A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Política Internacional Palavra de ordem hoje – equidade – simetria. O Pensamento europeu hoje prevalece, enfatizando políticas públicas democráticas. Os.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Política Internacional Palavra de ordem hoje – equidade – simetria. O Pensamento europeu hoje prevalece, enfatizando políticas públicas democráticas. Os."— Transcrição da apresentação:

1 Política Internacional Palavra de ordem hoje – equidade – simetria. O Pensamento europeu hoje prevalece, enfatizando políticas públicas democráticas. Os paises periféricos tendem a estabelecer uma política externa que minimize as disparidades. É o caso do Brasil.

2 O Brasil tem oscilado entre a oitava economia e décima segunda economia mundial. A sociedade brasileira foi capaz de construir um sistema econômico muito avançado no setor agrícola e setor de comércio.

3 Bandeirantes ? Todavia 15% de nosso território apenas foi mapeado. De repente descobre-se mais áreas repletas de jazidas e outras riquezas desconhecidas.

4 SUPERAÇÃO Felizmente, o Trinômio: armas, dinheiro e idéias, está sendo gradualmente invertido, ou alterado. GRANDE CHAVE – ENERGIA – O GRANDE DIFERENCIAL.

5 SUPERAÇÃO II DISCURSOS ARCAICOS. Não há nação, há mercado. Adam Smith. No passado, Os ingleses tinham carvão, mas não comida; carvão mas não algodão...

6 GRAÇAS A BUSH E AOS REPUBLICANOS Os americanos gastam em armas o equivalente às 09 (nove ) economias bélicas do mundo. Os americanos estão perdendo no quesito idéias. Lembra um hambúrguer, ou seja, carne sem personalidade. Adotam a visão liberal inglesa de outros séculos. Faça o que eu digo.

7 RELATOS DE CELSO AMORIM, nas entrelinhas … Hoje, 81% do petróleo estão em zonas instáveis. Petróleo, o problema do século XXI. Os EUA produzem 25% e importam 60%. O Japão não tem, a China não tem o suficiente. As reservas do Brasil e o discurso de auto- suficiência nos garantem 17 anos, isto porque o Brasil não tem crescido.. A crise do petróleo propiciou o 11 de setembro. Todavia, seguramente o Brasil não tem problema de energia.

8 Problemas da Índia e da Indonésia : exportou a U$ 3,00 e importa a U$ 70,00. Felizmente o Brasil está fora do furacão que vem por aí. ( Petróleo/crise ).

9 BRASIL: SUBDESENVOLVIDO OU EMERGENTE ? Relato de uma comissão Indiana no Brasil quando passavam na Favela Vidigal e na Cadenlária: quando é que vamos para a favela ? Faça sua associação …

10 ALTERNATIVA BRASILEIRA … A flexibilidade é um vício ou nossa maior virtude ? Bilaterismo não é a solução para o Brasil, mas sim o multilateralismo.

11 Novidades de século … Chega de realismo, queremos promessas ( Texto de um mural em Lima). Publicação do Livro Europa, de Zygmunt Bauman. No momento que o Estado Nacional tem perdido a força, a publicação de um culto à Europa.

12 AMÉRICA DO SUL OU LATINA ? Conceito de América do Sul ( categoria política ) e América Latina ( categoria cultural ) Relato sobre o México... marco para a derrocada da América Latina... Trajetória da história do méxico.... eterno aliado americano. Relato do Ministro das Relações Exteriores em reunião de cúpula na América do Sul... ligação telefônica.

13 PARA O FORTALECIMENTO DA A.SUL. AINDA HÁ BARREIRAS dependência ao norte... relação estrutural. Fragilidade intelectual, econômica e financeira.

14 Divisão contemporânea A América do Sul está dividida em duas partes: a) Ocidental – Bilateral – ligado ao EUA ( Chile, Colômbia e Peru ) b) Oriental – Lado Atlântico – mercosul ampliado com a inclusão da Venezuela. ( membro pleno ).

15 PERIGO À VISTA EUA – BOLHA.... DEVEM : Dinheiro para bancos europeus.... Devem para Chineses. Devem para Japoneses. Há indícios que dólar vai derrocar em 2007.

16 DICAS CELSO AMORIM: O que falta fazer ? Renovação cultural da burocracia. Maior espaço para a operacionalização... ficamos 95% do tempo negociando e a execução ? A busca do reequilíbrio.

17 ALTERNATIVAS EMBRAPA na África... Política Exterior do Brasil. Documentário do Haiti O Brasil esteve aqui. Sofreram mais que os brasileiros na copa do mundo. O Brasil não tem política energética articulada. Os EUA consomem 22% da energia do mundo.

18 DECISÕES DE BASTIDORES Em 2005 foi aprovado no Congresso americano uma política energética... para acabar com a dependência. OS EUA QUEREM AUTONOMIA. Defenderam 06 princípios; melhorar a eficiência da energia. Aumentar a produção de petróleo norte- americano ( Ártico por exemplo) briga com os ambientalistas.

19 Viabilizar o hidrogênio e transportes. Aumentar a participação do metanol e da bio-energia. Metanol provindo do milho ao invés da cana-de-açucar. Aumentar a utilização do carvão. Ajudar os menos desenvolvidos: Índia e China.

20 CONSIDERAÇÕES DA POLÍTICA INTERNACIONAL BRASILEIRA A atitude de Morales vai induzir o Brasil a explorar mais gás. Auto-suficiencia de gás ???? A Petrobrás até então não se interessava por gás. A Petrobrás sempre pensou como empresa e não como país. Comparação Brasil e EUA – articulação no setor energético....


Carregar ppt "Política Internacional Palavra de ordem hoje – equidade – simetria. O Pensamento europeu hoje prevalece, enfatizando políticas públicas democráticas. Os."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google