A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por que ter Escolas Adventistas? A importância da Educação Adventista no cumprimento da Missão da Igreja Pr. Douglas Menslin Departamento Educação - USB.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por que ter Escolas Adventistas? A importância da Educação Adventista no cumprimento da Missão da Igreja Pr. Douglas Menslin Departamento Educação - USB."— Transcrição da apresentação:

1 Por que ter Escolas Adventistas? A importância da Educação Adventista no cumprimento da Missão da Igreja Pr. Douglas Menslin Departamento Educação - USB

2 Provérbios 4:13 Introdução: O que você diria a respeito de um professor que ao chegar ao término de um ano de estudo, não conseguisse promover para a série seguinte nenhum de seus alunos. E se o caso fosse um pouco mais extremo, se após o período inteiro de um curso universitário, os alunos chegassem ao final do programa e todos, sem exceção estivessem desapontados e desanimados ao ponto de abandonarem a carreira escolhida, partindo para outra realidade de atividades ?

3 Essa realidade foi vivenciada pelo maior professor que este mundo conheceu, Jesus. Ele ensinou intensamente um grupo de 12 discípulos/alunos por três anos; não obstante, quando Ele foi para cruz, nenhum deles, havia compreendido a mensagem central de suas aulas. Durante todo o curso, eles estavam mais preocupados em saber quem era o maior, e ao aproximar o período em que seriam avaliados, 02 o traíram e os demais, desapareceram, para que não fossem reconhecidos com o seu professor. Que desperdício de vida. Do ponto de vista humano, Jesus havia perdido o seu tempo. Para alguns, inclusive poderia ter gasto o seu tempo curando e pregando, mas o tempo empregado na arte de ensinar, foi totalmente desperdiçado. Jesus porém estava olhando para um resultado a médio e a longo prazo, em vez de buscar resultados imediatos.

4 Após o Pentecostes, a maioria dos discípulos seria transformada em fonte de energia do evangelho. Ao pensarmos em Educação Cristã, o assunto não é diferente. Não podemos imaginar o que acontecerá com nossos filhos ou nossos alunos daqui a 05, 10 ou 15 anos. A visão míope não avaliará o verdadeiro valor da Educação Cristã, pois as avaliações a curto prazo dos projetos em longo prazo, são quase sempre distorcidos e inadequados. Os resultados não são imediatos. Ellen White, ao escrever sobre a manhã da ressurreição, nos ajuda a entender sobre esse assunto:

5 “Todas as perplexidades da vida serão explicadas. Onde parecia apenas confusão e decepção, propósitos frustrados e planos subvertidos, ver-se-á um propósito grandioso, predominante, vitorioso... Ali, todos os que trabalharam com um espírito desinteressado contemplarão os frutos dos seus esforços... Alguma coisa disto, vemos aqui mesmo... Pais e professores tombam em seu último sono, parecendo o trabalho de sua vida ter sido feito em vão; não sabem que a sua fidelidade descerrou fontes de bênçãos que jamais poderão deixar de fluir; apenas pela fé veem as crianças que educaram tornarem-se uma benção e inspiração a seus semelhantes e essa influência repetir-se-á mil vezes mais.” Educação pág. 305 e 306.

6 Mas existem motivos para levar-nos a acreditar que a Educação Adventista poderá fazer a diferença na vida de nossas crianças e jovens, no aspecto espiritual e de preparo para a vida ?

7 Apresentamos sete razões em defesa da Educação Cristã Adventista:

8 1º) A Educação Adventista conduz o aluno à Bíblia, dando-lhe visão para pensar e avaliar. Em 1881, quando Ellen White teve a primeira visão sobre a educação dos filhos da igreja, ela mencionou: “ Deus declarou ser desígnio Seu possuir um colégio em que a Bíblia tenha seu devido lugar na educação da juventude.” Testemunho para a Igreja, vol. 5, pág.26. Ainda hoje, a Bíblia é o livro central, usado por todos os alunos e defendido por todos os professores. Os conceitos educacionais adventistas, valorizam a Bíblia e defendem seus ensinos. Em todas as disciplinas, o conteúdo sagrado é apoiado, levando o aluno a entender que a Bíblia é o livro que trará a sua existência o verdadeiro significado do que é viver. Enquanto que a maioria dos sistemas de ensino apresentam o homem como o centro da existência e o fim em si mesmo, a Educação Adventista, apresenta, pela Bíblia a Deus como centro da vida e que nEle, temos vida eterna. Para muitos alunos, o único contato que terão com uma Bíblia durante toda a vida, será em uma sala de aula de um Colégio Adventista. E para muitos filhos da igreja, ainda é na escola o único momento da semana em que estarão manuseando o livro Sagrado.

