A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Continente Africano, com mais de 30 milhões de km², corresponde a 22% das terras emersas e possui apenas 10% da população mundial. Sua posição intertropical.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Continente Africano, com mais de 30 milhões de km², corresponde a 22% das terras emersas e possui apenas 10% da população mundial. Sua posição intertropical."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Continente Africano, com mais de 30 milhões de km², corresponde a 22% das terras emersas e possui apenas 10% da população mundial. Sua posição intertropical o torna mais quente entre os continentes, e neve só pode ser encontrada em suas mais altas montanhas.

3

4 A África apresenta uma estrutura geológica bastante antiga; Predominam nesse continente os PLANALTOS bastantes erodidos; Assemelha-se bastante com o relevo Brasileiro.

5

6 Noroeste: A cordilheira do Atlas (Monte Kilimanjaro) Leste: o Maciço da Etiópia, e o Planalto dos Grandes Lagos. Sul: Montes Drakensberg As planícies são estreitas faixas litorâneas e alguns vales de rios.

7 Monte Kilimanjaro

8 Drakensberg

9

10 Em função de ser cortado ao meio pela linha do Equador e por seu relevo se predominantemente planáltico, as paisagens climatobotânicas (relação do clima com a vegetação), apresentam a mesma sucessão tanto para o norte quanto para o sul do equador.

11

12 Na proximidades do Equador predomina o clima quente e úmido (+ de 25°C de temperatura e a mm de chuvas anuais), com pequena amplitude térmica e inexistência de estações.

13 Ao norte e ao sul, logo após a faixa equatorial, com duas estações distintas: uma chuvosa e outra seca, esta normalmente coincide com o inverno. A paisagem vegetal correspondente é a savana com seus arbustos e gramíneas e os rios são relativamente volumosos (Níger, Zambeze)

14 Aparece nas bordas dos desertos ao norte e ao sul do continente com estação seca mais longa, essa faixa semi-árida marca a transição do clima tropical para o desértico, e também a transição do desértico ao mediterrâneo. A paisagem vegetal é a estepe com suas gramíneas duras.

15 Na região do SAHEL está ocorrendo desertificação, com avanço das areias do Saara por ação do Homem (antrópica) que implantou a pecuária na região.

16 Aparece após as estepes, com suas paisagens áridas (xerófitas). Ao norte, o grande deserto do Saara e a sudoeste, o Kalaari e o Namib. Afloramento de lençóis subterrâneos permite o surgimento de vegetação (Oásis). Em razão disso, dois gêneros de vida opostos, surgem no Saara: Sedentários, ligados ao oásis e que cultivam tamareiras (palmeira de frutos comestíveis), cevadas e alguns legumes, destinados principalmente à subsistência. Nômades, vivendo do comércio das caravanas e da criação de camelos

17 Ocorre nos extremos do continente (norte-sul), após os desertos (Saara- Kalaari) e próximo às águas oceânicas (Mediterrâneo-Atlântico). O clima é seco e quente no verão e os invernos são brandos e chuvosos. A vegetação adaptada à longa estiagem, frutifica no inverno (oliveira, árvores, cítricas, vinhas).

18

19 Considerando-se a enorme extensão territorial africana a sua hidrografia é modesta em razão principalmente da predominância de climas secos. Os rios africanos são pouco navegáveis, o que se explica pelo relevo planáltico, responsável por inúmeras quedas d’água. A África detém cerca de 40% do potencial hidrelétrico do planeta, ainda pouco aproveitado em função do subdesenvolvimento econômico que caracteriza o continente.

20 Principais Rios Africanos CONGO: Com seus km, banha uma grande parte da África central; NILO: Com seus km, corta o nordeste da África; NÍGER: O terceiro grande rio africano, o Níger, na África ocidental, tem cerca de Km; ZAMBÉSE: Com seus Km banha o sul da África.

21


Carregar ppt "O Continente Africano, com mais de 30 milhões de km², corresponde a 22% das terras emersas e possui apenas 10% da população mundial. Sua posição intertropical."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google