Ausência de um governo nocivo -População organizada em harmonia -Sociedade sem hierarquia -Descentralismo -Em sua maioria são contra a violência "As liberdades não se concedem, conquistam-se." (Piotr Kropotkin)

4 -Seu desenvolvimento foi paralelo ao do movimento socialista;
DE ONDE SURGIU? -Teve início na metade do séc.XIX, na frança. -Seu desenvolvimento foi paralelo ao do movimento socialista; -Foi criado pela luta do oprimido pela liberdade; -Criado por uma classe trabalhadora e sua resistência à exploração. “o movimento Anarquista se renova cada vez que recebe as impressões de uma grande lição prática: ele deriva sua origem dos ensinamentos da vida em si mesma“ (Kropotkin)

5 -Nasceu com o advento do capitalismo.
-O 1° homem a dizer-se anarquista foi o francês Joseph Proudhon. "Assim, anarquismo não se deriva de reflexões abstratas de um intelectual ou de um filósofo, o anarquismo nasce a partir da luta direta dos trabalhadores contra o capitalismo, nasce a partir do necessario e das necessidades dos trabalhadores, nasce a partir de suas aspirações por liberdade e igualdade, aspirações que tornam-se particularmente incisivas nos melhores períodos heróicos da vida e da luta das massas trabalhadoras” (Movimento Makhnovista)

6 PROPOSTAS ANARQUISTAS:
-Formação de comunidades livres -Extinção de propriedades privadas -Término da “instituição igreja”, mas não como um templo de fé. -A violência é inevitável como legítima defesa à instituições coercivas.

7 -Busca por um mundo Livre, Igualitário, Fraterno e Solidário.
-O homem é capaz de viver em Paz com seus semelhantes, sem um Estado superior. "Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Essa minoria, porém, dizem os marxistas, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e pôr-se-ão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.” (Mikhail Aleksandrovitcj Bakunin)

8 O ANARQUISMO NO MUNDO: -Se iniciou na metade do séc. XIX, na França -Por Pierre-Joseph Proudhon -O movimento anarquista deixou de ser um movimento de massas após a II Guerra Mundial, e perdeu a grande influência que exercia sobre os movimentos operários dos vários países europeus.

9 -Continuou influenciando revoltas populares na segunda metade do séc
-Continuou influenciando revoltas populares na segunda metade do séc. XX. "As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes.“ (Mikhail Aleksandrovitcj Bakunin)

10 O ANARQUISMO NO BRASIL:
-Iniciou-se em 1889, com a criação da Colônia Cecília, em Palmeiras- PR, criada por Giovanni Rossi. -Era baseada no trabalho, vida, no “amor livre”. Teve pequena duração. -Mas foi em SP que surgiram os primeiros Anarquistas Revolucionários.

11 -Ganhou força com a imigração de trabalhadores europeus, nos primeiros anos de industrialização.
-A imprensa anarquista teve início em 1898. -Predominou na luta pelas reivindicações operárias. Formou-se o partido Comunista (1922) -As grandes greves de 1917(SP), 1918(RJ) e 1919(SP e RJ) obedeceram a comandos de uniões anarquistas.

12 ANARQUISTAS CONHECIDOS:
Pyotr Alexeyevich Kropotkin (09/12/ /02/1921) Pierre-Joseph Proudhon (15/01/ /01/1865) Henry David Thoreau (12/07/ /05/1862)

13 ANARQUISTAS BRASILEIROS:
Maria Lacerda de Moura (16/05/ /03/1945) Domingos Passos (Data desconhecidas) Edgard Leuenroth ( )

14 Curiosidade: Pouca gente sabe, mas um dos primeiros clubes de futebol do Brasil foi criado em Santos (cidade portuária que foi a porta de entrada de muitos anarquistas), lá no início do século, por imigrantes europeus. O nome do time era Libertários Futebol Clube, e suas cores vermelhas e negras. Era um dos melhores times de várzea de Santos.

15 Bibliografia: Nova enciclopédia Barsa, vol. 1, pag. 360

16 Pierre-Joseph Proudhon
"Aquele que botar as mão sobre mim, para me governar, é um usurpador, um tirano. Eu o declaro meu inimigo" Pierre-Joseph Proudhon

17 "A anarquia é a ordem."


Carregar ppt "Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google