9 2º) A Educação Adventista apresenta aos jovens a Jesus como Senhor e Salvador. A Educação Adventista é evangelística e redentora. “No mais alto sentido, a obra da educação e da redenção são uma.... Deve ser o primeiro esforço do professor e seu constante objetivo auxiliar o estudante a compreender estes princípios e entrar com Cristo naquela relação especial que fará daqueles princípios uma força diretriz na vida”. Educação pág. 30. Martinho Lutero, ao olhar para o papel da educação dentro da proposta de salvação colocou: “Se eu tivesse que desistir da pregação ou de minhas outras obrigações, não há profissão que eu teria a não ser a de professor escolar, por saber que junto ao ministério (pastoral) esta é a profissão mais útil, grandiosa e superior. Além de que não estou certo sobre qual das duas devo escolher. É difícil fazer um cão velho se tornar manso, ou um mentiroso em um religioso; mas os arbustos são com mais facilidade colocados em certa posição e educados. Por essa razão, permita que seja considerada uma das mais elevadas virtudes na terra educar fielmente os filhos dos outros.” Martinho Lutero ( Sermão sobre o dever de enviar os filhos à escola, pág. 264)

10 E. G. White aponta que, enquanto “pode parecer que os ensinos da Palavra de Deus não tenham senão pouco efeito sobre a mente e o coração de muitos estudantes,... algumas lições da verdade divina subsistirão na memória até do mais descuidado. O Espírito Santo regará a semente semeada e ela muitas vezes brotará depois de vários dias e dará fruto para a glória de Deus.” Testemunhos para a Igreja. Vol. 05, pág. 26. A principal tarefa da educação adventista é ajudar os jovens a encontrarem um relacionamento salvador com Jesus Cristo.

11 3. A Missão da educação adventista é conduzir ao serviço A função da Educação Adventista é ajudar os seres humanos egoístas a obterem uma visão de serviço aos outros. As instituições da Educação Adventista em todos os níveis precisam ser vistas como campos de treinamento para ganhadores de almas – em qualquer profissão que escolham. É por isso que tradicionalmente o ensino superior adventista tem se inclinado para profissões como ensino, saúde e áreas de relacionamento. Se olharmos para a liderança da igreja, quer seja local ou institucional, veremos que a maior parte tem sido treinada nas escolas adventistas. O que teríamos sem tais instituições ? Se ainda olharmos para o desafio de uma igreja emergente, onde 74% dos adventistas atuais, são de primeira geração, e até carecem de uma compreensão básica da doutrina, estrutura e crenças denominacionais, veremos que, o papel da Educação Adventista é fundamental para a transmissão desses pilares da igreja.

12 4. A Educação Adventista é um dos meios mais eficazes de transmissão de valores eternos. A educação adventista, além de conduzir as pessoas à Bíblia, o faz através da perspectiva filosófica das escrituras. Por exemplo: Embora a Bíblia não trate no seu conteúdo principal de assuntos como história e ciências, ela provê uma estrutura que leva o estudante a pensar e organizar os fatos da história, ciências ou outros conteúdos a luz de uma visão criacionista. A Bíblia oferece as ferramentas para se poder valorizar e tomar decisões. Em outras palavras, a Educação Adventista tem a ver com transmissão de valores. Os valores são estratégicos ao pensamento e comportamento humanos, pois formam a base de cada decisão que uma pessoa toma na vida. E a cada dia, tomamos cerca de decisões. Em que estamos baseando estas decisões? Os jovens são influenciados pela glorificação do consumismo, da violência e imoralidade por meio da mídia, games e música. Todavia as escolas, que deveriam ser o organizador do pensamento humano, inclusive quanto aos valores, estão transmitindo uma visão distorcida do significado da vida e do caminho para a salvação.

