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GENERO; ESPÉCIE/TIPO; FORMA; FORMATO E NATUREZA

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Apresentação em tema: "GENERO; ESPÉCIE/TIPO; FORMA; FORMATO E NATUREZA"— Transcrição da apresentação:

1 GENERO; ESPÉCIE/TIPO; FORMA; FORMATO E NATUREZA
QUESTÕES CONCEITOS CLASSIFICAÇÕES: GENERO; ESPÉCIE/TIPO; FORMA; FORMATO E NATUREZA

2 01) (Esaf / 2010 / CVM / Analista)
Aceca do conceito de arquivo, assinale a opção correta: Sua finalidade primeira é o registro da memoria institucional São os conjuntos documentais produzidos por pessoa jurídica, enquanto os produzidos pelas pessoas físicas são chamados de manuscritos São coleções de documentos acumulados por interesse cientifico Coleção de manuscritos históricos, reunidos por uma pessoa jurídica ou física São acumulados no curso das atividades, servindo de prova das transações realizadas

3 02) (Esaf/ 2010 / CVM / Analista)
O gênero documental integrado por documentos que contêm imagens em movimento, com ou sem som, é conhecido como: Fotográfico Audiovisual Iconográfico Filmográfico Micrográfico

4 03) (Esaf / 2004 q Aneel / Técnico Administrativos)
Assinale a alternativa que não implica em restrição de acesso: Documento secreto Documento ostensivo Documento confidencial Documento reservado Documento sigiloso

5 04) (FCC – TER-TO – Técnico Judiciário 2011)
Carta e ata de apuração constituem exemplos, respectivamente, de: Forma e formato Formato e espécie Tipo e gênero Gênero e suporte Espécie e tipo

6 05) (FCC – TRE – AL – Técnico Judiciário 2010)
Relatório, relatório de viagem, rascunho, filme e livro são, respectivamente, exemplos de: gênero, formato, suporte, espécie e tipo Forma, formato, gênero, tipo e espécie Suporte, formato, espécie, gênero e tipo Espécie, tipo, forma, suporte e formato Tipo, espécie, formato, suporte e genrero

7 06) (FCC – TRE – AL – Técnico Judiciário 2010)
Fita magnética, relatório de apuração, minuta e folha são, respectivamente, exemplos de: tipo, gênero, formato e suporte Forma, espécie, gênero e tipo Suporte, tipo, forma e formato Gênero, forma, espécie e suporte Formato, suporte, tipo e espécie

8 07) (FCC – TRT – AL – Analista Judiciário 2011)
Se o documento for digitalizado e ficar disponível na internet, para fins de consulta pública, seu gênero pode ser identificado como: Iconográfico Aberto Digital Textual Virtual

9 ENTIDADES MANTENEDORAS EXTENSÃO DE ATUAÇÃO 03 IDADES VALORAÇÃO
QUESTÕES ENTIDADES MANTENEDORAS EXTENSÃO DE ATUAÇÃO 03 IDADES VALORAÇÃO PRAZO DE GUARDA PRINCÍPIOS ARQUIVISTICOS

10 08)A avaliação é uma função arquivística que visa a identificar o valor primário e o valor secundário de um documento. Respectivamente, o valor primário e valor secundário significam: a) a qualidade do documento primeiramente recebido – a qualidade do documento recebido posteriormente b) a qualidade do documento simples – a qualidade do documento complexo c) a qualidade do documento utilizado apenas por quem o criou – a qualidade do documento utilizado por todos d) a qualidade do documento baseado nas utilizações imediatas e administrativas que lhe deram os seus criadores, ou seja, nas razões para as quais o documento foi criado – a qualidade do documento baseado nas utilizações não imediatas ou científicas , ou seja, de testemunho privilegiado e) a qualidade do documento da idade corrente – a qualidade do documento da idade intermediária

11 09) As obras de referência que identificam, resumem e localizam os conjuntos documentais
permanentes são chamados de: a) planos de classificação de documentos b) planos de classificação de documentos por assunto c) tabela de temporalidade d) instrumento de localização e) instrumento de pesquisa

12 10) O projeto arquitetônico de um edifício de arquivo, a manutenção das instalações, um plano de emergência, o controle das condições físicas e ambientais, a educação de empregados e a conscientização do usuário em relação ao uso dos acervos são aspectos que devem ser acompanhados e administrados por um arquivista como parte de um: a) programa de engenharia b) programa de conservação c) projeto de restauração d) projeto de acondicionamento de acervo e) programa de acervo

13 11) Podemos afirmar que Fundo de Arquivo é constituído por um:
a) conjunto de coleção de documentos b) conjunto dos documentos de qualquer natureza proveniente de diferentes administrações, pessoas físicas ou jurídicas c) conjunto de textos manuscritos d) conjunto de documentos recebidos e) conjunto dos documentos de qualquer natureza provenientes de uma mesma administração, de uma mesma pessoa física ou jurídica

