A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR."— Transcrição da apresentação:

1 SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR DE ÁREA: CLARICE PIRES

2 Portfólio referente à ação realizada durante o mês de setembro, na Escola Osvaldo Ludovico Fuckner, e na UNIFEBE. SUPERVISOR/ ORIENTADOR: Alfred Nagel Neto

3 1. Introdução Objetivos Cronograma Ação na Escola: Diversidade Cultural Contação de história: A menina bonita do laço de fita Diversidade-ação Ação na Escola: Minha Identidade Ação na escola: Exposição dos trabalhos realizados Reflexão e análise

4 Iniciamos o mês de setembro com algumas mudanças. Por conta disso, foi necessário adiarmos um pouco as atividades, sendo que já tínhamos em vista o Plano de Ação para aplicarmos na escola. Feitos os ajustes, partimos para a Ação com o Projeto “Diversidade Cultural: Construindo Saberes e Valores”.

5 Organizar um novo cronograma para as bolsistas; Aplicar o projeto sobre Diversidade Cultural na Escola.

6 DataAtividadesLocal 04/09/2014Retomada P.I. e conversa com os professores; E.M.E.B.O.L.F 11/09/2014 – 12/09/2014Apresentação do Projeto para as novas bolsistas; E.M.E.B.O.L.F 18/09/2014Aplicação do Projeto na Escola; E.M.E.B.O.L.F 25/09/2014Aplicação do Projeto na Escola; E.M.E.B.O.L.F 02/10/2014Aplicação do Projeto na Escola e elaboração do Portfólio E.M.E.B.O.L.F

7 Neste dia estivemos na escola para a aplicação das atividades com as turmas do 2º e 3º ano. Iniciamos a atividade fazendo uma introdução sobre Diversidade Cultural. Sendo assim, estabelecemos um momento de diálogo com os alunos para então iniciarmos a história. A primeira turma a ser trabalhada foi o 3º ano. Quando terminada a história, estivemos retomando mais um momento de diálogo para então os alunos realizarem uma atividade, na qual eles deveriam interpretar na folha com auxílio de materiais o que entenderam e o que sentiram ao ouvir a história.

8 O objetivo foi desenvolver o tema da diversidade, não somente com o objetivo de apresentar aos alunos a riqueza da diversidade étnico-cultural brasileira, contribuindo para que as crianças se apropriem de valores como o respeito a si próprias e ao outro, mas também com o objetivo de elevar a auto-estima do aluno negro.

9

10

11

12

13 Após isso, trabalhamos com a turma do 2º ano que seguiu o mesmo processo da turma anterior. O diálogo sobre Diversidade Cultural, a leitura do livro e a atividade.

14

15 Estive na escola para a aplicação das atividades com as turmas do 1º e 2º ano. Iniciei a atividade fazendo uma introdução sobre Diversidade Cultural. Sendo assim, estabelecemos um momento de diálogo com os alunos para então iniciarmos a história.

16

17 A primeira turma a ser trabalhada foi o 1º ano. Quando terminada a história, estive retomando mais um momento de diálogo para então os alunos realizarem uma atividade, em que eles deveriam interpretar na folha.

18

19 Após, trabalhei com a turma do 2º ano que seguiu o mesmo processo da turma anterior. O diálogo sobre Diversidade Cultural, a leitura do livro e a atividade.

20

21 Após a leitura e atividade sobre A menina bonita do laço de fita em que exploramos as diferenças e individualidades existentes na sociedade em que vivemos, estivemos realizando a atividade “Minha Identidade” com o 2º e o 3º ano do matutino. Com o objetivo de trabalhar a identidade explorando as características étnicas, físicas e culturais dos alunos. Cada aluno recebeu uma folha com dados a preencher com o auxílio das professoras bolsistas.

22

23

24

25 Neste dia estivemos na escola para expor em um varal as atividades realizados no decorrer do mês de setembro, sendo as turmas do 2º e 3º ano do matutino.

26

27

28 Durante o mês de setembro as bolsistas estiveram reunidas para a aplicação do Projeto na Escola. Iniciamos com algumas mudanças, mas realizamos as atividades propostas conforme fomos nos adequando. Realizamos a atividade do livro “A menina bonita do laço de fita” e a atividade “Minha Identidade”. Sendo que as duas tiveram o objetivo de trabalhar a Diversidade Cultural e suas especificidades. Desde o início ressaltando as diversas individualidades e as diferenças de cada indivíduo. Os alunos, de modo geral, interagiram e demonstraram interesse e entusiasmo diante das atividades propostas. Compreendemos que o mês de setembro foi de suma importância para a nossa formação, e produtivo de ambas as partes, para as professoras e os alunos.


Carregar ppt "SUPERVISOR: ALFRED NAGEL NETO ACADÊMICAS BOLSISTAS: LILLIANE BIA CELVA, LARISSA F. FOPPA, JÉSSICA A. HOFFMANN E SUZANA BARON CURSO: PEDAGOGIA COORDENADOR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google