A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval."— Transcrição da apresentação:

1 JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) =
Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval e idéias modernas –

2 Nasceu em 29/08/1632 – Inglaterra Morreu em 28/10/1704 em Oates
Filho de Advogado e proprietário rural no Sudeste da Inglaterra

3 Iniciador do Iluminismo –
Séc.XVI e XVII – Doutrina baseada na crença numa fonte subjetiva e imediata do conhecimento, obtida por intuição intelectual ou inspiração divina. (Condenado pela Igreja Católica – Heresia)

4 - Herdeiro do Humanismo/Renascimento - Originário do Racionalismo e do
- Considerava que os objetivos do homem eram o conhecimento, a liberdade e a felicidade - Herdeiro do Humanismo/Renascimento - Originário do Racionalismo e do Empirismo: - Experiência Sensível constitui a única fonte válida de reconhecimento

5 1689 – Autor de 3 Grandes Obras: DOIS TRATADOS –
Sobre o Governo Civil- -ENSAIO FILOSÓFICO – Sobre o entendimento humano - CARTA SOBRE A TOLERÂNCIA

6 A riqueza e a complexidade do Movimento Iluminista teve como base alguns pontos gerais:

7 1º) – influência dos empreendimentos científicos dos Séculos XVII e início do XVIII ( na astronomia/física = Galileu Galilei e Isaac Newton (Universo como Natureza);

8 2º) – substituição da idéia de um deus como princípio ordenador da natureza = Ateísmo

9 mais anticlerical/orientação política Iluminismo Britânico =
Iluminismo Francês = mais anticlerical/orientação política Iluminismo Britânico = já havia se estabelecido uma monarquia liberal Iluminismo Alemão = debate intelectual se concentrou em questões metafísicas e religiosas.

10 Desenvolvimento/Principais tendências:
-       produziu as 1ªs teorias modernas sobre a psicologia e a ética; Locke rejeitou o ensino teológico e filosófico ministrado nos Conventos;

11 Recusou o raciocínio cartesiano (conjunto de tradições filosóficas e atitudes científicas originárias de René Descartes); Considerou a mente humana – por ocasião do nascimento – como uma página em branco;

12 A experiência vai formando o caráter individual;
Ações corretas e justa organização social dependeriam do exercício da faculdade da RAZÃO. Defende idéias liberais

13 -       Define o direito natural como direito a vida, a liberdade e a propriedade;
Suas idéias foram radicalizadas por David Hume, que ensejaram uma nova visão da ética e da sociedade;

14 Deus, escreve Locke, é um artífice, um obreiro, arquiteto e engenheiro que fez uma obra: o mundo.

15 Iluminismo extingue-se pelos excessos de algumas idéias:
Significado Histórico: Iluminismo extingue-se pelos excessos de algumas idéias: - oposição as idéias religiosas e a usurpação da figura de Deus tornou-o estéril para aqueles que a religião era fonte de consolo e esperança;

16 - período de terror pós Revolução Francesa (foi um golpe para a convicção iluminista de uma sociedade justa e pacífica, fundada em princípios racionais).

17 - Acredita numa Lei natural Divina
Filosofia de LOCKE: - Acredita numa Lei natural Divina - Necessidade política de encontrar resposta para os conflitos políticos e religiosos.(Inglaterra – séc.XVII)

18 Aspecto ao qual se manteve fiel na sua filosofia:
“a exigência de uma autonomia radical dos indivíduos” – são livres para pensar, julgar e agir por si mesmos.

19 Idéias Políticas = princípio dos tempos = homem = estado de natureza
- Viviam em plena liberdade e igualdade entre si - governados pela própria razão - único direito que reconhecem – direito natural - - proibidos de roubar, destruir a vida, a liberdade e a propriedade de outros.

20 Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é a força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.

21 Função do Governo = limitava-se a garantir respeito aos direitos naturais = defende a separação dos Poderes = Legislativo (Poder supremo) – Executivo

22 Fundamento de sua validade: reside no pensamento e não na experiência.

23 Vendo vantagem em se associarem, estabelecem um contrato social (sociedade organizada)


Carregar ppt "JOHN LOCKE Filósofo - Médico - Político PAI DO LIBERALISMO = (Liberalismo de LOCKE) = Filósofo (de transição entre a maneira de ver no período medieval."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google