A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira"— Transcrição da apresentação:

1 AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira
ENTENDIMENTO DE TEXTO AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira

2 INTERTEXTUALIDADE Apreensão e Compreensão de sentido;
Relações de sentido – construção de diferentes tipos de textos; Texto – faz algum tipo referência a outros textos; Transparecer: influências ideológicas e referências culturais; Não retoma a passagem de outro texto -concepção e visão de mundo – concordância e discordância frente a outros textos.

3 TIPOS DE INTERTEXTUALIDADE
Relação de cumplicidade – trabalham com os mesmos valores; Canção do exílio e Hino Nacional; Relação polêmica – trabalham com valores diferentes; “Doze anos”; “Meus doze anos”; Tipos: citação (mencionar literalmente um fragmento); alusão ( referência não literal a fragmentos de outros textos) e estilização (“imitação” de um estilo textual se fazer referência a nenhum texto); Discursos – concepção materialista do mundo, não há diálogos entre dois textos, mas corrente de pensamento; Relação interdiscursiva – relação entre dois discursos ou duas correntes de pensamento.

4 INTERPRETAÇAÕ DE TEXTO
AULAS 8 A 15

5 DISTRATORES Usado mais em questões “múltipla escolha” - distorções;
Tipos: generalização; embaralhamento de ideias e distorção do sentido de palavras; intromissão discursiva ou transfusão de ideias; restrição de uma afirmação geral e dedução de relação não contida.

6 FINALIDADES DA LINGUAGEM
Principal função – garantir uma comunicação humana; Linguísta dinamârques Louis Hjelmslev “ A linguagem é um instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade, seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado[...]. Não é um simples acompanhante, mas um fio profundamente tecido na trama do pensamento, para o indivíduo, ela e o tesouro da memória e a consciência vigilante transmitida de pai para filho”.

7 A linguagem e a compreensão do mundo
Permite visão mais aprimorada do mundo; Não é uma cópia, mas uma interpretação do mundo; Forma de ação; Permite criar novos universos.

8 FUNÇÕES Emotiva ou expressiva – expressar a subjetividade (pronomes de 1ª pessoa, interjeições, palavras avaliativas e palavrões); Conativa ou apelativa – serve para influenciar e ser influenciado: pronomes de 2ª pessoa, pronomes de tratamento, vocativos, verbos no imperativo); Referencial – serve para informar ( pronomes de 3ª pessoa, efeito de sentido de objetividade, precisão conceitual e valorização da denotação); Fática – criar e manter laços sociais (marcadores de conversação e expressões cristalizadas da fala); Metalinguística – falar sobre a própria linguagem (expressões “tradutoras”, precisão conceitual e tentativa de explicar o próprio código); Poética e linguagem literária – disposição dos versos e o sentido global. ( veja aula12 –p.36); Texto literário e preocupa com o modo de dizer; Texto utilitário – se preocupa com o que se diz.


Carregar ppt "AULAS 5 A 8 Profª Lídia Helena Gomes de Oliveira"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google