A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento."— Transcrição da apresentação:

1 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento

2 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Observaremos como os descendentes de Jacó vieram a ser um povo numeroso e forte em quem Deus realizou seus propósitos.

3 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  Tentaremos responder à questão sobre a importância da permanência do povo de Israel no Egito para o propósito do Senhor.  1.1 – A descida de setenta pessoas ao Egito  O livro do Êxodo nos diz que foram 70 hebreus que desceram ao Egito e tendo se instalados nessa terra formaram uma grande comunidade.  – Os Hicsos  Reis de origem pastoril, procedentes das imediações da Ásia Menor.

4 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  1.2 – O trabalho forçado e a construção das pirâmides  A retirada dos Hicsos desencadeou o florescimento do movimento nacionalista egípcio. Com isso, a subordinação dos hebreus à condição de escravos.  1.3 – O infanticídio hebreu  Para diminuir a força e o crescimento dos hebreus, decidiram matar as crianças recém- nascidas desse povo.

5 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  A história de Moisés é uma das mais ricas e interessantes de todo o Antigo Testamento.  2.1 – A Vida de Moisés  A vida de Moisés nos é apresentada, em linhas gerais, em três etapas de 40 anos.  – A vida no Palácio  Durante o período que viveu no palácio, teve todo conforto e possibilidades da vida palaciana.

6 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  2.2 – O Cuidado com as Ovelhas  Naquele novo ambiente, no qual passou a viver, envolveu-se com atividades que lhe permitiram pensar um pouco mais na vida, nas pessoas e também em Deus.  2.3 – A Liderança do povo  Os últimos 40 anos da vida de Moisés foram marcados pelo cuidado e atenção que dedicou ao seu povo.

7 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O processo de libertação e independência de Israel.  3.1- Analogia a partir da história  A história da libertação do povo de Israel, embora tenha acontecido há milhares de anos, permite-nos estabelecer um paralelo com a atualidade.  3.2- A importância das pragas no processo de libertação  Para efetuar de forma efetiva a redenção de Israel.  3.3- A descrição das pragas  Foram elas: Transformação do rio Nilo, proliferação de rãs, surgimento de piolhos, moscas, peste nos animais, úlceras em homens e animais, chuva de granizo, gafanhotos, escuridão e morte dos primogênitos.

8 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O objetivo deste capítulo é explicar como se deu o Êxodo dos hebreus.  4.1- O sangue nas portas e a morte no Egito  Uma das últimas orientações de Yahweh ao seu povo.  4.2- O significado da Páscoa  A palavra Páscoa está relacionada ao procedimento do anjo que tinha a missão de executar o juízo divino no Egito, destruindo os primogênitos e ao mesmo tempo preservando os hebreus dessa terrível tragédia.

9 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  4.3 – O valor simbólico e tipológico da Páscoa  A Páscoa, rica em significados e simbolismos, por causa de sua importância histórica e posição na revelação de Deus no Antigo Testamento.

10 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  O povo de Israel recebeu as orientações que deveriam moldar sua vida e história.  5.1- Os Conceitos acerca das Leis  As leis não foram palavras de condenação, nem tão pouco frases para incitar o pecador à prática de seus pecados, mas o cuidado de Deus para com seu povo.  5.2- A necessidade das leis  Eram necessárias para que o povo de Israel abandonasse os valores e princípios errados.  5.3- As funções da lei  Podem ser vistas em três dimensões especiais: a que se refere ao relacionamento com Deus, a que trata do relacionamento com o próximo e a que envolve a vida pessoal.

11 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  5.4- As leis em categorias religiosas, sociais e sanitárias  As leis se relacionavam com todas as áreas da vida do povo de Israel, tanto vertical como horizontal.  Leis referentes ao culto a Yahweh  O culto de Israel foi o ponto mais alto da expressão desse povo e o seu grande diferencial.

12 IBAD – PINDAMONHANGABA/SP  – Leis referentes aos relacionamentos interpessoais  A vida em coletividade, incluindo os direitos e deveres do cidadão ganhavam muita importância no pacto do Sinai.  – Leis referentes à saúde e à higiene  Deus desejava que cada pessoa vivesse bem consigo mesma e para isso os incentivava a terem uma dieta balanceada e saudável, a cuidarem do corpo, especialmente no que diz respeito ao cuidado com algumas doenças, e a disciplina da vida sexual.  5.5 – A questão legal no Novo Testamento  O Novo Testamento não desconsidera a orientação Sinaítica dada a Moisés.


Carregar ppt "IBAD – PINDAMONHANGABA/SP Os fundamentos éticos e religiosos de Israel no Antigo Testamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google