A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO"— Transcrição da apresentação:

1 EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Prof. Engo Celso Atienza

2 Época Origem Contribuição Sec. IV a.c Sec. XIII Sec. XV Aristóteles
Cuidou das enfermidades dos trabalhadores em Minas e das maneiras de evitá-las Platão Expôs certas deformidades do esqueleto típicos de determinadas profissões. Plínio (O Velho) Publicou a “História Natural”, onde incluiu pela 1a. vez os efeitos do Trabalho com o chumbo, apontando os males do Saturnismo por envenenamento agudo ou crônico produzido pelo chumbo e recomendado o uso de máscaras protetoras. Hipócrates (O pai de medicina) Revelou a origem das doenças profissionais que acometiam os trabalhadores nas minas de estanho. Galeno Preocupou-se também com o Saturnisno. Sec. XIII Avicena (Médico Árabe) Preocupou-se também com o Saturnisno e indicou como causa das cólicas provocadas pelo Saturnismo, o trabalho em pintura com tintas à base de chumbos. Sec. XV Ulrich Ellenbog Editou uma série de publicações em que preconizava medidas de higiene do trabalho.

3 Época Origem Contribuição Sec. XVI Europa 1601 Inglaterra 16 66
Paracelso (Médico Suíço) Divulgou estudos atinentes as afecções dos mineiros do Tirol. Europa Foram criadas várias corporações de ofício que organizavam e protegiam os interesses dos artífices que representavam. 1601 Inglaterra Foi criada a “Lei dos Pobres” 16 66 Rei Carlos II Em virtude do grande incêndio de Londres, foi lançada a proclamação exigindo que as novas casas fossem feitas com paredes de tijolos e que a largura das ruas fossem aumentadas de modo que o fogo, de um lado não atingisse o lado oposto. 1802 Substituição da “Lei dos Pobres” pela “Lei das Fábricas”. 1833 Foi regulamentada a inspeção nas fábricas pelo Governo. 1844 Aprovação das primeiras leis de Segurança do Trabalho. Foi decretada lei obrigando colocar proteções nas engrenagens e asas dos moinhos. Grande Lei das Fábricas, do Lord Ashley.

4 Época Origem Contribuição 1862 França 1865 Alemanha 1867 Massachusetts
Regulamentação da Higiene do Trabalho e da Segurança do Trabalho. 1865 Alemanha “Lei da Indenização Obrigatória dos Trabalhadores”, responsabilizando o empregador pelo pagamento dos acidentes. 1867 Massachusetts Foi regulamentada a Inspeção nas Indústrias. 1869 Foram aprovadas Leis obrigando os proprietários de indústrias a instalarem dispositivos para proteger a integridade física dos trabalhadores. Foi instalado o primeiro Departamento Estadual de Estatísticas do Trabalho, com a finalidade de especificar a natureza das causas dos acidentes. 1874 Foi promulgada a Lei regulamentando a inspeção especial das indústrias. 1877 Foi aprovada a Lei obrigando a proteção de máquinas perigosas. 1883 Emílio Müller Fundou em Paris a Associação de Indústria contra os Acidentes do Trabalho.

5 Época Origem Contribuição 1885 Alabama Alemanha 1887 Massachusetts
Foi aprovada a Lei de Responsabilidade dos Empregadores. Alemanha Bismark elaborou e aprovou o primeiro Decreto de Indenização Obrigatória aos Trabalhadores. Este Decreto era restrito à doenças. 1887 Massachusetts Foi aprovada a Lei de responsabilidade dos empresários. 1892 Illinóis Foi formado o Departamento de Segurança nas fábricas Joiet, na Cia. Siderurgica de Illinóis. Este evento foi denominado o início do movimento Americano de Prevenção de Acidentes do Trabalho e a primeira Instrução de Segurança, foram de inspeção de todos os volantes de máquinas. 1897 Inglaterra Após o incêndio Cripplegate, foi fundado o Comitê Britânico de Prevenção e iniciou-se uma série de pesquisas relativas a materiais aplicados em construção. Inglaterra, Áustria e Hungria Foram também aprovadas Leis de Indenização aos operários. França Após a catástrofe do Bazar da Caridade, foram dadas maiores atenções aos problemas de incêndios.

