A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA E SOCIEDADE Marisa do Amparo SOCIOLOGIA - FACE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA E SOCIEDADE Marisa do Amparo SOCIOLOGIA - FACE."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA E SOCIEDADE Marisa do Amparo SOCIOLOGIA - FACE

2 FATOS SOCIAIS O objeto de estudo da Sociologia; São irreproduzíveis em condições controladas e, por isso, quase sempre fazem parte do passado. São eventos a rigor históricos e apresentados de modo descritivo e narrativo, nunca na forma de uma experiência.

3 OS FATOS SOCIAIS PODE SER: Exteriores: idéias, normas, regras de conduta que foram criadas pela coletividade e já existiam antes do indivíduo nascer; Coercitivos: idéias, normas e regras devem ser seguidas pelos membros da sociedade.

4 SOCIOLOGIA E COTIDIANO A sociologia é um conhecimento científico sobre a realidade social, estuda as situações que o homem enfrenta no dia- dia na sociedade.

5 CIÊNCIAS SOCIAIS Situações sociais: as causas não são procuradas na sociedade, nos grupos sociais ou nas ações sociais que as condicionam; Situações coletivas: não podem ser compreendidas isoladamente.

6 A RELAÇÃO INDIVÍDUO- SOCIEDADE A idéia de individualidade é historicamente constituída. Em oposição a esse individualismo, a sociologia surge no século XIX.

7 SER INDIVIDUAL X SER SOCIAL A sociologia não trata o indivíduo como um ser autônomo, livre e absoluto; O objeto da sociologia constitui-se do conjunto de relacionamentos que os homens estabelecem entre si na vida em sociedade, inter-relacionando com os diferentes grupos sociais dos quais faz parte.

8 CONCEITOS BÁSICOS PARA A COMPREENSÃO DA VIDA SOCIAL Isolamento social: ausência de contato social; Contato social: base da vida social; Comunicação: podem transmitir pensamentos, sentimentos, experiências, descobertas; Interação Social: relação social; Processos Sociais: formas que os indivíduos e grupos atuam sobre os outros.

9 CONTATOS E INTERAÇÃO SOCIAL Associativos: cooperação, acomodação, assimilação; Dissociativos: competição, conflito.

10 PROCESSOS SOCIAIS Cooperação: interação direta ou indireta; Acomodação: as mudanças de comportamento são apenas exteriores. Assimilação: Implica em modificações internas (maneira de pensar, de sentir e de agir), sendo geralmente inconsciente e involuntária (solução definitiva e tranqüila do conflito social). Competição: força que leva os indivíduos a agirem uns contra outro Conflito: processo social básico / competição de elevada tensão social que provocam mudanças sociais

11 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS DURKHEIM, E.; AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO. São Paulo, Abril, Os Pensadores, 1973 p MILLS, C. Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, OLIVEIRA, P. Santos de. Introdução à Sociologia. São Paulo, Ática, 1994.


Carregar ppt "SOCIOLOGIA E SOCIEDADE Marisa do Amparo SOCIOLOGIA - FACE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google