A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPONENTE CURRICULA:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPONENTE CURRICULA:"— Transcrição da apresentação:

1 COMPONENTE CURRICULA:
UNIJUÍ – UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL TRABALHO COMPONENTE CURRICULA: CIÊNCIA POLÍTICA E TEORIA DO ESTADO NOME: DANIEL HEDLUND SOARES DAS CHAGAS CURSO: GRADUAÇÃO EM DIREITO TURMA: IJ-DIN 11B SALA: H1 SEM.: 1º PROF.: DEJALMA CREMONESE IJUÍ, 16 DE JUNHO DE 2008

2 Nicolau Copérnico *Nicolau Copérnico nasceu em 19 de fevereiro de 1473, na cidade de Toruń-Polônia. * Foi um astrônomo e matemático que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. * Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico.

3 Da vida de Copérnico * Copérnico nasceu e viveu nesta rua no nº. 15 e nº. 17 * Estudou primeiramente na universidade de Krakow (então a capital da Polônia) e viajando depois à Itália onde estudou na universidade da Bolonha. *Supõe-se que tenha se preparado em teologia na universidade de Ferrara. *Em Krakow, em Bolonha e em Pádua estudou as ciências matemáticas *Pádua foi sempre famosa pela sua escola de medicina e lá Copérnico estudou medicina e grego.

4 Teoria de Copérnico * Sua teoria, que colocou o sol como o centro do sistema solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a terra como o centro), é considerada uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos. * Tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna, a teoria copernicana permitiu também a emancipação da cosmologia da teologia.

5 As principais partes da teoria de Copérnico
* Os movimentos dos astros são uniformes, eternos, circulares ou uma composição de vários círculos (epiciclos). * O centro do universo é perto do Sol. * Perto do Sol, em ordem, estão Mercúrio, Vênus, Terra, Lua, Marte, Júpiter, Saturno e as estrelas fixas. * A Terra tem três movimentos: rotação diária, volta anual, e inclinação anual de seu eixo. * O movimento retrógrado dos planetas é explicado pelo movimento da Terra. * A distância da Terra ao Sol é pequena se comparada à distância às estrelas.

6 Sistema Solar segundo Copérnico
* Sistema que Copérnico acreditava ser o mais coerente

7 Polêmicas sobre a tese * Muitas polêmicas surgiram com as teorias de Copérnico. * Vários estudiosos da época discordaram das teses de Copérnico. * A igreja se posicionou contra suas teorias, proibindo Copérnico de divulga-las. * Porém Copérnico contou com a ajuda de Galileu Galilei.

8 As idéias de Galileu * As observações de Galileu das fases de Vênus produziram a primeira evidência observacional da teoria de Copérnico. * Além disso, as observações de Galileu das luas de Júpiter provaram que o sistema solar contém corpos que não orbitavam a Terra. * Galileu Galilei e Kepler conseguiram assimilar a teria de Copérnico e melhorá-la.

9 A igreja contra as idéias de Copérnico
* Naquele tempo a Igreja Católica aceitava essencialmente o geocentrismo aristotélico, (embora a esfericidade da Terra estivesse em aparente contradição com interpretações literais de algumas passagens bíblicas). * Ao contrário do que se poderia imaginar, durante a vida de Copérnico não se encontram críticas sistemáticas ao modelo heliocêntrico por parte do clero católico. * Contudo a defesa, quase um século depois, por Galileu Galilei, da teoria heliocêntrica vai deparar-se com grandes resistências no seio da mesma Igreja Católica. * O cardeal S.Roberto Francisco Belarmino presidiu o tribunal que proibiu a teoria copernicana.

10 O fim de Copérnico * Copérnico, então com 67 anos, chegava ao fim da vida. * Em 24 de maio de 1543 veio a falecer na cidade de Frombork, Polônia.

