A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ações de Segurança da Informação no MPS 2002 a 2003. Marcus Vinicius A. Liberato Analista de Sistemas Divisão de Suporte Operacional/CGI/MPS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ações de Segurança da Informação no MPS 2002 a 2003. Marcus Vinicius A. Liberato Analista de Sistemas Divisão de Suporte Operacional/CGI/MPS."— Transcrição da apresentação:

1 Ações de Segurança da Informação no MPS 2002 a 2003. Marcus Vinicius A. Liberato Analista de Sistemas Divisão de Suporte Operacional/CGI/MPS

2 Agenda - Nova Estrutura da Rede MPS; - Equipamentos Ativos de Rede; - Conexões Wan; - Segmentação das Redes do MPS; -Ações de Segurança da Informação; - Conclusões.

3 Nova Estrutura da Rede MPS

4 Equipamentos Matrix E7 com 07 Slots, 42 Gbps de Backplane (switching fabric) para Switching L3, com 22 (vinte e duas) portas Gigabit Ethernet, com conectores SC, com 24 Portas 10BaseT/100BaseTX.

5 Equipamentos (46) Switches Enterasys VH2402S com 24 portas Portas 10BaseT/100Base TX

6 Conexões Wan

7 Segmentação das Redes do MPS

8 Ações de Segurança da Informação Implementação de modificação de senha de rede para usuários (45 dias); Utilização de analisador de conteúdo Web para acesso a Internet (Analisador de conteúdo Aker e SquidGuard); Nova licitação para aquisição de solução antivírus para estações de trabalho e servidores de rede. Aplicação de correções de segurança dos Produtos Microsoft nos Servidores de rede; Utilização de software livre nos servidores de rede (Linux, Freebsd); Aquisição do software SMS (Systems Management Server) Microsoft para inventário de hardware e software; Ex: desinstalação de softwares vulneráveis (icq, kaZaA) Migração dos equipamentos Desktop para Windows 2000 ou Software Livre; Novo contrato para manutenção corretiva dos Equipamentos Ativos da rede MPS; Projeto para a utilização de um IDS para os segmentos de Rede Interna, Rede Externa e Rede DMZ;

9 Ações de Segurança da Informação Obrigatoriedade da utilização de crachá; Utilização de câmeras de vigilância em todas as dependências do MPS E MTB; Novas instalações do CPD/CGI à partir de Dezembro de 2002; Acesso restrito ao CPD/CGI com utilização de cartão magnético e senha (06 técnicos); Utilização de senha de acesso aos switches e alteração da comunidade SNMP; Novo Projeto de cabeamento estruturado para o MPS; Novo Projeto para a estruturação do CPD/CGI (controle de detecção e prevenção de incêndio, sala anti-incêndio, novo mobiliário para adequação dos servidores de rede, utilização de câmera de vigilância). Projeto para autenticação através de Servidor Radius ou utilizando AD nos Switches Enterasys (em estudo). Algumas recomendações feitas pela Empresa Módulo já foram efetuadas (Indisponibilidade de recursos).

10 Conclusões Definição de uma Política de Segurança para a P.S; Utilização de Ferramentas (Correio- eletrônico, Internet,); Padronização de Ferramentas na PS.


Carregar ppt "Ações de Segurança da Informação no MPS 2002 a 2003. Marcus Vinicius A. Liberato Analista de Sistemas Divisão de Suporte Operacional/CGI/MPS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google