A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bem vindo ao Cnam Primeiro estabelecimento de formação profissional superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bem vindo ao Cnam Primeiro estabelecimento de formação profissional superior."— Transcrição da apresentação:

1 Bem vindo ao Cnam Primeiro estabelecimento de formação profissional superior

2 O Cnam, é … Um estabelecimento de ensino superior Um Museo (O Museo das artes e profissões) construído para conservar e propagar o conhecimento ciêntifico e tecnológico. Um instrumento de pesquisa e inovação, em diálogo estreito com as empresas.

3 A origem: Fundado em 1794 (durante a revolução francesa), pelo Clérico Grégoire. Instalado nas construções da antiga abadia real de São Martin des champs. 1794; criação do Conservatório 1818: criação das 3 primeiras catedras: (Mecânica, Química, Economia). 1924: 1 er diploma de Engenharia Em 2009: 62 cursos; aproximadamente 25 institutos conectados. Uma Escola de engenharia regrupando 10 especialidades). Um « Conservatório » de Artes e profissões

4 Porque este nome? Conservatório, pois instituido em 1794 para « conservar as coleções concernando a histoira das ciências e das técnicas e proporcionar educação ». Nacional: - Importante para a nação. - Presente em todo território francês... Artes (e profissões): No antigo sentido da: ciência, habilidade, conhecimento, e não no sentido « produção estética ». Conservatório Nacional das Artes e profissões Na segunda metade do século XX o acrônimo CNAM pouco à pouco se impõe.

5 O Cnam faz parte do Ministério do ensino superior e da pesquisa. Com o estatuto: « Grande estabelecimento ». Três missões: formação profissional para adultos pesquisa tecnológica e inovação difusão da cultura ciêntifica e técnica Hoje: O Cnam é: Um grande ator na formação profissional superior

6 O Cnam ensina « à todos »: ele é dirigido à todas as pessoas ( à partir de 18 anos), sem condição de diploma nem de formação acadêmica. Ele ensina « por toda parte »: Graças à sua rede, o Cnam está presente em todo território nacional Uma « Filosofia »: Promoção social, igualdade diante do saber

7 Escola « Ciências industriais e tecnológicas da informação »  Ciêcias e tecnologias da informação e da comunicação : quimíca, alimentação, saúde, meio ambiente, risco eletrônica, automáticos, sistemas de engenharia da construção e da energia, engenharia matemática- informatica, engenharia dos sistemas mecânicos e eletrônicos, medidas, analise, qualidade, engenharia de materiais  Ciências e técnicas industriais Repartido em : 2 escolas 4 áreas de formação 14 departamentos

8 - Escola « Gestão e sociedade»  Economia e administração : contabilidade, controle, auditoria – economia, finança, banco, seguro – gestão, inovação, prospectiva  Ciências do trabalho e da sociedade : direito, trabalho, saúde, intervenção social – trabalho, orientação formação – cultura, informação, técnicas da sociedade, cidades, comércio, territórios Cada área é dividida em créditos « ECTS » (European Transfer Credit system)

9 Recursos de competências super individualizadas Em 2009-2010: 100 000 alunos, dentre os quais 10.000 internacionais 7 000 diplomados Possibilidade de se inscrever à titúlo pessoal, ou por intermédio de uma empresa. Sem procedimento típico: cada aluno pode construir seu projeto de formação: à qualquer momento de sua vida profissional à todos os niveis de ensino superior sem exigência de diploma inscrição de baixo custo

10 Na França, a formação de adultos é um direito, financiada pelos próprios empregados (taxa de formação: 1,6 % da massa salarial). O Dif (Direito individual à formação): Carga horária é de 20 horas de treinamento por ano, acumulados ao longo de seis anos para um máximo de 120 horas. A formação pode acontecer Fora do horário de trabalho (HTT); Em tempo total ou parcial do trabalho do empregado. Formação de Adultos O que diz a lei francesa

11 Os professores Em Paris: 62 professores titulares de catedras, 58 professores de universidades, 222 palestrantes, etc. 510 professores pesquisadores permanentes Milhares de trabalhadores a tempo parcial, etc. Profissionais à serviço dos profissionais Em Paris e em regiões próximas são 2 000 funcionários permanentes e cerca de 7.000 profissionais palestrantes. A maioria dos professores vêm do próprio meio profissional. Eles trabalham em contacto constante com as autoridades locais, seus ramos profissionais, empresas, universidades.

12 Certificados de competência profissional e diplomas de estabelecimentos orientados « profissão »; títulos Rncp de nivel III à I (Repertório Nacional de certificação profissional ); Diplomas nacionais, inscritos no sistema « LMD » ; Diplomas de engenheiros ( Cerca 1000 diplomas delivrados cada ano, em 10 especialidades e 26 opções). A oferta de formação : 1 400 unidades de ensino (UE) 337 diplomas, títulos e certificados 4 tipos de diplomas ou certificados

13 O Cnam é a maior rede de formação de adultos do curso de engenheiros em toda França. Dentro da Escola de Engenharia (EiCnam) estão agrupados todos os cursos que conduzem ao diploma de engenheiro CNAM: 17 espécialidades acessíveis através da rede. Cada ano novos cursos são desenvolvidos em parceria com as empresas para apoiar o seu desenvolvimento. O Curso de engenheiro O Título de engenheiro: Entre 900 et 1000 diplomas cada ano.