13 A Educação Adventista, apesar de não ser perfeita, ao considerarmos as alternativas que temos é um dos meios mais eficazes de transmissão de valores bíblicos, e isso por si só já é um passo gigantesco na direção correta.

14 5. A influência de professores religiosos Certamente estamos vendo várias razões que recomendam a Educação Adventista. Outra das mais importantes é a influência de professores religiosos. Quando as mensagens expostas aos nossos filhos, em nossa casa, em nossa igreja encontram eco também nas escolas, fica mais fácil de serem assimiladas e vivenciadas por eles. Os professores adventistas não são perfeitos, afinal de contas, estão como nós, no mesmo caminho em direção da perfeição, no caminho rumo aos céus. No entanto, apesar das falhas e erros, professam a mesma esperança a mesma fé e o mesmo sentimento. As atividades curriculares e extra-curriculares, são desenvolvidas de tal forma que nossos alunos nem percebem que o ambiente da igreja ou o de casa mudou, devido estarmos todos nos preparando para o mesmo lugar.

15 6. Contribui para que nossos filhos tenham amizades duradouras Uma das maiores preocupações que temos como pais, é que tipo de relacionamento nossos filhos terão. Que laços de amizade serão formados, que poderão determinar o futuro de nossos filhos. Não devemos nos esquecer de que a maioria dos estudantes aprende mais com os outros estudantes do que com os professores ou os pais. Embora qualquer grupo de jovens tenha o seu potencial de problemas, tais problemas podem ser minimizados se uma parte desse grupo compartilha um sistema de valores bíblicos/cristãos/adventistas e tenha interesse em desenvolver um estilo de vida futura que seja construído sobre esses valores. E embora não estejamos livres de problemas de todas as ordens imagináveis, ainda assim temos a possibilidade de apresentar aos nossos alunos um ambiente onde possa desenvolver amizades sinceras e duradouras.

16 7. A Educação Adventista faz parte da Missão da Igreja – Comprometida com a evangelização Por último e não menos importante, a Educação Adventista está comprometida com a missão da igreja no aspecto de evangelizar. Temos o privilégio de receber diariamente em nossas escolas alunos e familiares que procuram a Educação Adventista, porque confiam nos seus valores ensinados em sala de aula. Famílias estas que nunca entrariam em contato com a igreja, mas recebem a informação da salvação em Jesus Cristo, através de seus filhos que frequentam nossas escolas. Somente no ano de 2006, cerca de 867 pessoas foram batizadas, por influência direta da Educação Adventista no território da USB, contando com alunos, familiares e professores que decidiram-se por Jesus, porque estavam em lugar onde Jesus se faz presente. Considerando o potencial evangelístico da Educação Adventista, onde o percentual de alunos “não-adventista” chega aos 74% do número total de alunos no território da USB, quando alcançarmos nossa perspectiva de evangelização corretamente, o evangelismo público e a educação cristã servirão de complemento um ao outro na execução da pregação do evangelho.

17 CONCLUSÃO A Educação Adventista tem se mantido no núcleo do processo de construção de uma igreja unida. Embora a denominação continue amadurecendo em seu crescimento, a Educação Adventista está também contribuindo para esse amadurecimento e ajudando a construir cidadãos pensantes e comprometidos com a Missão de salvar. Salvar aqueles que estão aos seus cuidados e ajudar conservar aqueles que farão parte do grupo de cristãos que terminarão a missão de evangelizar para o breve retorno de nosso Senhor Jesus. Este tema foi baseado no artigo escrito pelo DR. George R. Knight – revista Escola Adventista -1º semestre 2006 – pág. 36.

18


Carregar ppt "Por que ter Escolas Adventistas? A importância da Educação Adventista no cumprimento da Missão da Igreja Pr. Douglas Menslin Departamento Educação - USB."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google