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Mini-currículo Titulação Doutorando Universidade Estadual Paulista – UNESP Mestre pela Universidade Federal do Paraná - UTFPR Pós-graduado em Marketing.

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1 Mini-currículo Titulação Doutorando Universidade Estadual Paulista – UNESP Mestre pela Universidade Federal do Paraná - UTFPR Pós-graduado em Marketing pela FGV/RJ Graduado pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo / UNESP Experiência Profissional Coordenador Geral do Departamento de EAD – UNILINS Professor da Univ Estadual Paulista - UNESP Coordenador de Cursos de Pós-graduação e Nível Superior nas áreas de Gestão Empresarial, Tecnologia e Marketing Palestrante Consultor Empresarial Auditor Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento- Brasil UNILINS – 2010 – Produto Prof. M.Sc. Maiko Galdino Arantes

2 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos Definição de produto zProduto é algo que pode ser oferecido para satisfazer a uma necessidade ou desejo. zA importância dos produtos físicos, não reside apenas em sua posse, mas também nos serviços oferecidos pelo mesmo. zOs produtos são compostos não só por bens físicos, mas intelectuais e serviços (pessoas - comediante, lugares - Hotel, atividades - exercício físico, organizações - associar-nos a um clube e idéias - filosofia de vida). Frequentemente os fabricantes prestam mais atenção ao produto físico do que aos serviços que ele presta.

3 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos zUm produto só existe como uma solução de atender a uma necessidade. zA alteração de cada estágio, depende do plano de de marketing que cada empresa desenvolve. Introdução CrescimentoMaturidadeDeclínio

4 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos zIntrodução: Período de crescimento lento; lucro inexistente; altas despesas de lançamento zCrescimento: Período de rápida aceitação de mercado e maior lucro Maturidade: período de redução no crescimento de vendas, o produto já foi aceito pela maioria dos compradores potenciais; o lucro estabilíza-se ou entra em declínio em função do aumento de despesas de mkt para defender o produto da concorrência; Declínio: Período onde as vendas mostram forte queda e as vendas desaparecem

5 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos Razão do ciclo zQuando um novo produto é lançado, a empresa tem que estimular a conscientização, interesse, experimentação e a compra. Isto demanda tempo e no estágio de introdução, apenas algumas pessoas (inovadores) comprarão o produto. Se o produto for bom, maior número de compradores o comprará. A entrada de concorrentes no mercado acelera o processo de adoção pelo aumento de conscientização do mercado e redução dos preços. Mais compradores surgirão (adotantes não-imediatos) à medida que o produto for legitimado. Eventualmente, as vendas diminuem com o sergumento de novas classes, novas formas e marcas de produtos, desviando o interesse do comprador.

6 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - INTRODUÇÃO zComeça quando um novo produto é lançado zProblemas técnicos de produção zPequeno número de compradores zLucro negativo ou baixo zAltas despesas de distribuição e divulgação zBaixo grau de convencimento dos distribuidores zOs preços tendem a ser mais altos zTreinamento inadequado da equipe de vendas

7 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos INTRODUÇÃO - Estratégias de marketing para o estágio z(a): Gasta muito com promoção para convencer o mercado sobre os méritos do produto; só faz sentido quando: grande parte do mercado potencial não conhecimento do produto; aqueles que toam conhecimento do produto estão ansiosos em adquirí-lo e pagam mais caro por isso; a empresa enfrenta concorrência potencial e deseja desenvolver a preferência pela sua marca. AltaBaixa AltoEstratégia de desnatamento rápido (a) Estratégia de desnatamento lento (b) BaixoEstratégia de penetração rápida (c) Estratégia de penetração lenta (d) Promoção Preço

8 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos INTRODUÇÃO - Estratégias de marketing para o estágio z(b): faz sentido quando: o mercado é limitado em termos de tamanho; a maioria dos consumidores está consciente do produto; os compradores em potencial estão dispostos a pagar um preço alto e a concorrência não é iminente. z(c): faz sentido quando: mercado amplo que não tem conhecimento do produto; consumidores sensíveis a preço; há forte concorrência em potencial e o custo unitário cai em função de escala. AltaBaixa AltoEstratégia de desnatamento rápido (a) Estratégia de desnatamento lento (b) BaixoEstratégia de penetração rápida (c) Estratégia de penetração lenta (d) Promoção Preço

9 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos INTRODUÇÃO - Estratégias de marketing para o estágio z(d): faz sentido quando: o mercado é amplo; altamente consciente da existência do produto; o mercado é sensível a preço e há alguma concorrência em potencial. AltaBaixa AltoEstratégia de desnatamento rápido (a) Estratégia de desnatamento lento (b) BaixoEstratégia de penetração rápida (c) Estratégia de penetração lenta (d) Promoção Preço

