A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vossa Sou para Vós Nasci Vamos conhecer uma grande mulher que se destacou não somente no Carmelo, mas também em toda a Igreja. O seu nome é Teresa de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vossa Sou para Vós Nasci Vamos conhecer uma grande mulher que se destacou não somente no Carmelo, mas também em toda a Igreja. O seu nome é Teresa de."— Transcrição da apresentação:

1

2 Vossa Sou para Vós Nasci

3 Vamos conhecer uma grande mulher que se destacou não somente no Carmelo, mas também em toda a Igreja. O seu nome é Teresa de Ávila, santa, reformadora do Carmelo, mestra de oração, doutora da Igreja e a primeira mulher a receber esse título. Santa Teresa rompeu com muitas barreiras de discriminação e marcou a história.

4 A oração sempre foi a marca do Carmelo. Os Carmelitas sempre foram conhecidos pela austeridade de vida, pela intimidade com o Senhor através oração contínua. O Papa Leão XIII dizia que "Sem a oração não há Carmelo". "Só a oração justifica a nossa existência”(Diálogo das Carmelitas). Não é por acaso que o Carmelo é um solo fértil de santidade produzindo muitos santos para nossa Igreja.

5 Contudo, nem sempre foi assim. Houve um período em que a Ordem cedeu ao primeiro rigor e havia muitas saídas, pouca observância e muita dispersão, pouco silêncio, muita liberdade. Santa Teresa percebeu que não era possível viver o ideal de união com Cristo desta forma e começou a pensar o que poderia ser feito. Um dia, após a comunhão, o Senhor mostrou-lhe qual era realmente a sua vontade e Santa Teresa, dócil ao Espírito Santo, começou a agir.

6 Isso também pode acontecer conosco. Começamos com grande fervor e aos poucos vamos esfriando e relaxando nos primeiros propósitos. Pense se não é hora de deixar o Espírito Santo reinflamar o carisma que há em ti. Foi para isso que Deus usou de Santa Teresa, para que através dela a Ordem voltasse ao seu primitivo fervor.

7 A principio ela encontrou muitas dificuldades, passou vários vexames e insultos, mas como "oração e vida fácil são dois contrários", não desanimou e a vontade de Deus se manifestou através do Papa Pio V que autorizou a Reforma do Carmelo e até permitiu a fundação de Conventos Masculinos. Foi assim que Santa Teresa conheceu São João da Cruz, que tinha o mesmo desejo de santidade e ajudou muito na reforma.

8 Tudo isso só foi possível porque para Teresa, a oração não era estática e estéril, centrada em si mesma. Mas foi na oração que Santa Teresa encontrou o impulso para a ação. Para o Carmelita, a oração não está restrita a determinados momentos de oração, mas é como a respiração na presença no Deus Vivo. A oração é a ocupação essencial do Carmelita, mesmo quando realiza outros trabalhos.

9 Santa Teresa de Jesus nasceu em Ávila, na Espanha. Mulher de grande inteligência e sabedoria, foi proclamada Doutora da Igreja em 1970 pelo papa Paulo VI, como Mestra de espiritualidade. Realizou uma grande reforma no Carmelo e fundou outros, inclusive dois de frades.

10 Escreveu obras famosas e de grande valor espiritual como “Caminho de Perfeição”, “Moradas ou Castelo Interior” e “Livro da Vida”. Além de ser a autora do poema “Nada te perturbe”. Confira um pouco de seu pensamento expresso em frases: “Quem ama, faz sempre comunidade; não fica nunca sozinho”. “A amizade é a mais verdadeira realização da pessoa”.

11 “Falais muito bem com outras pessoas, por que vos faltariam palavras para falar com Deus?” “A amizade com Deus e a amizade com os outros é uma mesma coisa, não podemos separar uma da outra”. “Em tempos de tristeza e de inquietação, não abandones nem as boas obras de oração, nem a penitência a que estás habituada. Antes, intensifica-as. E verás com que prontidão o Senhor te sustentará”.

12 “Quem não deixa de caminhar, mesmo que tarde, afinal chega”. Para mim, perder o caminho é abandonar a Oração”. “O Senhor não olha tanto a grandeza das nossas obras. Olha mais o amor com que são feitas”. “O verdadeiro humilde sempre duvida das próprias virtudes e considera mais seguras as que vê no próximo”. “Humildade é a verdade”. “Espera um pouco, filha, e verás grandes coisas”. “Vocês pensam que Deus não fala porque não se ouve a Sua voz? Quando é o coração que reza Ele responde”.

13 “O Senhor sempre dá oportunidade para oração quando a queremos ter”. “Falte-me tudo, Senhor meu, mas se vós não me desamparardes, não faltarei eu a vós”. “Quem vos ama de verdade, Bem meu, vai seguro por um amplo caminho real, longe do despenhadeiro, estrada na qual, ao primeiro tropeço, Vós, Senhor, dais a mão; não se perde, por alguma queda, nem mesmo por muitas, quem tiver amor a Vós, e não às coisas do mundo”. “Se tiver humildade, não tenha receio, o Senhor não permitirá que se engane nem engane os outros”. “Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda”.

14 “Se não dermos ouvidos ao Senhor quando Ele nos chama, pode acontecer que não consigamos encontrá-lo quando o quisermos”. “São felizes as vidas que se consumirem no serviço da Igreja”. “Basta uma graça dessas para transformar uma alma por inteiro”. “Não me parecia que eu conhecesse a minha alma, tão transformada eu a via”. “0 olhar de Deus é amar e conceder graças”. “Eu quero ver a Deus e para isso é necessário morrer. Não morro, mas entro na vida”.

15 15/10/2013


Carregar ppt "Vossa Sou para Vós Nasci Vamos conhecer uma grande mulher que se destacou não somente no Carmelo, mas também em toda a Igreja. O seu nome é Teresa de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google