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Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 PESQUISA.

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1 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 PESQUISA

2 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 procurar respostas para indagações propostas. a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia consagrada pela ciência. uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de processos científicos. conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos. Pesquisar é... Fonte: Prof. William Costa Rodrigues -FAETEC/IST

3 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 Finalidades Pesquisa pura (básica): satisfação do desejo de adquirir conhecimentos, sem que haja uma aplicação prática prevista. Pesquisa aplicada: os conhecimentos adquiridos são utilizados para aplicação prática voltados para a solução de problemas concretos da vida moderna. Fonte: Prof. William Costa Rodrigues -FAETEC/IST

4 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 Modalidades de Pesquisa Exploratória: Seu objetivo é a caracterização inicial do problema, sua classificação e de sua definição. Constitui o primeiro estágio de toda pesquisa científica. Teórica: Tem como objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses. Aplicada: Tem como objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos. Fonte: Prof. William Costa Rodrigues -FAETEC/IST

5 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 Modalidades de Pesquisa Pesquisa de campo: É a observação dos fatos tal como ocorrem. Não permite isolar e controlar as variáveis, mas perceber e estudar as relações estabelecidas. Experimental: Cria condições para interferir no aparecimento ou na modificação dos fatos, para poder explicar o que ocorre com fenômenos correlacionados. Bibliográfica: Recupera o conhecimento científico acumulado sobre um problema. Fonte: Prof. William Costa Rodrigues -FAETEC/IST

6 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 Tipos de Pesquisa quanto aos objetivos Pesquisa exploratória Proporcionar maior familiaridade com o problema. Levantamento bibliográfico ou entrevistas. Pesquisa bibliográfica ou estudo de caso. Pesquisa descritiva Fatos são observados, registrados, analisados, classificados e interpretados, sem interferência do pesquisador. Uso de técnicas padronizadas de coleta de dados (questionário e observação sistemática). Pesquisa explicativa Identificar fatores determinantes para a ocorrência dos fenômenos. Ciências naturais – método experimental; ciências sociais – método observacional. Fonte: Prof. William Costa Rodrigues -FAETEC/IST

7 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 Tipos de Pesquisa quanto a forma de abordagem Pesquisa quantitativa Traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas e analisadas. Utilizam-se técnicas estatísticas. Pesquisa qualitativa É descritiva. As informações obtidas não podem ser quantificáveis. Os dados obtidos são analisados indutivamente. A interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são básicas no processo de pesquisa qualitativa.

8 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica 12:30 Fonte: Prof. William Costa Rodrigues -FAETEC/IST

9 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Instrumentos da Pesquisa Qualitativa

10 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica MÉTODO CIENTÍFICO E SUAS APLICAÇÕES Método científico é um instrumento utilizado pela ciência na sondagem da realidade, um instrumento formado por um conjunto de procedimentos, mediante os quais os problemas científicos são formulados e as hipóteses são examinadas.

11 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Pesquisa, no sentido mais amplo, é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento. O QUE É PESQUISA? A pesquisa científica se distingue de outra modalidade qualquer de pesquisa pelo método, pelas técnicas, por estar voltada para a realidade empírica e pela forma de comunicar o conhecimento obtido.

12 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica ETAPAS DA PESQUISA A)Reconhecimento e formulação do problema - Selecionar objeto de pesquisa definição do problema/ exploração inicial do tema B) Planejamento da pesquisa -Definir objetivos e hipóteses -Definir metodologia - fontes de dados/ método de pesquisa - técnica de coleta de dados/ população e amostra - Planejar a coleta de dados

13 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica C) Execução da pesquisa -Preparar o campo (pré-teste) -Ir para o campo (coleta, conferencia, verificação, correção) -Processar e analisar os dados (digitação, análise, interpretação, conclusão e recomendação) D) Comunicação dos resultados - Redação de relatório e apresentação do resultado

14 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica O MÉTODO EXPERIMENTAL A EXPERIÊNCIA A IDÉIA A PERGUNTA OS RESULTADOS E CONCLUSÕES NOVAS DÚVIDAS

15 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica FORMAS DE ABORDAGEM Pesquisa Quantitativa: traduz em números opiniões e informações para classificá-los e organizá-los. Utiliza métodos estatísticos. Pesquisa Qualitativa: considera a existência de uma relação dinâmica entre mundo real e sujeito. É descritiva e utiliza o método indutivo. O processo é o foco principal. TÉCNICAS DE COLETA DE DADOS Observação Entrevista Questionário Pesquisa documental e bibliográfica

16 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica É uma técnica de coleta de dados para conseguir informações e utiliza os sentidos na obtenção de determinados aspectos da realidade. Não consiste apenas em ver e ouvir, mas também em examinar fatos ou ferramentas que se deseja estudar. A observação ajuda o pesquisador a identificar e a obter provas a respeito de objetivos sobre os quais os indivíduos não tem consciência, mas que orientam seu comportamento. OBSERVAÇÃO

17 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica TIPOS DE OBSERVAÇÃO Na investigação científica são empregadas várias modalidades de observação, que variam de acordo com as circunstâncias. Segundo os meios utilizados: Observação não estrutura: é a que se realiza sem planejamento e sem controle anteriormente elaborados, como decorrência de fenômenos que surgem de imprevisto. Observação estruturada: é a que se realiza em condições controladas para se responder a propósitos, que foram anteriormente definidos. Requer planejamento e necessita de operações específicas para o seu desenvolvimento.