6 Época Origem Contribuição 1898 França e Itália 1903 EUA Rússia 1909
Foram aprovadas Leis de Indenização aos operários 1903 EUA Promulgada a primeira Lei sobre Indenizações dos Trabalhadores, limitada a empregador e trabalhadores federais. Rússia Foi aprovada Lei de Indenização aos operários. 1909 Foi realizada a primeira Conferência Nacional de Doenças Profissionais. 1911 Nova Jersey Foi aprovada a primeira Lei de Estado de Indenização aos operários. Califórnia Foi aprovada a primeira Lei Americana de Comunicação Obrigatória de Doenças do Trabalho. 1912 Congresso USA Aprovou Lei revogando a existência “Osteorosis de Mandila”, como doença do trabalho. 1919 Tratado de Versalles Criação da organização Internacional do Trabalho – O.I.T., com sede em Genebra, que substituiu a Associação Internacional de Proteção ao Trabalho.

7 A O.I.T. determinou o serviço de Segurança do Trabalho.
Época Origem Contribuição 1921 Genebra A O.I.T. determinou o serviço de Segurança do Trabalho. EUA Estendeu os benefícios da Lei de 1903 a todos os trabalhadores através de “Lei Federal”. 1922 Greenburg e Smith instalaram o aspersor, dispositivo de controle de poeiras, que iniciou o método de aspersão adotado como norma pelo Departamento Americano de Minas. 1926 “Estudo de envenenamento pelo Benzeno”. Em 1922 foi elaborado estudo de envenenamento pelo Benzeno no Congresso Nacional de Segurança. Despertou tanto interesse que foi instalado em grupo de trabalho pelo Conselho Nacional de Segurança para estudo e divulgação. O estudo final deste Comitê foi publicado em maio de 1926 pelo Comitê Nacional de Segurança N.S.C. Neste trabalho se definiu o problema, descreveu-se a investigação e divulgaram sugestões de formas alternativas. Também especifica o uso de Benzeno e o tratamento adequado dos operários expostos.

8 Época Origem Contribuição 1927 1939 1936 França
Foram iniciados estudos de laboratórios relacionados com a inflamabilidade dos materiais e estabeleceram-se os primeiros regulamentos específicos que ditaram medidas e precauções a serem tomadas nos locais de trabalho e nos locais de uso público. EUA O Conselho Norte Americano de Engenharia realizou estudo em 1926 e 1927 da relação entre segurança e produtividade. O Conselho foi convidado pelo Conselho Nacional de Acidentes e Segurança, para realizar este estudo que financiou este projeto.O relatório final que foi submetido aos editores em 1937, que foi o primeiro tratado autêntico sobre o tema de segurança vinculado com a produção. 1939 Pensilvânia O Serviço de Saúde Pública nos EUA, com a cooperação dos operadores de minas de carvão, com os operários de mineração e com o Departamento de Trabalho e da Indústria da Pensilvânia concluiu uma investigação de doenças pulmonares nas minas de antracita. Foi concluído que a fibrose pulmonar dos mineiros de carvão tinha como causa a sílica e não ao pó de carvão. 1936 A Fundação de Higiene do Ar foi criada para realizar estudos científicos e investigações para determinar meios e procedimentos na prevenção de doenças profissionais.

9 Foram instalados departamentos de higiene do trabalho em 33 estados.
Época Origem Contribuição 1941 EUA Foram instalados departamentos de higiene do trabalho em 33 estados. Mississipi No início de 1941 em todos os Estados, exceto em Mississipi, tinham em vigor Leis de Indenização, Arkansas foi o 47o Estado. 1972 Criação da OSHA.


Carregar ppt "EVOLUÇÃO DA ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google