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METODOLOGIA PARA ESTUDOS E APLICAÇÕES EM GESTÃO EMPRESARIAL (II) AULA: 02/03/2013 Prof Cristiane Feltre Apresentação disponível na ftp.: cristiane.feltre.

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1 METODOLOGIA PARA ESTUDOS E APLICAÇÕES EM GESTÃO EMPRESARIAL (II) AULA: 02/03/2013 Prof Cristiane Feltre Apresentação disponível na ftp.: cristiane.feltre 1

2 Metodologia II  Revisão de literatura  Aperfeiçoamento do instrumento de pesquisa;  Aperfeiçoamento da metodologia. 2

3 METODOLOGIA PARA ESTUDOS E APLICAÇÕES EM GESTÃO EMPRESARIAL (II) 4. Bibliografia KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica – Teoria da Ciência e Prática de Pesquisa, 23ª ed. Petrópolis: Vozes, ROESCH, S. M. A. Projetos de estágio e de pesquisa em administração: Guia para estágios, trabalho de conclusão, dissertação e estudos de caso. 3.ed. São Paulo: Atlas, Cap. 6, 7, 8 e 9. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. rev. ampl. São Paulo: Cortêz,

4 CRONOGRAMA – 2º SEM  AULA: 02/03 – sala 09/03 – laboratório (H15)  AVALIAÇÃO: i. Atividade em sala – 02/03 (20%) ii. Projeto de Pesquisa com a revisão da literatura desenvolvida, iii. Metodologia e o instrumento de pesquisa desenvolvidos ; e iv. Resumo do projeto (sem resultados) ii +iii+ iv: 80%

5 Orientações individualizadas com os profs  Verificar planilha que será afixada no mural e na ftp (cristiane.feltre)  Entrar em contato com os profs por e mail e/ou verificar quais dias eles estão disponíveis na faculdade junto à sala dos professores ou secretaria acadêmica. 5

6 Erros comuns nos projetos  Sequência dos itens deve ser respeitada;  Caracterização da organização e seu ambiente: é importante, pois traz embasamento para a justificativa do projeto e talvez alguma pista sobre a raiz do problema. Ex.: Um estudo de caso sobre a motivação em unidades bancárias. Importante saber se por exemplo, as agências eram públicas, se a cultura organizacional era outra, o nível de concorrência no qual se encontram 6

7 Erros comuns  Situação problemática O que incomoda não deve abranger muitas áreas ou departamentos, o texto corre o risco de perder o foco. Um dos itens é “limites do projeto”. Portanto, você pretende responder ao problema, a partir de que perspectiva? 7

8 Erros comuns  Objetivos São objetivos meios e não fins! Meio: o que você pretende fazer para alcançar um fim Erros na confecção dos objetivos: - Propostas do tipo: agilizar, aumentar, diminuir, melhorar: são fins que seu TCC pode alcançar. - Usar verbos no infinitivo: levantamento (levantar); identificação (identificar); apresentação (apresentar) 8

9 Erros comuns  Justificativa: O por que de uma proposta ser importante pode ser definida sob três pontos de vista (ROESCH, 1999):  Viabilidade;  Importância;  Oportunidade. 9

10 Erros comuns... Temáticas muito amplas  O proponente descobriu que os funcionários estão desmotivados, logo: 1. Estuda a causa da desmotivação e descobre a necessidade de um plano de carreira; 2. Propõe um plano de carreira; 3. Estuda a implementação de um plano de carreira; 4. Avalia os resultados do plano de carreira; 5. Propõe melhorias para o plano

11 Tipologia de projetos para gestão  Pesquisa Aplicada: soluções para problemas humanos;  Pesquisa-diagnóstico: Explorar o ambiente, levantar e definir problemas.  Proposição de planos: Apresentar soluções para problemas já diagnosticados;  Avaliação de resultados: julgar a efetividade de um programa ou plano;  Avaliação Formativa: melhoramento de um programa ou plano;

12 Estrutura do projeto – passo a passo 2.Texto 2.1 Definição do problema ou oportunidade Caracterização da organização e seu ambiente; Situação problemática Objetivos Justificativa 2.2 Revisão de literatura 2.3 Metodologia 2.4 Cronograma 2.5 Orçamento 12 Deverão ser reforçados este semestre

