A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMPERIALISMO Expansão violenta por parte dos Estados europeus dominantes em prejuízo dos Estados ou povos subjugados. Começou na Inglaterra (1870) com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMPERIALISMO Expansão violenta por parte dos Estados europeus dominantes em prejuízo dos Estados ou povos subjugados. Começou na Inglaterra (1870) com."— Transcrição da apresentação:

1 IMPERIALISMO Expansão violenta por parte dos Estados europeus dominantes em prejuízo dos Estados ou povos subjugados. Começou na Inglaterra (1870) com a política de Disraeli. Primeiras teorias: no final do século XIX. Com a Primeira Guerra Mundial, ocorre a repartição da África e de grande parte da Ásia. Alemanha, Itália e Japão, tomaram a dianteira neste processo. Torna-se alvo de críticas e condenações quando se percebe que este sistema interdependente, contraria a autodeterminação das nações.

2 Principais teorias do Imperialismo

3 a) TEORIA MARXISTA Estado usado para prolongar a sobrevivência do capitalismo. * Para eliminar os fenômenos imperialistas é preciso subjugar o capitalismo. Teóricos: Rosa, Luxemburg, Lenin, Baran e Swweezy.

4 TEORIAS TEORIA DO SUBCONSUMO (Luxemburg): é preciso uma terceira pessoa (comprador) TEORIA LENINISTA: aposta na tendência à queda da taxa de lucros TEORIA DO CAPITALISMO MONOPÓLICO: (Baran e Sweezy): aponta para o militarismo como meio de desenvolvimento econômico rápido

5 b) TEORIA SOCIAL- DEMOCRÁTICA Rejeita o capitalismo como causa do Imperialismo. Hobson: reformas econômico-sociais para acabar com o subconsumo. Kautsky: política ultra-imperialista, cooperação entre as potências capitalistas. Mercado mundial orientado pelos meios de programação de uma política regional.

6 c) TEORIA DA INTERPRETAÇÃO LIBERAL O Imperialismo Moderno resulta das condições políticas, culturais, psicológicas, sociais e econômicas do pré-capitalismo. (Schumpeter). Adapta-se à imagem ideológica oficial dos americanos.

7 d) TEORIA DA RAZÃO DE ESTADO A anarquia internacional estabelece entre os Estados a Lei da Força. Proposta de uma Constituição Federal Mundial

8 O IMPERIALISMO ENTRE A crise do Estado Nacional impulsiona o imperialismo à novos mercados continentais. O sistema bipolar mundial: (EUA e URSS) bloqueia o imperialismo das potências européias.

9 O IMPERIALISMO PÓS-GUERRA Os EUA usam sua hegemonia para retomar sua política de livre comércio. Os países do Terceiro Mundo, usando suas matérias- primas, entram no jogo com as superpotências.


Carregar ppt "IMPERIALISMO Expansão violenta por parte dos Estados europeus dominantes em prejuízo dos Estados ou povos subjugados. Começou na Inglaterra (1870) com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google