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ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS

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Apresentação em tema: "ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRATÉGIAS MAIS UTILIZADAS

2 Quais as Estratégias mais utilizadas pelas organizações?
Que tipo de Estratégia usar para se expandir? O Que é uma Estratégia Genérica?

3 Plano Estratégico envolve uma análise bem abrangente de uma empresa em relação ao setor em que atua, em relação aos seus concorrentes e em relação ao ambiente empresarial. Em outras palavras, pode-se afirmar que Estratégia é o plano de uma empresa para atingir suas metas.

4 Existem três níveis de Estratégias

5 ESTRATÉGIAS FUNCIONAIS
São os métodos operacionais que “agregam valor” aos produtos. A Estratégia Funcional do Carrefour no Brasil é diminuir seu quadro de funcionários das lojas e, com isso, reduzir seus custos operacionais. O Carrefour se utiliza dos promotores de vendas das indústrias para realizarem os serviços que seriam de seus funcionários e em vez de 200 funcionários eles têm, em média, 80 por loja, o que, certamente, diminui seus custos e aumenta sua margem de lucro.

6 ESTRATÉGIAS DE NEGÓCIOS
São os “planos de batalha” utilizados para lutar contra a concorrência no setor do qual uma empresa participa. A estratégia de negócios da Nestlé no Brasil é a de encher as prateleiras das lojas com muitas marcas diferentes de leites em pó e, conseqüentemente, ocupar os espaços que poderiam ser ocupados pelas marcas concorrentes.

7 ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
A mais utilizada pelas corporações é a de “fusão e aquisição”. Algumas empresas cujo setor está em baixa adquirem empresas cujo setor está em alta. O melhor exemplo é a da Philip Morris (maior fabricante mundial de cigarros, cujo setor tabagista está em queda em todo mundo), que comprou a Kraft Food’s (LACTA) e a General Food’s (MAGUARY), cujo setor – alimentos – está em alta. Outro exemplo dessa estratégia nesse setor é a RJ Reynolds (2º maior fabricante mundial de cigarros) que adquiriu a Nabisco.

8 Existem três níveis de Estratégias

9 ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO
Um dos mais simples diagramas estratégicos que ajuda os gestores a entenderem uma “Expansão” foi idealizado por Igor Ansoff. Tornou-se um bom meio de classificar rotas para a expansão das empresas. Ele cruzou duas variáveis – os produtos comercializados pela empresa e o mercado em que atuam. Dessa forma ele encontrou quatro (4) formas de uma empresa se expandir:

10 ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO
1. Estratégia de Penetração de Mercado Se a Nestlé decidisse continuar vendendo seus chocolates no Brasil, isso seria considerado por Ansoff como uma estratégia de “Penetração de Mercado”, pois ela estaria vendendo um “produto velho” (seus chocolates) num “mercado velho” (Brasil).

11 ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO
2. Estratégia de Desenvolvimento de Produto Se a Nestlé decidisse vender uma nova marca de chocolate no Brasil (chocolates “Joãozinho”, por exemplo), Ansoff consideraria isso como uma Estratégia de Desenvolvimento de Produto, pois ela estaria vendendo um “produto novo” (chocolates Joãozinho) num “mercado velho” (Brasil).

12 Penetração de Mercado - Nestle

13 ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO 3. Estratégia de Desenvolvimento de Mercado
Se a Nestlé decidisse vender seus chocolates (já fabricados) na Colômbia, Ansoff diria tratar-se de uma estratégia de “Diversificação Afim” (ou “Desenvolvimento de Mercado”), pois ela estaria vendendo um “produto velho” num “mercado novo”.

14 Desenvolvimento de Mercado – CERVEJA DEVASSA

15 ESTRATÉGIAS DE EXPANSÃO
4. Estratégia de Diversificação Se ela decidisse vender automóveis na Colômbia, isso seria uma Estratégia de “Diversificação Não- Afim”, pois ela estaria vendendo um “produto novo” (automóvel – produto não afim com os produtos já fabricados) num “mercado novo” (Colômbia).

16 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
São aquelas que podem ser usadas em todos os setores da economia (indústria, comércio ou serviços). São três tipos:

17 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
1. Estratégia de Liderança nos Custos Muito utilizada pelas indústrias (principalmente japonesas), pois é mais fácil para uma indústria obter o mais baixo custo de um determinado produto do que o comércio. Os custos por unidade diminuem e as empresas se tornam mais competitivas. Preços mais baixos = mais vendas e, conseqüentemente, novo aumento da produção. O conceito de “Liderança nos Custos” se baseia na economia de escala.

18 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
2. Estratégia de Diferenciação É um dos principais objetivos do marketing, pois faz com que o produto (ou o serviço) pareça diferente na mente do consumidor: melhor desenho, confiabilidade, serviço e entrega ou a cortesia no atendimento, disponibilidade de horários, conhecimento técnico sobre o serviço oferecido ou a localização da loja (ou escritório). Pode ser diferenciados através da propaganda – ainda que sejam semelhantes – e pode convencer os consumidores de que um deles é melhor. Exemplo: consumidores poderiam ser convencidos de que NIKE é melhor que RIDER, devido à propaganda realizada por alguma celebridade.

19 Diferenciação – SMARTCOVER APPLE -iPad

20 ESTRATÉGIAS GENÉRICAS
3. Estratégia de Enfoque Uma empresa pode se concentrar numa determinada área do mercado, num segmento de mercado ou em um produto específico. No mercado brasileiro de refrigerantes com sabor cola, por exemplo, dominado pela Coca-Cola, a Pepsi se defende desse poderoso concorrente no estado do Rio Grande do Sul, onde a sua participação de mercado é bem maior que o seu concorrente. A Coca-Cola pode até gabar-se de seus custos de produção mais baixos e de possuir o mercado nacional, mas não tem a preferência dos gaúchos.

21 ESTRATÉGIAS DE PORTFÓLIO
Se uma empresa reunir diversos negócios em áreas sem relação entre elas, estaria vacinada contra as quedas da economia. Diversificar tornou-se mania na década de A General Eletric se envolveu em cerca de 160 negócios nessa época. Em 1970, os lucros caíram e as Bolsas de Valores variaram. As empresas precisaram criar uma estratégia para canalizar o seu investimento nas melhores perspectivas. As empresas perceberam que essa diversificação gera perda de tempo até entenderem o novo negócio, o que pode ser mortal para sua sobrevivência.

22 AVALIAÇÃO DO CAPÍTULO


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