11 A obra * De Revolutions, Nuremberg, 1543

12 Herança de uma grande descoberta
* Copérnico demonstrou através de tabelas de observação celeste que a terra tinha um movimento diário sobre seu eixo e um movimento anual em torno de um sol estacionário. * Copérnico manteve a idéia de que as órbitas dos planetas eram circulares. * Todas as suas teorias foram lançadas em seu livros, publicado somente no ano de 1543, após a sua morte.

13 Do livro * Após sua morte, Copérnico deixou alguns discípulos que divulgaram sua obra. * George Joachim Rhäticus, levou a Nuremberg os originais do De Revolutionibus, para composição e impressão. * O movimento luterano era tão hostil que Rhäticus decidiu tentar Leipzig. Dois colegas Jöhanes Schõner e Andreas Osiander - ficaram encarregados da publicação naquela cidade. * Por cautela, Osiander incluiu na obra um prefácio moderador. Dizia tratar-se não de uma nova teoria revolucionária, mas de simples hipótese, destinada a simplificar a computação de certos dados astronômicos.

14 * Sistema solar segundo
Copérnico * Quando o livro ficou pronto, em 1543, Copérnico agonizava. Ao que tudo indica, só chegou a ver a obra no leito onde passou os seus últimos momentos. * A sinceridade de Copérnico transparece no corpo do livro.

15 Mudanças de um Universo
* O livro marcou o começo de uma mudança de um universo geocêntrico ou antropocêntrico, com a terra em seu centro. * Em seu livro, Copérnico também deu uma clara explicação da causa das estações : O eixo de rotação da terra não é perpendicular ao plano de sua órbita. * Da sua publicação, até aproximadamente 1700, poucos astrônomos foram convencidos pelo sistema de Copérnico. * Apesar de não muito aceito, seu livro teve grande circulação (aproximadamente 500 cópias da primeira e segunda edições).

16 Sistema Solar ESTRELAS FIXAS * TODOS OS PLANETAS GIRANDO EM TORNO DO SOL COMO DESCREVEU COPÉRNICO

17 Conclusões * Copérnico acreditava que a Terra era apenas mais um planeta que concluía uma órbita em torno de um sol fixo todo ano e que girava em torno de seu eixo todo dia. * Ele chegou a essa correta explicação do conhecimento de outros planetas e explicou a origem dos equinócios corretamente, através da vagarosa mudança da posição do eixo rotacional da Terra. * Apesar de Copérnico colocar o sol como centro das esferas celestiais, ele não fez do Sol o centro do universo, mas perto dele.

18 Opositores * Na teoria de Copérnico, a terra move-se em torno do sol. Mas seus dados foram corrigidos pelas observações de Tycho Brahe. * Com base nelas e em seus próprios cálculos, Johannes Kepler reformou radicalmente o modelo copernicano e chegou a uma descrição realista do sistema solar. * O movimento da Terra era negado pelos partidários de Aristóteles e Ptolomeu. Eles sustentavam que, caso a Terra se movesse, as nuvens, os pássaros no ar ou os objetos em queda livre seriam deixados para trás. * Thomas Kuhn argumentou que Copérnico apenas transferiu algumas propriedades, antes atribuídas a Terra, para as funções astronômicas do Sol.

19 O Pai da Astronomia Moderna
* Copérnico, sem sombra de dúvidas, foi uma grande estudioso que revolucionou a Astronomia. * Sua teoria proporcionou a muitas gerações um conhecimento perfeito de um Sistema Solar que até então era muito discutido, estudado, porém sem grandes avanços. * Copérnico é considerado o “Pai da astronomia Moderna” pela descoberta revolucionária que mudou para sempre a história astronômica. * Felizmente, nos dias de hoje, a ciência avança para novas descobertas que nos possibilitam conhecer melhor o Sistema Solar.

20 Bibliografia * Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
* Googli: Da Vida de Copérnico


Carregar ppt "COMPONENTE CURRICULA:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google