A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O estilo Rococó ou Luís XV, como também é conhecido (1700 - 1800 ), foi responsável por uma transformação no mobiliário e nos interiores. Arquitetura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O estilo Rococó ou Luís XV, como também é conhecido (1700 - 1800 ), foi responsável por uma transformação no mobiliário e nos interiores. Arquitetura."— Transcrição da apresentação:

1

2 O estilo Rococó ou Luís XV, como também é conhecido ( ), foi responsável por uma transformação no mobiliário e nos interiores. Arquitetura de interiores e a mobília adquirem uma integração que não havia acontecido em outros períodos. O mobiliário rococó corresponde aos padrões da etiqueta e do comportamento da corte. É nesta época que se tem consciência da rigidez da etiqueta e dos benefícios dos espaços íntimos. Desta maneira, o Rococó distingue espaços sociais e privados, demonstrando a preocupação com o conforto e a privacidade, conceitos realmente novos até então. As noções de conforto do Rococó são mais próximas às nossas.

3 Os móveis adquirem o sentido decorativo, tornando-se item de coleção. Os modelos são diversificados, com a multiplicação de pequenas mesas. A mobília também se torna mais acessível a uma quantidade maior de pessoas.

4 Essa mesa parece ter sido feita para Luiz XV, que a deu ou vendeu à Imperatriz Catarina II da Rússia. Recebeu o seu nome do fato suposto de ter sido nela assinado o Tratado Franco Russo de Tilsit (1807), sendo o seu proprietário de então o Príncipe Kurakine, embaixador russo na côrte imperial francesa. Os intricados ornamentos em relevo e as elaboradas cariátides das pernas (já atribuídas ao escultor Étienne Falconet) dão a esta peça uma qualidade rica e austera. René Dubois – Mesa Tilsit (6x143cm: 1770) Carvalho, laqueado em verniz ouro e verde, e parcialmente dourado, com molduras de bronze marchetado e dourado; o tampo é formado de marroquim verde.

5 Pequenas mesas serviam como criados ao lado da cama, auxiliavam nas refeições, apoiavam objetos e livros, entre outras funções. Destaque para as pernas de sabre alongadas, com detalhes em bronze dourado nos pés.

6 No estilo Rococó, surgiram inúmeros modelos de secretárias e mesas com gavetas e compartimentos. Alguns modelos eram feitos exclusivamente para as senhoras, como alguns tipos de escrivaninhas. Esta escrivaninha (1768) em carvalho e bronze dourado possui decoração com placas de cerâmica de Sèvres, com motivos florais. Pode ter pertencido à Madame du Barry, amante de Luís XV.

7 Uma das técnicas decorativas muito adotadas durante o período Rococó foi a marchetaria. Presente em grande parte dos móveis, demonstrava a habilidade e o conhecimento do artesão e o valor do mobiliário naquela época. Detalhe do tampo marchetado

8 Durante o Rococó surgiu a moda chamada Chinoiserie, sob inspiração oriental. Móveis importados do Oriente faziam grande sucesso entre ebanistas e artesãos europeus, que imitaram as técnicas e motivos orientais.

9 O estilo Chippendale Thomas Chippendale criou modelos de móveis de estilo rococó, porém com uma interpretação bem pessoal. Chippendale fundou uma fábrica de artigos de decoração, trabalhou com livros de modelos de seus móveis e artigos, influenciando o design de móveis na Inglaterra. Móveis de inspiração oriental criados por Chippendale

10

11 Meissen, o mais importante centro europeu de manufatura de porcelana na primeira metade do séc. XVIII, estimulou o desenvolvimento de fábricas de porcelana na Inglaterra. Chelsea, a mais antiga de todas, foi fundada, segundo parece, pouco depois de 1745, sendo o seu mestre-modelador o flamengo Joseph Willems. O estilo de Willems é uma elaborada interpretação do rococó.

12 Integrando as mobílias ROCOCÓ nos dias de hoje.

13 THIAGO HERRERA interioresherrera.com.br


Carregar ppt "O estilo Rococó ou Luís XV, como também é conhecido (1700 - 1800 ), foi responsável por uma transformação no mobiliário e nos interiores. Arquitetura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google