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Prof. M.Sc. Maiko Galdino Arantes UNILINS – 2010 –

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Apresentação em tema: "Prof. M.Sc. Maiko Galdino Arantes UNILINS – 2010 –"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. M.Sc. Maiko Galdino Arantes UNILINS – 2010 – arantes@fpte.br
Produto Mini-currículo Titulação Doutorando Universidade Estadual Paulista – UNESP Mestre pela Universidade Federal do Paraná - UTFPR Pós-graduado em Marketing pela FGV/RJ Graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo / UNESP Experiência Profissional Coordenador Geral do Departamento de EAD – UNILINS Professor da Univ Estadual Paulista - UNESP Coordenador de Cursos de Pós-graduação e Nível Superior nas áreas de Gestão Empresarial, Tecnologia e Marketing Palestrante Consultor Empresarial Auditor Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento- Brasil UNILINS – 2010 –

2 Ciclo de vida dos produtos Definição de produto
Produto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo. A importância dos produtos físicos, não reside apenas em sua posse, mas também nos serviços oferecidos pelo mesmo. Os produtos são compostos não só por bens físicos, mas intelectuais e serviços (pessoas - comediante, lugares - Hotel, atividades - exercício físico, organizações - associar-nos a um clube e idéias - filosofia de vida). Frequentemente os fabricantes prestam mais atenção ao produto físico do que aos serviços que ele presta.

3 Ciclo de vida dos produtos
Um produto só existe como uma solução de atender a uma necessidade. A alteração de cada estágio, depende do plano de de marketing que cada empresa desenvolve. Introdução Crescimento Maturidade Declínio

4 Ciclo de vida dos produtos
Introdução: Período de crescimento lento; lucro inexistente; altas despesas de lançamento Crescimento: Período de rápida aceitação de mercado e maior lucro Maturidade: período de redução no crescimento de vendas, o produto já foi aceito pela maioria dos compradores potenciais; o lucro estabilíza-se ou entra em declínio em função do aumento de despesas de mkt para defender o produto da concorrência; Declínio: Período onde as vendas mostram forte queda e as vendas desaparecem

5 Ciclo de vida dos produtos Razão do ciclo
Quando um novo produto é lançado, a empresa tem que estimular a conscientização, interesse, experimentação e a compra. Isto demanda tempo e no estágio de introdução, apenas algumas pessoas (inovadores) comprarão o produto. Se o produto for bom, maior número de compradores o comprará. A entrada de concorrentes no mercado acelera o processo de adoção pelo aumento de conscientização do mercado e redução dos preços. Mais compradores surgirão (adotantes não-imediatos) à medida que o produto for legitimado. Eventualmente, as vendas diminuem com o sergumento de novas classes, novas formas e marcas de produtos, desviando o interesse do comprador.

6 Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - INTRODUÇÃO
Começa quando um novo produto é lançado Problemas técnicos de produção Pequeno número de compradores Lucro negativo ou baixo Altas despesas de distribuição e divulgação Baixo grau de convencimento dos distribuidores Os preços tendem a ser mais altos Treinamento inadequado da equipe de vendas

7 Ciclo de vida dos produtos INTRODUÇÃO - Estratégias de marketing para o estágio
Promoção Preço Alta Baixa Alto Estratégia de desnatamento rápido (a) Estratégia de desnatamento lento (b) Baixo Estratégia de penetração rápida (c) Estratégia de penetração lenta (d) (a): Gasta muito com promoção para convencer o mercado sobre os méritos do produto; só faz sentido quando: grande parte do mercado potencial não conhecimento do produto; aqueles que toam conhecimento do produto estão ansiosos em adquirí-lo e pagam mais caro por isso; a empresa enfrenta concorrência potencial e deseja desenvolver a preferência pela sua marca.

8 Ciclo de vida dos produtos INTRODUÇÃO - Estratégias de marketing para o estágio
Promoção Preço Alta Baixa Alto Estratégia de desnatamento rápido (a) Estratégia de desnatamento lento (b) Baixo Estratégia de penetração rápida (c) Estratégia de penetração lenta (d) (b): faz sentido quando: o mercado é limitado em termos de tamanho; a maioria dos consumidores está consciente do produto; os compradores em potencial estão dispostos a pagar um preço alto e a concorrência não é iminente. (c): faz sentido quando: mercado amplo que não tem conhecimento do produto; consumidores sensíveis a preço; há forte concorrência em potencial e o custo unitário cai em função de escala.

9 Ciclo de vida dos produtos INTRODUÇÃO - Estratégias de marketing para o estágio
Promoção Preço Alta Baixa Alto Estratégia de desnatamento rápido (a) Estratégia de desnatamento lento (b) Baixo Estratégia de penetração rápida (c) Estratégia de penetração lenta (d) (d): faz sentido quando: o mercado é amplo; altamente consciente da existência do produto; o mercado é sensível a preço e há alguma concorrência em potencial.