13 Estrutura do projeto 2.2 Revisão de literatura  Levantar conceitos teóricos, métodos e instrumentos de análise;  Rever trabalhos ou aplicações semelhantes em outros contextos (não encontrou para um subsegmento específico, trate o mais abrangente);  Descrever, comparar, criticar a literatura sobre o tema Obs.1: Todo autor utilizado para escrever o trabalho dever ser citado (ABNT); Obs. 2: Fontes: livros (biblioteca), jornais e revistas acadêmicos - periódicos científicos – (ver biblioteca e lista na ftp) 13

14 Revisão de literatura: citações indiretas Segundo Moraes (2000), uma das inovações trazidas pelo Estatuto dizia respeito às cotas de fornecimento, na qual a quantidade de cana própria da usina poderia chegar a 60% no máximo e os 40% restantes de fornecedores externos, (...) De acordo com Moraes (2000), (...) Moraes (2000) afirma que (...) Moraes (2000) mostra que (...) 14

15 Revisão de literatura: citações indiretas (...) Essa pulverização, porém, dificultaria, mais tarde, a formação de uma classe organizada que representasse um importante grupo de pressão (MORAES, 2000). 15

16 Revisão de literatura: citações diretas com mais de 3 linhas Apesar da participação dos fornecedores no abastecimento de cana, Ramos (1999, p. 145) afirma que: A grande participação da “cana de usina” no total de cana produzido em São Paulo, aliada à expansão da área, (...), demonstra claramente o processo de ocupação do território paulista pelo complexo produtor de cana/açúcar e álcool, que apenas se intensificou a partir da década de 1940, porque já vinha ocorrendo a muito mais tempo. A legislação do IAA não conseguiu deter esse processo. Na verdade, potencializou-o (...). 16

17 Revisão de literatura: citações diretas com menos de 3 linhas (...) produção de açúcar e álcool – produção até comercialização do produto final – como as de fabricação de equipamentos – “processo que teve êxito até meados da década de 70 quando ocorreu a primeira dissidência da cooperativa” (VIAN, 2002, p. 85). ou Segundo Vian (2002, p.85), o “processo que teve êxito até meados da década de 70 quando ocorreu a primeira dissidência da cooperativa” 17

18 Alguém que você leu e citou outra pessoa Atanasiu et al. (1951 apud REIS; NÓBREGA, 1956, p. 55) chegaram às mesmas conclusões [...] No rodapé da página, mencionar a referência do trabalho não consultado. Na lista de Referências, incluir a citação da obra consultada: REIS, J.; NÓBREGA, P. Tratado das doenças das aves. São Paulo: Melhoramentos, p

19 Revisão de literatura: observação importante  Todos os autores citados no texto, devem constar nas referências bibliográficas e vice-versa.  Sugestão: em todos os parágrafos mencione o sobrenome do autor e o ano da publicação, para que depois não seja necessário procurar na sua memória fotográfica qual foi a publicação utilizada.  As citações diretas devem ser utilizadas com parcimônia. 19

20 Estrutura do projeto – passo a passo 2.Texto 2.1 Definição do problema ou oportunidade Caracterização da organização e seu ambiente; Situação problemática Objetivos Justificativa 2.2 Revisão de literatura 2.3 Metodologia 2.4 Cronograma 2.5 Orçamento 20

21 Estrutura do projeto  Metodologia: Descreve como o projeto será realizado. Primeiro relacione o tipo de pesquisa explicando um pouco sobre ela (resultados, formativa, diagnóstico e planos) Delineamento da pesquisa (como a amostra foi selecionada, variáveis, comparações) Definição/descrição da área ou população-alvo (departamento, organização, população da ser pesquisada); Plano de coleta de dados e análise de dados. Dados primários: entrevistas, questionários, observação ou testes (qual instrumento será utilizado – devem constar no apêndice do trabalho de pesquisa); Dados secundários: é importante relatar sua natureza e especificações. 21

22 Metodologia 1. Propósito do projeto 2. Método3. Técnica de coleta 4. Técnica de análise Pesquisa Aplicada; Avaliação de Resultados Avaliação Formativa Pesquisa- diagnóstico Proposição de planos Pesquisa quantitativa (ROESCH, Cap. 8) Entrevistas; Questionários; Observação; Testes; Índices e relatórios escritos Métodos estatísticos (frequência, correlação, associação, previsão) Pesquisa qualitativa (ROESCH, Cap. 9) Entrevista; Uso de diários; observação participante; Documentos; Histórias de vida Análise de conteúdo; Construção de teoria; Análise de discurso