14 Um conceito de liderança A VAE : A Validação da experiência adquirida : Graça à este dispositivo, os profissionais podem ter suas competências reconhecidas por um diploma e, assim, encurtar a duração de sua formação. (Ele deve possuir um mínimo de 3 anos de experiência na atividade relacionada com o diploma solicitado). A distinguir: A VAE: Validação da experiência adquirida. A VES: Validação dos estudos supériores. A validação de um diploma de ensino superior ou de uma qualificação homologada ou ainda 1 ou 2 anos de BTS (Certificado de Técnico Superior ) ou de IUT (Instituto Universitário de Technologia).

15 A VAE no Cnam: 1 400 pedidos registrados em 2008. Cerca de 55 % dos pedidos foi para uma validação completa, o resto foi para uma validação parcial do currículo. Pedidos parciais: 93,2% aprovados Pedidos de diplomas completos: 18% aprovados (O Cnam livrou assim uns 20 diplomas do curso de engenharia). O publico da VAE no Cnam são: Pouco diplomado (sobretudo nivel vestibulando, curso superior incompleto média de 2 anos universitarios ); proporção de mulheres: 36% (em progressão regular). Forte pedido para diplomas de nivel II, essentielmente em contabilidade e em recursos humanos. Para saber mais sobre a VAE: A nivel nacional : A introdução da VAE em todo o território nacional é uma forte vontade do Ministério da Educação, e a VAE está em constante crescimento 1 entre 2 diplomas é de nivel III. O diploma mais procurado é o BTS (nivel III) de Técnologo

16 Formação por aprendizagem A aprendizagem permete adquirir uma profissão e uma qualificação reconhecida e receber um salário mensal.. Facilita o acesso para a empresa e permite que as pessoas com menos de 26 anos se insiram durávelmente no mercado de trabalho. Diversas formações estão disponíveis do colegial ao 3° ano da faculdade (bac à bac+3), oferecendo 40 diplomas do 2 °ano universitário ao último ano (bacharel, mestrado, título profissional...). MAIS INFORMAÇÕES: www.cnam.frwww.cnam.fr E: apprentissage.cnam.frapprentissage.cnam.fr 80% dos jovens que acabam o curso do CNAM são contratados no prazo de seis meses após a graduação. Alguns exemplos: Engenheiro de Manutenção de carro, inventor / analista de sistemas, gerente de vendas, corretor de seguros …

17 De la « FOAD » ( Formação aberta e à distancia) à « ENT » (Ambiente digital de trabalho).  Um terço das ofertas totais de formação estão acessiveis à distancia (35 % das 1 400 unidades de ensino).  Mais de 35 000 alunos inscritos em toda rede do Cnam, 1 de cada 3 alunos.  Cursos em audio ou video, em direto ou em diferido, possibilidade de « misturar » FOAD et presencial ou de reunir à distancia um jury de exame graças a videoconferência…

18 Novas formas de pedagogia Novo espaço de intercâmbio e de convívio, uma ferramenta de abertura e dialogo a plataforma Pléi@d serve em particular para:Pléi@d  multi-difusar um curso ou uma conferência;  organisar grupos em « presencial » alunos muitas vezes longe geograficamente;  assegurar a administração e o acompanhamento dos alunos, estabelecer juris VAE a distância, as defesas de memorias do curso de engenheiro, etc.  gestão e acompanhamento de auditores e estabelecer júris VAE remotamente, as defesas de engenharia de memória, etc. 36 organismos externos (Unesco, universidades, empresas…) são hospedados no Plei@d: 20 na França, et 16 no estrangeiro…

19 Uma rede de 150 centros de ensino, répartidos na França e no estrangeiro, que compreende: Rede de Centros Régionanais Associados (CRA): que são gerados por associações privvadas sem fins lucrativo (lei de 1901). Eles são independentes financeiramente, mas o conteudo pedagógico, a validação dos diplomas, a aprovação dos professores, dependem do ESCP; Estabelecimento Publico (ESCP), no âmbito do Ministèrio Superior e da Pesquisa. 28 Centros Associados regrupando 150 centros de ensino. 100 000 alunos na rede Cnam França e estrangeiro O Cnam na França e no estrangeiro Uma estrutura « em rede »

20 A rede Cnam 28 Centros associados em todo território nacional, e regrupando 150 centros de ensino. Na França: Uma presença em todo território nacional Uma adaptação constante às necessidades locais Regional, os Centros associados são de associações privadas sem fins lucrativos (lei de 1901).

21 Rede Internacional Parceria com 40 paises diferentes. 10 0000 alunos etrangeiros beneficiam de uma formação Cnam delocalizada. Inumeros acordos de mobilidade Erasmus Contratos Europeus: Leonardo, Tempus… No etrangeiro Criação de formação à pedido dos parceiros estrangeiros publicos ou privados (ministérios, universidades, organismos de formações ou empresas); Missão de Perícias ; Concepção e implementação de projetos europeus e internacionais relacionadas com a formação.

22 Escola de doutorado do Cnam : 33 formações doutorais cerca de 300 doutorandos, incluindo vinte téses estrangeiras conjuntas. Um portfólio de 12 patentes prioritárias Centenas de contratos assinados a cada ano com industriais Cerca de 50 teses de doutorado por ano (188 em 4 anos) Nossos Dotorandos: Idade Média: 32 anos Duração Média da tése; 3,6 ans Empregabilidade : : 50 % após 1 ano; 100 % após 5 ans. O Cnam, é também… Pesquisa e inovação

23 Um museo único no mundo Uma bibliotéca de 170 000 volumes Conferências, colóquios: 350 encontros por ano em toda a rede com especialistas de renome internacional Divulgação de informação científica e técnica


Carregar ppt "Bem vindo ao Cnam Primeiro estabelecimento de formação profissional superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google