10 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - CRESCIMENTO zRápida expansão de vendas zOs adotantes iniciais gostam do produto e divulgam zNovos concorrêntes entram no mercado atraídos pela oportunidade, introduzem novas características nos produtos e novos canais de distribuição zPreços caindo lentamente devido ao aumento da demanda zGastos promocionais aumentam lentamente na medida em que novos concorrentes aparecem zLucros aumentam a medida que os custos promocionais se diluem no volume de vendas zMuita atenção com possíveis quedas de crescimento

11 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos CRESCIMENTO - Estratégias de marketing para o estágio zPara menter o crescimento rápido do produto utilizamos várias estratégias: zMelhorar a qualidade do produto, acrescentar novas características e estilos zEntrar em novos segmentos de mercado zNovos canais de distribuição zMudar o apelo de propaganda, de conscientização para preferência do produto zAbaixar os preços para atrair a faixa de compradores sensíveis aos preços.

12 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - MATURIDADE zEstabilidade nas vendas zRepresenta maior desafio para a gerência de mkt zA maioria dos compradores em potencial já experimentou o produto e as vendas futuras giram em torno do aumento da população zPossíveis mudanças dos consumidores para produtos substitutos zGuerras de redução de preços com concorrentes zAumento da propaganda zPequenos concorrentes saem do mercado

13 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio zAlgumas empresas abandonam seus produtos mais fracos para centrar forças nos "carros chefe". A visualização de alguns pontos como modificação de mercado, modificação do produto e modificação do composto de marketing devem ser consideradas. zModificação do mercado: expandir o mercado trabalhando com os dois fatores que compõem o volume de vendas: (volume = número de usuários da marca X taxa de uso por usuário) Pode-se expandir o número de usuários de 3 maneiras: - converter não usuários em usuários - entrar em novos segmentos de mercado - conquistar os consumidores dos concorrentes

14 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio zModificação do mercado (continuação): Pode-se expandir a taxa de uso de 3 maneiras: - uso mais frequente - maior uso por ocasião - usos novos e mais variádos (Ex.: receitas de alimentos) zModificação do produto: Consiste em modificar a característica do produto. Isto pode ser feito de diversas formas: - melhoria da qualidade (aumenta o desempenho funcional do produto) - melhoria da característica (acréscimo de algo novo - a empresa se torna, perante o público, inovadora) - melhoria de estilo (aumentar o apelo estético)

15 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio zModificação do composto de marketing: Consiste em modificar um ou mais elementos do composto de marketing (preço, distribuição, propaganda, promoção de vendas, venda pessoal, serviços) - Preço: Pergunte-se: uma redução no preço atrairia novos experimentadores ou usuários? resposta positiva, então é uma boa estratégia - agregar vantagens como descontos, pagamento de frete. Resposta negativa, não seria melhor aumentar o preço como sinal de melhor qualidade? - Distribuição: usar novos tipos de canais de distribuição; aumentar o volume de vendas nos canais usuais, obter maior apoio de exposição nos pontos de vendas.

16 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio zModificação do composto de marketing (continuação): - Propaganda: aumentar os gastos com propagandas?; a mensagem ou texto da propaganda devem ser modificados? A mídia está correta?; a ocasição, frequencia e duração estão de acordo? - Promoção de vendas: condições especiais de pagamento, descontos, redução de preços, garantias, prêmios e concursos? - Venda pessoal: numero ou qualidade dos vendedores devem ser aumentados?os terristórios de vendas devem ser revistos? incentivos a força de vendas devem ser modificados? O planejamento de visitas deve ser remodelado?

17 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos MATURIDADE - Estratégias de marketing para o estágio zModificação do composto de marketing (continuação): - Serviços: a empresa pode acelerar a entrega? pode ampliar a assistência técnica? Pode estender o prazo de financiamento? zUm grande problema relacionado às modificações do composto de marketing é que elas são facilmente imitáveis pelos concorrentes.

18 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos Análise das varíaveis - DECLÍNIO zVendas em queda zVendas podem cair a zero ou estagnar em nível baixo zAcontece por algumas razões: avanços tecnológicos, mudanças nos gostos dos consumidores; aumento da concorrencia; e outras zAlgumas empresas se retiram do mercado zRetirada de alguns segmentos zAbandono de alguns canais de distribuição zProdutos são antigos ou ultrapassados zAbatimento dos funcionários e chefias

19 Prof. Maiko G. Arantes Ciclo de vida dos produtos DECLÍNIO - Estratégias de marketing para o estágio zAs empresas enfrentam algumas decisões ao lidar com produtos antigos: zIdentificação dos produtos fracos: organização de um comitê para realizar a identificação. Analisar: tamanho do mercado, participação, preços, custos e lucros. Podendo chegar a abandonar o referido produto. zDeterminação das estratégias de marketing: aumentar, manter ou desacelerar o investimento, aproveitar ao máximo o momento. zDecisão de abandonar: nesse caso deveremos analisar alguns fatores: vender para uma empresa menor. Decidir o nível de estoque para os usuários. Assitência técnica futura.


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