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UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA ´ Professor Dejalma.

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1 UNIJUÍ – Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul Ciência Política e Teoria do Estado ANTROPOLOGIA FILOSÓFICA ´ Professor Dejalma Cremonese Ariele Schneider de Lima Ijuí, 23 de junho de 2008

2 Antropologia Filosófica Investigação da essência do homem. Interpretação ontológica do homem. Reflexão sobre nós próprios. Compreender o homem. Tudo se deduz a partir do homem. O que é o homem?

3 Objetivo / Tese Como o espírito/homem explica todas as funções e obras específicas do homem. O que é especificamente humano. Qual o problema do humano. Grande continuidade entre o reino animal (vertebrados superiores) e o reino humano. Tese de que as instituições humanas, a fabricação e uso de instrumentos não são exigidos por necessidades biológicas e outra que diz que estes têm uma base biológica, mas não são redutíveis a ela.

4 Objeto de estudo Significado do Ser. Interessa estudar o homem e estudar tudo o mais apenas em relação a ele. O que é mais significativo é o conhecimento do homem, e não o de nós próprios enquanto individualidade. As ações do homem dentro de seu ambiente biológico que possa diferenciá-lo de outros animais.

5 Método de estudo Reflexão sobre a vida, a religião e a reflexão filosófica que parte do princípio do cogito. Introspecção. Usa dados proporcionados pela biologia, sociologia, psicologia, arqueologia e pela história. Interpreta os dados à sua maneira, unificando em uma teoria abrangente.

6 Método empírico-formal, tendo como modelo as ciências da natureza; Método dialético, tendo como modelo as ciências da história; Método fenomenológico, tendo como modelo as ciências do psiquismo; Método hermenêutico, tendo como modelo as ciências da cultura; Método ontológico, tendo como modelo a Antropologia clássica.

7 Níveis de conhecimento do homem A) Plano da pré-compreensão: É predominante uma certa imagem do homem. Experiência natural do próprio homem. Exprime intelectualmente em representações, símbolos, crenças etc...; B) Plano da compreensão explicativa: Situa as ciências do homem. Compreendê-lo pela explicação científica. Obedecendo os métodos próprios de cada ciência.

8 C) Plano da compreensão filosófica (ou transcendental): Considera o objeto enquanto ser. Transcende os limites metodológicos postos pela explicação científica. Condição de possibilidade e, portanto, de inteligibilidade das outras formas de compreensão do homem. Experiência original que o homem faz de si mesmo como ser capaz de dar razão.

9 Problematização O problema do homem esta no próprio homem. Lugar ocupado pela função racional do ser humano em comparação com outras funções. O que posso conhecer? O que devo fazer? A que posso aspirar? O que é o homem?

10 Linhas fundamentais da Antropologia filosófica: A) conceitos de estrutura: Estrutura somática (corpo próprio). Estrutura psíquica (psiquismo). Estrutura espiritual (espírito). B) Conceitos de relação: Relação com o mundo (objetividade). Relação com o Outro (inter-subjetividade). Relação com o Absoluto (transcendência). C) Conceitos de unidade: Unidade como unificação (realização). Unidade como ser-uno (essência).

11 Principal filósofo Max Scheler (pioneiro). Natureza da história e o seu sentido. Conduta humana e o seu valor moral. Essência espiritual do homem. Relações do homem com Deus (teoria da religião). Conhecimento e as formas de saber.

12 Somente a partir do homem, que se torna acessível a verdadeira natureza do princípio de todas as coisas. A difusão do homem na divindade possibilita o conhecimento do fundamento de todas as coisas: O espírito infinito (de que procede a estrutura essencial do mundo e do homem) ; O impulso irracional(origem da existência e do ser contingente).

13 As três fases de Max Scheler: Pré-fenomenológica Escritos produzidos a partir de 1899 até o ano de Egresso das Universidades de Berlin e Jena. Influenciado pelas idéias de seus professores. Idéias do Neokantismo. Ética racionalista. Conciliação entre razão e sensibilidade.

14 Fenomenológica Obras produzidas de 1906 até Primeira fase de maturidade do filósofo. Análises dos sentimentos, dos valores e do amor. Catolicismo. Teoria do Amor relativa ao catolicismo. Fundamentação da ética, a conduta moral e a espiritualidade humana.

15 Antropológica e metafísica período que vai de 1921 até 1928, ano em que falece. Abandona o catolicismo. Reavaliação de seu pensamento. Influenciado pelos avanços das ciências biológicas e da natureza. Muito conhecido no mundo hispânico. Momento máximo de conceituação.

16 Frases de Max Scheler: O destino do homem é ser mais do que um servo e criado obediente, mais do que um filho de um Deus já pronto e perfeito por si mesmo. No seu ser- homem, que é um ser de decisão, o homem é portador da dignidade superior de um aliado, mesmo de um colaborador de Deus, que no meio das tempestades do mundo carrega á frente de tudo a bandeira da divindade, a bandeira do Deitas que só se realiza com o processo do mundo. (Cosmovisão filosófica) O homem é capaz de três formas de saber: o saber de dominação ou de realização, o saber da essência ou cultural e o saber metafísico ou saber de salvação. Nenhuma destas três espécies de saber existe somente em função de si mesma. (Cosmovisão filosófica)

17 Principal obra: A Posição do Homem no Cosmos – Max Scheler Evolução do pensamento: Schelling Filosofia da vida – Nietzsche, Helmut Plessner, Arnold Gehlen Filosofia da cultura – Ernst Cassirer Fenomenologia Scheller (formula de modo explícito o tema antropológico como tal Filosofia da Existência).

18 "origem-fim" Ninguém jamais soube onde e quando o conjunto da realidade começou e nem como ou quando vai terminar. Existem teorias: Teoria da eternidade do mundo; Mito cosmogônico; Big Bang; Teologia da criação ; Atomismo materialista. Cada qual com sua respectiva explicação do fim. Dependemos destas teorias para o nosso senso de orientação no tempo.

19 "natureza-sociedade" Vivemos em dois campos da realidade, um anterior e independente da ação humana e outro criado por ela. A natureza pode aparecer como um pesadelo temível ou como seio materno acolhedor. A sociedade pode ser lar ou prisão, fraternidade ou guerra. Revela a impossibilidade, seja de compreender um deles sem referência ao outro, seja de explicar um dos termos pelo seu contrário, seja de articulá-los numa equação definitiva.

20 Imanência-transcendência" Cada ser humano sabe que ele próprio existe. Ninguém pode compreender-se ou ignorar-se totalmente. Cada um se conhece e se desconhece quase tanto quanto aos demais. "Por que existe o ser e não antes o nada? No ponto de interseção dos três eixos (origem-fim; natureza-sociedade; imanência- transcendência) como no das três direções do espaço, fixado na estrutura da realidade como Cristo na cruz, está o ser humano.

21 Evolução do pensamento do homem através dos séculos Antiguidade: Centrava-se em torno do cosmos ou da natureza em si estática. Encarava o homem em conexão com a natureza estática. Idade Média: O homem era membro da ordem emanada de Deus.

22 Idade Moderna: Firma o homem sobre si mesmo. Homem predominantemente como sujeito ou razão. Sujeito transcendental ou razão universal absoluta. Subjugar e volatilizar o homem. Momento fugaz do curso evolutivo do absoluto. Pensamento Contemporâneo: O homem tomou consciência e verificou haver perdido tudo. Perdeu a própria personalidade. Se encontra agora perante o nada.

23 Bibliografia: Livro: Antropologia Filosófica I – Henrique C. L. Vaz, S. J.


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