14 12) (Esaf – 2010 – CVM – Analista) A passagem dos documentos dos arquivos correntes e intermediários ao arquivo permanente é conhecida como: Recolhimento Custódia Transferência Destinação Alienação

15 13) (FCC – TRE – AC – Técnico Judiciário) Em seu ciclo vital, os arquivos passam por fases sucessivas a que se convencionou chamar de corrente, intermediária e permanente. O ingresso de documentos nesta última etapa é conhecido como: Recolhimento Encaminhamento Passagem Remessa Transferência

16 14) (FCC – TRT – AL – 2011) De acordo com critério baseado na responsabilidade, os documentos de primeira idade ficam sob custódia: Do arquivo intermediário Do arquivo permanente De empresa de guarda terceirizada De um centro de documentação Do órgão produtor

17 15) (Esaf – ANEEL – Técnico Administrativo) Constituem atividades de protocolo, exceto:
Receber a correspondência e separar a correspondência oficial da particular Eliminar a correspondência destituída de valor secundário Controlar o tramite dos documentos na organização Receber a correspondência para expedição Ler a correspondência e verificar a existência de antecedentes

18 16) (Esaf – 2010 – CVM – Analista) O prinicipio que estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos é conhecido como o da: Reversibilidade Proveniência Territorialidade Pertinência Organicidade

19 17) (FCC-TRE AC – Técnico Judiciário) Os arquivos originários de uma instituição ou pessoa devem manter sua individualidade, não sendo misturados aos de origem diversa. Este é o enunciado do principio da: Equivalência Territorialidade Pertinência Destinação Proveniência

20 18) (FCC – TRT – AL – 2011) Os valores mediatos dos documentos de arquivo opõem-se aos chamados valores: Primários Permanentes Históricos Eternos Secundários

21 19) (FCC´- TRE AL – Técnico Judiciário) Aos serviços de protocolo cabe, entre outras atividades:
Acondicionar documentos de valor histórico Cuidar da tramitação dos documentos Armazenar documentos em fase intermediária Estabelecer regras de acesso aos documentos Aprovar tabelas de temporalidade de documentos

22 20) (FCC TRE) Entre outras atribuições relacionadas com os documentos de uma instituição, ao serviço de protocolo cabem: O registro e a movimentação O recolhimento e o arquivamento A emissão de pareceres e a classificação A eliminação e a reprografia A destinação e a transferência

23 21) Antes de eliminar documentos inservíveis para a instituição, o técnico de arquivo deve recorrer ao instrumento de destinação aprovado pela autoridade competente, que é a tabela de: a) operacionalidade b) caducidade c) organicidade d) temporalidade e) originalidade

24 22) São inalienáveis e imprescritíveis os documentos de valor:
a) primário b) permanente c) especial d) intermediário e) corrente

25 23) Assinale a afirmativa correta a respeito de arquivos intermediários.
a) Devem necessariamente ser conservados próximo aos escritórios b) Devem disponibilizar seus documentos para consulta frequente c) São também chamados de “limbo”, “purgatório” ou “arquivo morto” d) Guardam documentos oficiais ou de valor histórico em caráter permanente e) Reúnem documentos que precisam estar acessíveis, apesar de menos consultados

26 24) O processo que consiste na ordenação dos documentos em fundos, na ordenação das séries dentro
dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries é: a) a catalogação b) o arranjo c) a análise d) a avaliação e) a descrição

27 25) (CESPE – DPF 2014) Acerca dos conceitos fundamentais de arquivologia, julgue o item
Os documentos de arquivo são colecionados com finalidades culturais e sociais. ( ) Certo ( ) Errado X

28 MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO
QUESTÕES MÉTODOS DE ARQUIVAMENTO

29 26) Os elementos informativos mais comumente tomados como referências para a ordenação dos documentos de arquivo são: número do documento, data, local de procedência, nome do emissor ou destinatário, objeto ou tema específico do documento. ( ) Certo ( ) Errado X

30 27) (FCC – 2011 – TRT – MG – Analista Judiciário) Ao ordenar os documentos de acordo com a disposição numérica atribuída aos documentos em sua sucessão temporal, adota-se o sistema: dígito-terminal Dicionário Numérico cronológico Decimal Enciclopédico