18 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Segundo a participação do observador: Participante: consiste na participação real do pesquisador com a comunidade ou grupo. Em geral são apontados duas formas: Natural - o observador pertence à mesma comunidade ou grupo que investiga. Artificial - o observador integra-se ao grupo com a finalidade de obter informações. Não participante: o observador toma contato com a comunidade, grupo ou realidade estudada, mas sem integrar-se a ela - permanece de fora.

19 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica Segundo o número de observadores: Individual: é a técnica de observação realizada por um pesquisador. Nesse caso, a personalidade dele se projeta sobre o observado, fazendo algumas inferências ou distorções, pela limitada possibilidade de controles. Em equipe: é a mais aconselhável, pois o grupo pode observar a ocorrência por vários ângulos.

20 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica PRINCIPAL PROBLEMA COM A TÉCNICA DA OBSERVAÇÃO O principal problema é que a presença do pesquisador pode provocar alterações no comportamento dos observados, destruindo a espontaneidade dos mesmos e produzindo resultados pouco confiáveis.

21 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica ENTREVISTA É um encontro entre duas pessoas, a fim de que uma delas obtenha informações a respeito de determinado assunto, mediante uma conversação de natureza profissional. TIPOS DE ENTREVISTAS Estruturada: é aquela em que o entrevistador segue um roteiro previamente estabelecido. Não estruturada: o entrevistado tem liberdade para desenvolver cada situação em qualquer direção que considere adequada. Painel: consiste na repetição de perguntas, de tempo em tempo, às mesmas pessoas, a fim de estudar a evolução das opiniões em períodos curtos.

22 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica MEDIDAS EXIGIDAS PARA A PREPARAÇÃO DA ENTREVISTA Planejamento da entrevista Conhecimento prévio do entrevistado Oportunidade da entrevista Condições favoráveis Contato com líderes Conhecimento prévio do campo Preparação específica

23 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica PRINCIPAIS PROBLEMAS COM A TÉCNICA DA ENTREVISTA Falta de motivação do entrevistado. Inadequada compreensão do significado das perguntas. Fornecimento de respostas falsas. Inabilidade do entrevistado para responder. Influência exercida pelo aspecto pessoal do entrevistado com o entrevistado.

24 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica QUESTIONÁRIO É um instrumento de coleta de dados constituído por uma série ordenada de perguntas, que devem ser respondidas por escrito e sem a presença do entrevistador. CUIDADOS NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO Conhecer o assunto Cuidado na seleção das questões Limitado em extensão e em finalidade Codificadas para facilitar a tabulação Indicação da entidade organizadora Acompanhado por instruções Boa apresentação estética

25 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica CONSTRUÇÃO DO QUESTIONÁRIO Consiste em traduzir os objetivos da pesquisa em perguntas claras e objetivas. TIPOS DE QUESTÕES a)Aberta: são as que permitem ao informante responder livremente, usando linguagem própria e emitir opiniões. Entretanto, apresenta alguns inconvenientes: Dificulta a resposta ao próprio informante, que deverá redigi-la. O processo de tabulação. O tratamento estatístico e a interpretação. A análise é difícil, complexa, cansativa e demorada.

26 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica b) Fechada: são aquelas em que o informante escolhe sua resposta entre duas opções. Este tipo de pergunta, embora restrinja a liberdade das respostas, facilita o trabalho do pesquisador e também a tabulação, pois as respostas são mais objetivas. c) Múltipla escolha: são perguntas fechadas mas que apresentam uma série de possíveis respostas, abrangendo várias facetas do mesmo assunto. A técnica da escolha múltipla é facilmente tabulável e proporciona uma exploração em profundidade quase tão boa quanto a de perguntas abertas. A combinação de respostas múltiplas com as respostas abertas possibilita mais informações sobre o assunto, sem prejudicar a tabulação.

27 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica PRÉ-TESTE DO QUESTIONÁRIO A análise dos dados, após tabulação, evidenciará possíveis falhas existentes: Inconsistência ou complexidade das questões. Ambigüidades ou linguagem inacessível. Perguntas supérfluas ou que causem embaraço ao informante. Questões que obedeçam a uma determinada ordem. Se são muito numerosas.

28 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica DOCUMENTAÇÃO INDIRETA Toda pesquisa implica o levantamento de dados de variadas fontes, quaisquer que sejam os métodos ou técnicas empregados. É a fase da pesquisa realizada com intuito de recolher informações prévias sobre o campo de interesse. O levantamento de dados é feito de duas maneiras: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica

29 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica PESQUISA DOCUMENTAL A análise documental pode se constituir numa técnica valiosa de abordagem de dados qualitativos, seja complementando as informações obtidas por outras técnicas, seja desvelando aspectos novos de um tema ou problema. São considerados documentos, regulamentos, normas, pareceres, cartas, memorandos, diários pessoais, autobiografias, jornais, revistas, discursos, roteiros de programas de rádio e televisão, estatísticas, arquivos escolares.

30 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica PESQUISA BIBLIOGRÁFICA Abrange toda bibliografia já tornada publica em relação ao tema de estudos, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisa, monografias, teses, material cartográfico, até meios de comunicação.

31 Prof. Vorlei – Estratégias de Marketing e Comunicação Mercadológica SUGESTÕES DE LEITURA LUDKE, M. e ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, FLICK, U. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2ed. Porto Alegre: Bookman, 2004 MARCONI, M. de A. e LAKATOS, E. M. Técnicas de Pesquisa. 6 ed. São Paulo: Atlas, SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21 ed. São Paulo: Cortez, ALVES-MAZZOTTI, A. J. e GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2 ed. São Paulo: Pioneira, 1999.


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