23 Instrumento de pesquisa  Depois de realizada a revisão de literatura e decidido que tipo de pesquisa será empregada, deve-se decidir sobre a confecção do instrumento de pesquisa. 23

24 Desenvolvimento do instrumento 1. Entrevista? Questões são abertas e é necessário escrever a resposta nas palavras dos respondentes (pesquisa de mercado/opinião) – pessoal ou por telefone. i. Cuidado com a escolha, ela pode tornar os resultados tendenciosos. (Ex.: perguntar para alguém pessoalmente se lava as mãos toda vez que sai do banheiro) i. Cuidado com as questões, elas também podem ser enviesadas. (Ex.: “O sr. acredita que a imagem da empresa no Brasil é positiva em relação ao atendimento ao consumidor?” / “Qual sua opinião sobre a imagem da empresa no Brasil no que diz respeito ao atendimento ao consumidor?” DADOS PRIMÁRIOS 24

25 Exemplo – entrevista com o responsável pelo turismo local em uma cidade 1. Identificação (nome, cargo, local de trabalho, contato (tel.; e mail); 2. Questões i. Como o sr. descreveria a situação do turismo na cidade atualmente? ii. Quais serão as ações que o sr. realizará em sua pasta? iii. Qual a verba disponível para a realização desses projetos? iv. Como seus projetos podem beneficiar os habitantes locais? v. O sr. realizou um benchmarking para a confecção dos seus projetos? 25

26 Desenvolvimento do instrumento 2. Questionário: bastante utilizado em pesquisas quantitativas. Busca mensurar alguma coisa. i. Para tanto deve-se elaborar uma lista abrangente de variáveis que se pretende medir ii. Aplicação: enviado pelo correio, e mail, presencial para uma pessoa/grupo de pessoas? iii. Questões abertas, fechadas ou combinação. Ex.: Você considera essa empresa boa empregadora? ( ) sim ( ) não Em quais aspectos? Sugestões: questões claras; evitar temas especializados; evitar questões pessoais; evitar colocar duas questões no mesmo item; evitar questões que sugerem resposta 26

27 Exemplo de questionário – pesquisa socioeconômica 1. Sexo: ( )masculino ( )feminino 2.Idade: ……………. anos 3. Estado Civil ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Viúvo ( ) Desquitado/divorciado ( ) Amasiado 4. Salário Atual: R$ 5. Cargo Atual: ( ) produção ( ) administração ( ) chefia 6. Religião: ( ) Católica ( ) Espírita ( ) Protestante ( ) Outra: 7. Em que cidade você nasceu? 8. Em que país você nasceu? 9. Em que cidade você viveu a maior parte de sua vida? 10. Você veio de outra cidade? ( )Sim Qual? ( )Não 27

28 Desenvolvimento do instrumento 3. Uso de escalas Ex.: ( ) discorda muito ( ) discorda moderadamente ( ) discorda levemente ( ) não discorda 28

29 Modelo de questionário com escala Avaliação da condição do trabalhador SAÚDE 1. Considerando sua condição de saúde, como você avalia: i. Seu estado físico:  ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Razoável ( ) Ruim ( ) Péssimo ii. Seu estado mental:  ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Razoável ( ) Ruim ( ) Péssimo iii. Seu estado emocional  ( ) Ótimo ( ) Bom ( ) Razoável ( ) Ruim ( ) Péssimo 29 Dica: uso par de opções

30 Desenvolvimento do instrumento 5. Índices e relatórios escritos Uso de censos ou levantamento de domicílios, relatórios/boletins empresariais. Devem ser relacionados nas referências bibliográficas. DADOS SECUNDÁRIOS 30

31 Resumo - orientações  Apresentação condensada dos pontos relevantes do conteúdo e das conclusões do trabalho. (3ª pessoa):  Inicia-se com algumas frases que introduzam a problemática. Seguem-se os objetivos, a metodologia (fundamento teórico utilizado e as técnicas de abordagem e análise), a justificativa, resultados e conclusões (só depois de pronto o TCC).  1 parágrafo  Até 500 palavras  Palavras-chave: 3-5 separadas por ; 31


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