A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social."— Transcrição da apresentação:

1 Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social

2 A Comunicação da GRSC pode alavancar os processos?

3 Entendo Transparência como: Revelação de informações, políticas, práticas e resultados, de modo que estimulem o modelo de negócio e agreguem credibilidade e competitividade. Fernando Almeida, 2007.

4 Balanço Social Em 1997 o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, e o Instituto Brasileiro de Análise Sociais e Econômicas (Ibase) chamaram à atenção dos empresários e toda a sociedade para a importância e a necessidade da realização do balanço social das empresas em um modelo único e simples. E este modelo foi desenvolvido no Ibase em parceria com diversos representantes de empresas públicas e privadas, a partir de inúmeras reuniões e debates com setores da própria sociedade.

5 Por que Publicar? Porque é ético Porque agrega valor Porque diminui os riscos Porque é um moderno instrumento de gestão Porque é instrumento de avaliação. Porque é inovador e transformador http://www.balancosocial.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm

6 Ferramenta criada pela Global Reporting Initiative (GRI), organização internacional com sede em Amsterdã, na Holanda, cuja missão é desenvolver e disseminar globalmente diretrizes para a elaboração de relatórios de sustentabilidade.

7 O modelo da GRI é composto de duas partes. A primeira reúne os elementos estruturantes do relatório, como a apresentação do perfil da empresa, o escopo, limites do relatório. Nessa parte estão os princípios da definição do conteúdo. A segunda parte é composta de indicadores. Eles são separados por temas: econômicos ambientais relações trabalhistas direitos humanos sociedade responsabilidade sobre produtos

8 Indicadores

9 http://www.uniethos.org.br/_Uniethos/Documents/GuiaBalanco2007_PORTUGUES.pdf

10 O ISE tem por objetivo refletir o retorno de uma carteira composta por ações de empresas com reconhecido comprometimento com a responsabilidade social e a sustentabilidade empresarial, e também atuar como promotor das boas práticas no meio empresarial brasileiro.

11 O CES-FGV desenvolveu um questionário para aferir o desempenho das companhias emissoras das 150 ações mais negociadas da BOVESPA, que parte do conceito do “triple bottom line”.(desenvolvido pela empresa de consultoria inglesa SustainAbility). Foram acrescidos mais três grupos de indicadores: a) critérios gerais - a posição da empresa perante acordos globais e se a empresa publica balanços sociais); b) critérios de natureza do produto - acarreta danos e riscos à saúde dos consumidores, entre outros; c) critérios de governança corporativa.

12

13 Relembrando...

14 Diagnóstico Planejamento Implementação Comunicação RSE Prátic a E e T EQUILÍBRIO Ética Transparência PÚBLICOS Indic. Ethos Balanço Social PGQP GRI ISE Guia Exame de Sustentabi lidade Publicação do Balanço Social GRI ISE Guia Exame Sustentabili dade Princípios Diretivos Ferramentas Banco de Práticas NBR 16001

15 Uma Ferramenta Preciosa para a GRSC... Aprender a conversar. Aprender a escutar. Construindo relações de ganha-ganha. Aprender a respeitar.

16 Quando amamos, cuidamos e, quando cuidamos, amamos (…); o cuidado constitui a categoria central do novo paradigma de civilização que procura surgir em todo o mundo… O cuidado assume uma dupla função de prevenção de danos futuros e regeneração de danos passados… Leonardo Boff

17 Muito Obrigado pela Atenção! Ézio Rezende- Ago. 2011


Carregar ppt "Especialização em Gestão de Pessoas Ética e Responsabilidade Social."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google