A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O tema do nosso trabalho é “Clonagem”. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências que fizéssemos um trabalho relacionado com uma das áreas de intervenção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O tema do nosso trabalho é “Clonagem”. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências que fizéssemos um trabalho relacionado com uma das áreas de intervenção."— Transcrição da apresentação:

1

2 O tema do nosso trabalho é “Clonagem”. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências que fizéssemos um trabalho relacionado com uma das áreas de intervenção da Biotecnologia. Escolhemos a clonagem pois foi uma das aplicações que nos despertou mais interesse, visto que tem sido um grande alvo de contestação da sociedade. Pretendemos aprender um pouco mais sobre o tema em questão e divulgar os conhecimentos adquiridos aos nossos colegas. Resolvemos começar por dar uma definição do termo “clonagem” e continuar por dar a conhecer os variados tipos existentes.

3

4 CLONAGEM NATURAL ou REPRODUTIVA CLONAGEM INDUZIDA ou HUMANA CLONAGEM TERAPÊUTICA

5 CLONAGEM NATURAL ou REPRODUTIVA Clonagem natural ou reprodutiva define-se como as mitoses sucessivas que as células realizam. Algumas espécies reproduzem-se produzindo clones como ocorre em muitas espécies de plantas.

6

7 CLONAGEM INDUZIDA ou HUMANA Como exemplo de clonagem induzida ou humana temos o caso da ovelha Dolly. A clonagem de seres humanos ainda está muito longe de acontecer.

8

9

10 CLONAGEM TERAPÊUTICA Clonagem terapêutica consiste em produzir tecidos. É muito comum fazer clonagem da pele, apenas da epiderme, para se fazerem excertos em vítimas de queimaduras.

11

12 No tratamento de doenças genéticas ou lesões de órgãos, cria-se um clone e retira-se as células necessárias para a cura das doenças. No caso de um dos membros de um casal ser estéril pode-se recorrer à clonagem para criar um clone e assim o casal já terá um descendente. Pessoas que tenham acidentes podem ser submetidas a clonagem para retirar do clone o órgão necessário à cura da deficiência causada. A clonagem animal permitiria que o número de espécies se mantivesse sempre estável e possivelmente a não extinção destas.

13 A maior parte das investigações publicadas demonstram que a morte ou a mutilação do clone são os resultados mais prováveis da clonagem de mamíferos Submeter os seres humanos à clonagem não era assumir um risco desconhecido, era prejudicar as pessoas conscientemente Na clonagem de mamíferos, a maior parte dos clones nascidos têm deformações, problemas de adaptação e outros. A maior parte dos clones morre precocemente. Quando se usa um embrião para se fazer a recolha de células, este após a extracção é destruído Na clonagem reprodutiva, os seres criados iriam ter muitos problemas de identificação.

14 A possibilidade de comprometer a individualidade; A perda de variabilidade genética; Envelhecimento precoce; Grande número de anomalias; Lesões hepáticas, tumores, baixa imunidade; Um mercado negro de fetos pode surgir, de doadores ‘’desejáveis’’ que queiram clonar-se a eles próprios, como estrelas de cinema, atletas entre outros; A tecnologia não está ainda bem desenvolvida, tendo uma baixa taxa de fertilidade (para clonar a Dolly foram precisos 277 ovos, 30 começaram a dividir-se, 9 induziram a gravidez e apenas 1 sobreviveu); Os clones poderão ser alvo de discriminação por parte da sociedade; Os clones poderão estar sujeitos a problemas psicológicos desconhecidos, com impacto na família e na sociedade.

15


Carregar ppt "O tema do nosso trabalho é “Clonagem”. Foi-nos proposto pelo professor de Ciências que fizéssemos um trabalho relacionado com uma das áreas de intervenção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google