31 28) (FCC – 2010 – Sergipe Gás AS – Assistente Administrativo) Considere os seguintes nomes:
Nicholas Araújo Correa Larissa Holler Romanov Leonardo Girardelli de Almeida Junior A inversão correta de sobrenomes para arquivamento por método alfabético é: Larissa Holler Romanov, Leonardo Girardeli de Almeida Junior e Nicholas Araujo Correa Girardeli,Leonardo de Almeida Junior; Romanov,Larissa Holler; Correa, Nicolas Araújo Almeida Junior, Leonardo Girardeli de; Romanov, Larissa Holler; Correa, Nicholas Araujo Almeida, Junior Girardeli Leonardo de; Holler, Larissa Romanov; Araujo. Nicholas Correa Romanov, Holler Larissa; Junior, Leonardo deAlmeida Gardeli; Correa, Araujo Nicholas

32 X (CESPE – TRE/AL - Técnico Judiciário/Administrativo – 2009)
No que se refere ao arquivamento de documentos, é indicado que a instituição adote um método de arquivamento único. ( ) Certo ( ) Errado X

33 X (CESPE – STJ -Técnico Judiciário – Área: Administrativa 2008)
A disposição alfabética de pastas de documentos de um arquivo a partir das regras de alfabetação é exclusiva para nomes de pessoas. ( ) Certo ( ) Errado X

34 (CESPE – TRE/MG - Técnico Judiciário – Administrativa – 2009 – Adaptada)
De acordo com as regras de alfabetação, está correta a seguinte apresentação de ordenação de pastas de funcionários de um órgão: Bezerra, Alberto Luiz Moreira, Maria Madalena Santos Cruz, Antônio ( ) Certo ( ) Errado X

35 CESPE – ANAC - Técnico Administrativo ) A ordenação geográfica, que é típica do sistema direto, tem como elemento principal o correspondente. ( ) Certo ( ) Errado X

36 X (CESPE – TRE/AL - Técnico Judiciário/Administrativo – 2009)
No método de arquivamento ideográfico, o principal elemento adotado para a recuperação da informação é o assunto. ( ) Certo ( ) Errado X

37 Cespe adaptada Nas localidades onde o Banco Central do Brasil possui representação regional, um cidadão pode enviar carta com reclamação, elogio ou sugestão, e ela será encaminhada à Ouvidoria. Se a Ouvidoria receber cartas do Rio Grande do Sul, como por exemplo, (1) Santa Maria; (2) Caxias do Sul; (3) Novo Hamburgo; (4) Gramado e (5) porto Alegre, utilizando o método geográfico de arquivamento, então a ordenação será (5,2,4,3,1). ( ) Certo ( ) Errado X

38 (FCC – 2011) Guia, Inventário e Catálogo são instrumentos de:
Ordenação Notação Pesquisa Destinação Organização

39 FCC – TRT – 2011) “A elaboração dos instrumentos de pesquisa deve ser sucessiva, partindo do geral para o parcial.” Assim se exprime Heloísa Belloto, ao afirmar que o primeiro instrumento a ser elaborado por uma instituição arquivística dve ser: Cronologia Inventário Diagnostico Tabela de temporalidade Guia

40 (Esaf – 2010 – CVM – Analista) Acerca da conservação de acervos documentais, assinale a opção correta: A luz do dia deve ser abolida na área de armazenamento O ar seco é importante para não enfraquecer o papel A umidade deve ser mantida em altos níveis na área de armazenamento A temperatura não deve sofrer grandes variações, devendo ser mantida acima de 40 graus na área de armazenamento O excesso de poeira e gases não compromete a integridade dos documentos

41 (FCC – 2011) Dentre os procedimentos a serem observados para assegurar a preservação de documentos nos arquivos, recomenda-se mantê-los: Em subsolos e porões, sobretudo quando próximos de lençóis freáticos, a fim de evitar sobrecarga nos pisos superiores do edifício Separados das áreas de consulta, observando as temperaturas e graus de umidade relativa adequados a cada suporte Sob insolação permanente, para que não proliferem fungos e outros micro-organismos nocivos aos seus diferentes suportes Em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes desprovidas de filtros bloqueadores Em áreas de depósito amplas, acima de 200m2, de preferência sem compartimentos internos

42 (FCC – 2011 – TRT – AL) Na medição da umidade relativa do ar, utiliza-se o:
Barômetro Higrômetro Termômetro Pirômetro Anemômetro

43 (Esaf – 2010) Qual o método de combate aos insetos mais eficiente?
Alisamento Fumigação Silking Banho de gelatina Laminação

44 (FCC – 2011 – TRT – MT – Analista Judiciário) A fim de proteger os documentos em suporte-papel, utiliza-se a técnica da encapsulação, que consiste em: Encerrá-los em recipiente hermeticamente fechado, submetendo-os a fumigação Colocá-los entre duas superfícies de poliéster transparente cujas bordas são seladas Reunir as folhas avulsas entre capas, fixando-as por meio de adesivo Preencher suas eventuais falhas com polpa de papel, de forma manual ou mecânica Utilizar de agentes químicos para destruir insetos e micro-organismos xilófagos


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