A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária"— Transcrição da apresentação:

1 "...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária
(Mt 28,19-20) Conversão Missionária

2 “PRIMEIREAR” Neologismo do Papa Francisco e o Movimento de Cursilhos
(EVANGELII GAUDIUM, “A Alegria do Evangelho”, nº 24)

3 PRIMEIREAR Envolver-se, Acompanhar, Frutificar e Festejar.

4 Igreja “em saída” é a comunidade de discípulos missionários que “PRIMEIREIAM”,
que se envolvem, que acompanham, que frutificam e festejam.

5 PRIMEIREIAM – tomam a iniciativa!
A comunidade missionária experimenta que o Senhor tomou a iniciativa, precedeu-a no amor (cf. 1Jo 4,10) e, por isso, ela sabe ir à frente, sabe tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar as encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos.

6 Vive um desejo inesgotável de oferecer misericórdia, fruto de ter experimentado a misericórdia infinita do Pai e sua força difusiva. Ousemos um pouco mais no tomar a iniciativa!

7 Com obras e gestos, a comunidade missionária entra na vida dos outros, encurta as distâncias, abaixa-se – se for necessário – até à humilhação e assume a vida humana, tocando a carne sofredora de Cristo no povo. Os evangelizadores contraem assim o “cheiro de ovelha” e estas escutam a sua voz.

8 Em seguida, a comunidade evangelizadora dispõe-se a “acompanhar”.
Acompanha a humanidade em todos os seus processos, por mais duros e demorados que sejam.

9 Conhece as longas esperas e a suportação apostólica.
A evangelização patenteia muita paciência e evita deter-se a considerar as limitações.

10 Fiel ao dom do Senhor, sabe também “frutificar”.
A comunidade evangelizadora mantém-se atenta aos frutos, porque o Senhor a quer fecunda.

11 Cuida do trigo e não perde a paz por causa do joio.
O semeador, quando vê surgir o joio no meio do trigo, não tem reações lastimosas ou alarmistas.

12 Encontra o modo para fazer com que a Palavra se encarne numa situação concreta (Escola Vivencial) e dê frutos de vida nova, apesar de serem aparentemente imperfeitos e defeituosos.

13 Por fim, a comunidade evangelizadora jubilosa sabe sempre “festejar”(Ultreya):
Celebra e festeja cada pequena vitória, cada passo em frente à evangelização. No meio desta exigência diária de fazer avançar o bem, a evangelização jubilosa torna-se beleza na liturgia.

14 PARA A MISSÃO É PRECISO FORMAÇÃO FORMAÇÃO DO DISCÍPULO PARA UM NOVO PENTECOSTES

15 Somos eternos aprendizes, estamos em permanente processo de formação.

16 FORMAR O HOMEM SOMENTE A FORMAÇÃO É CAPAZ DE TRANSFORMAR SEU PRÓPRIO AGIR, DURANTE TODA A SUA VIDA. A FORMAÇÃO É PERMANENTE. PERMITE QUE VEJAMOS A REALIDADE A SER TRANSFORMADA E NOS PREPARA PARA QUE ESTA TRANSFORMAÇÃO SE REALIZE DE ACORDO COM A PALAVRA DE DEUS E DA IGREJA.

17 Através da formação buscamos a capacitação necessária para
atuar como discípulos missionários, dentro e fora do MCC e da Igreja.

18 “O MCC é um movimento ‘de Igreja’, Povo de Deus e Corpo Místico de Cristo, no qual os leigos e leigas, religiosas e sacerdotes, cada um de acordo com sua própria vocação, contribuem em comunhão para sua única missão: EVANGELIZAR.” “o Movimento, é resposta a um desejo de Cristo (Jo 17,21) e os une para uma missão comum, para um Novo Pentecostes.” (Pe. Valtuir Bolzan – Assessor Eclesiástico de um GER.)

19 - UM MOVIMENTO QUE TENHA COMO BASE A FORMAÇÃO, JAMAIS ESTARÁ ULTRAPASSADO, O ESPÍRITO SANTO CUIDA DE ATUALIZAR SUA IGREJA, SEUS MOVIMENTOS E PASTORAIS. “A Missão é um estímulo constante para não nos acomodarmos na mediocridade, mas continuarmos a crescer na Fé.” (EG n.121)

20 Vale lembrar: “ O verdadeiro missionário, que nunca deixa de ser discípulo, sabe que Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele. Sente Jesus vivo com ele, no meio da tarefa missionária. Se uma pessoa não O descobre presente no coração mesmo da entrega missionária, depressa perde o entusiasmo e deixa de estar seguro do que transmite, faltam-lhe força e paixão. E uma pessoa que não está convencida, entusiasmada, segura, enamorada, não convence ninguém”. (EG, 266).

21  “Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atrativo testemunho de unidade ‘para que o mundo creia’(Jo 17,21)” (DA 362)

22 AMADOS E AMADAS CURSILHISTAS:
“Hoje fixamos em Maria o olhar, para que nos ajude a anunciar a todos a mensagem de salvação e para que os novos discípulos se tornem operosos evangelizadores.” (EG 287) Como “Discípulos para um Novo Pentecostes, cheios do Espírito Santo, sejamos testemunhas... até os confins da terra” (cf. At 1,8).

23 GRUPOS E PLENÁRIA Quais os instrumentos que o MCC oferece para a formação integral, querigmática e permanente? Como eles têm sido utilizados?


Carregar ppt ""...Ide, anunciai e fazei discípulos” Conversão Missionária"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google