A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos Gestor Médico dos Serviços Próprios Unimed – São José do Rio Preto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos Gestor Médico dos Serviços Próprios Unimed – São José do Rio Preto"— Transcrição da apresentação:

1 Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos Gestor Médico dos Serviços Próprios Unimed – São José do Rio Preto

2 Estudos de desfechos centrados nos pacientes: Como estes estudos podem contribuir para a harmonização das decisões em saúde.

3 O meu maior conflito de interesse é ser parceiro da Industria Farmacêutica (para algumas pessoas).

4 OMS: Saúde é o completo bem estar físico, mental e social do indivíduo (1948). Definições

5 QVRS – HRQoL - QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA A SAÚDE (NIH), valor que pode ser alocado a duração de vida quando modificada por déficit, estado funcional, percepção e oportunidades sociais ou influenciada por doença, tratamento ou político, avaliada pelo próprio indivíduo (Deverá ser medida em mais de um momento, através de questionário convertidos em escores e analisados estatisticamente). Definições

6 MID - Diferença Mínima Importante: menor mudança quantificável percebida pelo instrumento que possa ter impacto na condução do tratamento. Definições

7 Eficácia Segurança Sobrevida Qualidade de vida

8

9 Saúde Física Estado Psicológico Nível de Independência Relacionamento Social Características do ambiente Preocupações Espirituais Bem estar Sexualidade

10 Consenso: Qualidade de vida. Atributos da mente, do corpo e do espírito estão incluídos na medida.

11 1 – Físico –independência para realizar atividades diárias e sintomas de doenças (calor, sede, fraqueza, sonolência, insônia, náuseas, etc). 2 - Psicológicos – fatores emocionais, cognitivos e comportamentais (depressão, angustia, atenção, concentração, memória, etc). 3 – Social – percepção do seu papel pelos outros e o relacionamento com pessoas (dificuldade financeira).

12 a) Globais: Medem atributos único usando escalas graduadas ou visuais (excelente, muito bom, etc); b) Genéricos: Desenvolvidos a partir de pessoas saudáveis ou com doenças agudas ou crônicas (permite comparação com enfermidades diferentes); c) Específicos: Complementares aos genéricos e não excludentes. Podem ser específicos para determinadas doenças. Tendem a detectar alterações mínima na qualidade de vida. Instrumentos para avaliação da HRQol

13 Definir o objetivo do estudo se: Discriminativo: diferencia indivíduos quando não há padrão ouro. Preditivo: usado com o padrão ouro para categorizar indivíduo. Avaliativo: Mede a mudança do indivíduo ao longo do tempo (efetividade do tratamento).

14 Espera que façamos o melhor que poderá ser feito (sucesso em nossas decisões). Espera que nos coloquemos no seu lugar ou no lugar de um ente querido, facilitando a incorporação de novas tecnologias com responsabilidade, utilizando todos as ferramentas disponíveis que sejam centradas nos pacientes.

15 Espera que as incertezas que cercam as tomadas de decisões, sejam equacionadas por meio de informações provenientes das pesquisas clínicas ou epidemiológicas, e que esta informação tenha sido planejada e não contenha erros aleatórios ou que os mesmos sejam controlados.

16 Será que os avanços tecnológicos que incorporamos serão capazes que o paciente tenha continuidade de seu sentido de vida?

17 Desfechos e estudos que respeitam a individualidade, que estejam assentados na possibilidade de cura e que não sobreponham aos interesses de força de mercado, que tenham a possibilidade de ampliar o acesso a educação em saúde, reconhecer o desconhecido para o cenário, incluindo o paciente no processo de tomada de decisão.

18

19

20


Carregar ppt "Dr. Manoel Carlos Libano Dos Santos Gestor Médico dos Serviços Próprios Unimed – São José do Rio Preto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google