A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Susana Garcia Francisco Solipa Nuno Coelho João oliveira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Susana Garcia Francisco Solipa Nuno Coelho João oliveira."— Transcrição da apresentação:

1 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Susana Garcia Francisco Solipa Nuno Coelho João oliveira

2 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Portfólio Definição Valadares & Graça (1998) “Colecção organizada e planeada de trabalhos produzidos pelo(s) aluno(s), ao longo de um determinado período de tempo, de forma a poder proporcionar uma visão alargada e detalhada dos diferentes componentes do seu desenvolvimento cognitivo, metacognitivo e afectivo”.

3 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Promover aprendizagens significativas; Atender às circunstâncias, contextos e identidade de cada aluno; Privilegiar a aprendizagem autónoma e responsável; integrar a avaliação no processo de aprendizagem. Quais os objectivos? Gonçalves (2004)

4 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação ePortfólio – Como fazer? Seleccionar cuidadosamente as tarefas a propor aos alunos; Planificar e organizar rigorosamente; Rever de forma sistemática e regular os trabalhos dos alunos e dos portfólios.

5 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Partilhar responsabilidades com o aluno: O que incluir no Portfólio? O que incluir no Portfólio? Em que condições? Em que condições? Com que objectivos? Com que objectivos? Qual o processo de avaliação? Qual o processo de avaliação?

6 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Princípios da Avaliação AVALIAÇÃO

7 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Uma avaliação mais autêntica: Uma avaliação mais autêntica: contextualizada; contextualizada; de acordo com o ritmo individual; de acordo com o ritmo individual; em cooperação com os outros, em cooperação com os outros, auto-avaliação; auto-avaliação; mostra o que o aluno sabe fazer bem. mostra o que o aluno sabe fazer bem. A utilização do ePorfólio permite: (1)

8 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Uma avaliação mais participada: partilha do poder do professor com os alunos, pais e outros professores partilha do poder do professor com os alunos, pais e outros professores responsabilização dos alunos pelo seu próprio desenvolvimento (autogestão) responsabilização dos alunos pelo seu próprio desenvolvimento (autogestão) A utilização do ePorfólio permite: (2)

9 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Uma avaliação mais reflexiva: revisão crítica, consciente e sistemática do trabalho revisão crítica, consciente e sistemática do trabalho desenvolvimento das capacidades metacognitivas para que os alunos possam habituar-se a rever e a reformular o seu trabalho. desenvolvimento das capacidades metacognitivas para que os alunos possam habituar-se a rever e a reformular o seu trabalho. A utilização do ePorfólio permite: (3)

10 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Que instrumentos deve conter o portfólio? (1) Relatórios, anotações, rascunhos, esboços; Composições, relatos descritivos; Registos das reuniões de pais; Reacções a visitas de estudo e outras actividades; Testes; Trabalhos individuais; Trabalhos em grupo; Trabalhos de casa;

11 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Que instrumentos deve conter o portfólio? (2) Desenhos, histórias, trabalhos plásticos; Reflexões do aluno, pesquisas feitas por sua iniciativa; Resoluções de exercícios e de problemas.

12 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Vantagens A avaliação é mais autêntica; mais participada; é reflexiva; Desenvolve a autonomia; promove a descoberta, a pesquisa e a experimentação; proporciona ao professor um melhor conhecimento acerca do aluno; contribui para o aumento da auto-estima do aluno; Possibilita a auto e hetero-avaliação. Pinto (2000)

13 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação O que tem que mudar Esta forma de avaliação é mais valida se houver alterações à forma "tradicional" de ensino/aprendizagem. “Pressupõe-se um ambiente de aprendizagem que valoriza as capacidade de reflexão, análise crítica, aprendizagem pelo erro, cooperação, partilha de poder, que propõe diversas oportunidades para os alunos mostrarem as suas reais capacidades (e não se centre exclusivamente nos testes de avaliação)” Pinto (2000) Aprendizagem Construtivista

14 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Desvantagens Difícil de avaliar; Permanente Actualização; Requer Muito Tempo; Exige muito Trabalho; Mudanças no modo “tradicional” de Ensino.

15 O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Bibliografia Pinto, Teresa (2000). in Correio da Educação (suplemento) Novembro. Gonçalves, Maria de Lurdes (2004). Portfólio: um instrumento de avaliação 18º Congresso APPI 30 de Abril.


Carregar ppt "O ePortfólio como Instrumento de Avaliação Susana Garcia Francisco Solipa Nuno Coelho João oliveira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google