10 Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - CRESCIMENTO
Rápida expansão de vendas Os adotantes iniciais gostam do produto e divulgam Novos concorrêntes entram no mercado atraídos pela oportunidade, introduzem novas características nos produtos e novos canais de distribuição Preços caindo lentamente devido ao aumento da demanda Gastos promocionais aumentam lentamente na medida em que novos concorrentes aparecem Lucros aumentam a medida que os custos promocionais se diluem no volume de vendas Muita atenção com possíveis quedas de crescimento

11 Ciclo de vida dos produtos CRESCIMENTO - Estratégias de marketing para o estágio
Para menter o crescimento rápido do produto utilizamos várias estratégias: Melhorar a qualidade do produto, acrescentar novas características e estilos Entrar em novos segmentos de mercado Novos canais de distribuição Mudar o apelo de propaganda, de conscientização para preferência do produto Abaixar os preços para atrair a faixa de compradores sensíveis aos preços.

12 Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - MATURIDADE
Estabilidade nas vendas Representa maior desafio para a gerência de mkt A maioria dos compradores em potencial já experimentou o produto e as vendas futuras giram em torno do aumento da população Possíveis mudanças dos consumidores para produtos substitutos Guerras de redução de preços com concorrentes Aumento da propaganda Pequenos concorrentes saem do mercado

13 Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio
Algumas empresas abandonam seus produtos mais fracos para centrar forças nos "carros chefe". A visualização de alguns pontos como modificação de mercado, modificação do produto e modificação do composto de marketing devem ser consideradas. Modificação do mercado: expandir o mercado trabalhando com os dois fatores que compõem o volume de vendas: (volume = número de usuários da marca X taxa de uso por usuário) Pode-se expandir o número de usuários de 3 maneiras: - converter não usuários em usuários - entrar em novos segmentos de mercado - conquistar os consumidores dos concorrentes

14 Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio
Modificação do mercado (continuação): Pode-se expandir a taxa de uso de 3 maneiras: - uso mais frequente - maior uso por ocasião - usos novos e mais variádos (Ex.: receitas de alimentos) Modificação do produto: Consiste em modificar a característica do produto. Isto pode ser feito de diversas formas: - melhoria da qualidade (aumenta o desempenho funcional do produto) - melhoria da característica (acréscimo de algo novo - a empresa se torna, perante o público, inovadora) - melhoria de estilo (aumentar o apelo estético)

15 Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio
Modificação do composto de marketing: Consiste em modificar um ou mais elementos do composto de marketing (preço, distribuição, propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, serviços) - Preço: Pergunte-se: uma redução no preço atrairia novos experimentadores ou usuários? resposta positiva, então é uma boa estratégia - agregar vantagens como descontos, pagamento de frete. Resposta negativa, não seria melhor aumentar o preço como sinal de melhor qualidade? - Distribuição: usar novos tipos de canais de distribuição; aumentar o volume de vendas nos canais usuais, obter maior apoio de exposição nos pontos de vendas.

16 Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio
Modificação do composto de marketing (continuação): - Propaganda: aumentar os gastos com propagandas?; a mensagem ou texto da propaganda devem ser modificados? A mídia está correta?; a ocasição, frequencia e duração estão de acordo? - Promoção de vendas: condições especiais de pagamento, descontos, redução de preços, garantias, prêmios e concursos? - Venda pessoal: numero ou qualidade dos vendedores devem ser aumentados?os terristórios de vendas devem ser revistos? incentivos a força de vendas devem ser modificados? O planejamento de visitas deve ser remodelado?

17 Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio
Modificação do composto de marketing (continuação): - Serviços: a empresa pode acelerar a entrega? pode ampliar a assistência técnica? Pode estender o prazo de financiamento? Um grande problema relacionado às modificações do composto de marketing é que elas são facilmente imitáveis pelos concorrentes.

18 Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - DECLÍNIO
Vendas em queda Vendas podem cair a zero ou estagnar em nível baixo Acontece por algumas razões: avanços tecnológicos, mudanças nos gostos dos consumidores; aumento da concorrencia; e outras Algumas empresas se retiram do mercado Retirada de alguns segmentos Abandono de alguns canais de distribuição Produtos são antigos ou ultrapassados Abatimento dos funcionários e chefias

19 Ciclo de vida dos produtos DECLÍNIO - Estratégias de marketing para o estágio
As empresas enfrentam algumas decisões ao lidar com produtos antigos: Identificação dos produtos fracos: organização de um comitê para realizar a identificação. Analisar: tamanho do mercado, participação, preços, custos e lucros. Podendo chegar a abandonar o referido produto. Determinação das estratégias de marketing: aumentar, manter ou desacelerar o investimento, aproveitar ao máximo o momento. Decisão de abandonar: nesse caso deveremos analisar alguns fatores: vender para uma empresa menor. Decidir o nível de estoque para os usuários. Assitência técnica futura.


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