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Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos

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Apresentação em tema: "Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos
Gestor Médico dos Serviços Próprios Unimed – São José do Rio Preto

2 Estudos de desfechos centrados nos pacientes: Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde.

3 Conflito de interesse O meu maior conflito de interesse é ser parceiro da Industria Farmacêutica (para algumas pessoas) .

4 Definições OMS: Saúde é o completo bem estar físico, mental e social do indivíduo (1948).

5 Definições QVRS – HRQoL - QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAÚDE (NIH), valor que pode ser alocado a duração de vida quando modificada por déficit, estado funcional, percepção e oportunidades sociais ou influenciada por doença, tratamento ou político, avaliada pelo próprio indivíduo (Deverá ser medida em mais de um momento, através de questionário convertidos em escores e analisados estatisticamente).

6 Definições MID - Diferença Mínima Importante: menor mudança quantificável percebida pelo instrumento que possa ter impacto na condução do tratamento.

7 Desfechos: Eficácia Segurança Sobrevida Qualidade de vida

8 Qualidade de vida: Percepção do indivíduo acerca de sua posição na vida, no contexto da cultura e no sistema de valores nos quais vive e em relação a seus objetivos, perspectivas, padrões e preocupações (OMS).

9 Qualidade de vida Saúde Física Características do ambiente
Estado Psicológico Nível de Independência Relacionamento Social Características do ambiente Preocupações Espirituais Bem estar Sexualidade

10 Consenso: Qualidade de vida.
Atributos da mente, do corpo e do espírito estão incluídos na medida.

11 Principais Domínios de Qualidade de Vida.
1 – Físico –independência para realizar atividades diárias e sintomas de doenças (calor, sede, fraqueza, sonolência, insônia, náuseas, etc). 2 - Psicológicos – fatores emocionais, cognitivos e comportamentais (depressão, angustia, atenção, concentração, memória, etc). 3 – Social – percepção do seu papel pelos outros e o relacionamento com pessoas (dificuldade financeira).

12 Instrumentos para avaliação da HRQol
a) Globais: Medem atributos único usando escalas graduadas ou visuais (excelente, muito bom, etc); b) Genéricos: Desenvolvidos a partir de pessoas saudáveis ou com doenças agudas ou crônicas (permite comparação com enfermidades diferentes); c) Específicos: Complementares aos genéricos e não excludentes. Podem ser específicos para determinadas doenças. Tendem a detectar alterações mínima na qualidade de vida.

13 Escolhas do instrumento adequado
Definir o objetivo do estudo se: Discriminativo: diferencia indivíduos quando não há padrão ouro. Preditivo: usado com o padrão ouro para categorizar indivíduo. Avaliativo: Mede a mudança do indivíduo ao longo do tempo (efetividade do tratamento).

14 O que o paciente espera? Espera que façamos o melhor que poderá ser feito (sucesso em nossas decisões). Espera que nos coloquemos no seu lugar ou no lugar de um ente querido, facilitando a incorporação de novas tecnologias com responsabilidade , utilizando todos as ferramentas disponíveis que sejam centradas nos pacientes.

15 O que o paciente espera? Espera que as incertezas que cercam as tomadas de decisões, sejam equacionadas por meio de informações provenientes das pesquisas clínicas ou epidemiológicas, e que esta informação tenha sido planejada e não contenha erros aleatórios ou que os mesmos sejam controlados.

16 Como a Instituição de Saúde devolve o ser humano à sociedade?
Será que os avanços tecnológicos que incorporamos serão capazes que o paciente tenha continuidade de seu sentido de vida?

17 Como estes estudos podem contribuir para harmonização das decisões de saúde.
Desfechos e estudos que respeitam a individualidade, que estejam assentados na possibilidade de cura e que não sobreponham aos interesses de força de mercado, que tenham a possibilidade de ampliar o acesso a educação em saúde, reconhecer o desconhecido para o cenário, incluindo o paciente no processo de tomada de decisão.

18

19 Obrigado pela atenção!

20 À disposição para dúvidas


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