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1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.

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1 1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para o Processo de Aprendizagem e Avaliação

2 2 Características do RePe Princípios Técnicos Princípios Gerais Avaliação

3 3 …percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio dever ser gerido pelo aluno A sua observação/análise deverá permitir que: o aluno o enc. de educação os professores a sociedade em geral conheçam: o percurso escolar do aluno o seu nível de conhecimentos em cada área/disciplina as suas competências gerais os seus interesses pessoais nas diferentes áreas do conhecimento etc. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor Aplicação de métodos pedagógicos individualizados O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ.

4 4 … instrumento de reflexão O e-Portefólio deve permitir que o aluno: tome consciência das suas competências e que as valorize atribua significado às suas aprendizagens escolares, relacionando-as com as competências que vai desenvolvendo e compreendendo a importância do seu contributo para a sua vida activa futura. Participação activa na construção do seu conhecimento O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio dever ser gerido pelo aluno A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ.

5 5 … gerido pelo aluno No início do ano lectivo: Saberes e competências a adquirir e a desenvolver Atitudes e comportamentos a alterar Ao longo do ano lectivo: Construção voluntária do seu Diário de Aprendizagem (aprendizagens mais relevantes, outras reflexões pessoais) Trabalho a trabalho: Incluindo os seus trabalhos mais relevantes Reflectindo sobre: Dificuldades encontradas na sua realização e estratégias usadas para as ultrapassar Conhecimentos adquiridos e competências desenvolvidas No final do período: Fazendo a sua auto-avaliação tendo por base os objectivos pessoais enunciados no início do ano. O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio dever ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor

6 6 … promover a colaboração Os alunos: têm acesso aos e-Portefólios dos seus colegas podem comentar genericamente o e-Portefólio dos colegas podem comentar os trabalhos dos colegas e sugerir alterações O Encarregado de Educação: tem acesso ao e-Portefólio do seu educando pode comentar genericamente o seu e-Portefólio pode comentar cada um dos seus trabalhos, sugerindo alterações O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio dever ser gerido pelo aluno O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ. A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor

7 7 … orientação do professor O professor: orienta os alunos na escolha dos trabalhos a incluir no e-Portefólio comenta cada um dos trabalhos, orientando a sua realização (sugestões de reformulação, etc.) certifica os trabalhos mais relevantes etc. O professor e o Conselho de Turma: aponta vias para que o aluno possa reflectir sobre o seu percurso escolar e sobre conhecimentos e competências a adquirir e a desenvolver aprecia globalmente e-Portefólio do aluno (frequência a definir) faz a apreciação global do e- Portefólio do aluno no final do ano lectivo O e-Portefólio deve reflectir o percurso escolar do aluno O e-Portefólio deve ser um instrumento de reflexão do aluno O e-Portefólio dever ser gerido pelo aluno A construção do e-Portefólio deve ser orientada pelo professor O e-Portefólio deve promover a aprendizagem colaborativa e facilitar a participação do Enc. Educ.

8 8 Princípios Técnicos Ambiente Interoperabilidade Flexibilidade Funcionalidades Utilizador es Integração na plataforma Moodle da escola. Facilidade de exportação para a plataforma Moodle de outra escola. Facilidade de integração numa plataforma Moodle nacional. Fácil parame- trização pela escola ou agrupamento, através de funcionalidades específicas na área do administrador. Possibilidade de envio de ficheiros (trabalhos dos alunos) em todos os formatos. Aviso, por , de alterações efectuadas num e-Portefólio. Alunos Professores Encarregados de Educação

9 9 Flexibilidade Administrador do Moodle Gerir e-Portefólios: exportar importar eliminar Actualizar versões Criar/Alterar Secções (ex: Identificação, Página Pessoal) de acordo com as decisões da escola Adicionar extensões de ficheiros permitidas para o envio de trabalhos Criar/Alterar Categorias (ex: Disciplinas) e Itens de Categorias (ex: História, Matemática) de acordo com as decisões da escola Atribuir privilégios especiais aos professores

10 10 Mais informações Espaço Moodle da ECRIE dedicado ao e- Portefólio e à disciplina de Área de Projecto do 8º ano, onde pode: Fazer o download da última versão do RePe Participar nos fóruns de discussão nacional Obter outras informações Espaço Moodle do CCTIC da ESE de Santarém onde pode: Experimentar o RePe do ponto de vista do aluno, do professor e do Enc. de Educação Fazer o download da última versão do RePe Site do CC TIC da ESE de Santarém onde pode obter informações e documentação sobre e-Portefólios em geral Área de Projecto 8ºano ECRIE Área CCTIC da ESES e-Portefólio

11 11 1.Que evidências existem, em cada um dos casos, de que os portefólios digitais melhoram o rendimento escolar dos alunos? 2.Como foi isso avaliado? 3.Qual a principal dificuldade sentida na implementação de cada um dos projectos? Desafio

12 12 Avaliação realizada A qualidade da estrutura de apoio; A facilidade de utilização; A utilidade/adequação às actividades de sala de aula; O grau de adesão de alunos, professores e encarregados de educação; A forma como está a ser utilizado pelas escolas; As potencialidades; Aspectos a melhorar. Responderam 103 professores 51 já tinham utilizado o REPE 27utilizaram o Blogger 27 outro software

13 13 Área de trabalho on-line e Fórum Avaliação realizada

14 14 Os professores inquiridos utilizaram o RePe, essencialmente, como um arquivador de diferentes trabalhos dos alunos (textos, apresentações e fotos). Poucos professores realizaram actividades centradas na avaliação de trabalhos e de competências. Avaliação realizada

15 15 Promove competências nos alunos: Estimulação de capacidades reflexivas e auto ‑ avaliativas sobre o seu percurso e desempenho académicos Promoção da autonomia e da responsabilidade Desenvolvimento de competências em TIC Organização de trabalhos e de escrita. Proporciona um registo da evolução dos alunos: Disponível a toda a comunidade Facilitador da interdisciplinaridade De fácil utilização Motivador para os alunos E que permite resolver dúvidas dos alunos e poupar papel. Avaliação realizada

16 16 Dificuldades sentidas na implementação Falta de equipamentos nas escolas Lentidão de acesso à Internet nas escolas Fraca motivação dos próprios professores Falta de formação em TIC dos professores Muitos alunos não disporem de computadores Apropriação pelos professores das potencialidades do REPE Avaliação realizada

17 Equipa REPE  Coordenação do Projecto Nuno Bordalo Pacheco  Grupo de Trabalho Cidália Marques Cristina Novo Canês João Galego Maurício Dias Teresa Pacheco  Concepção, Programação e WebDesign Maurício Dias Teresa Pacheco

18 18 Centro de Competência TIC da ESE - Santarém


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