A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estruturas Organizacionais Prof. Mestre Wanderlei 2º Parte.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estruturas Organizacionais Prof. Mestre Wanderlei 2º Parte."— Transcrição da apresentação:

1

2 Estruturas Organizacionais Prof. Mestre Wanderlei 2º Parte

3 A velha Visão da Organização

4 Nova Visão da Organização

5 Estrutura da Editora Abril (Revista) voltada para as necessidades do Leitor

6 Organograma RHODIA

7 A Pirâmides da Necessidade

8 Termos Chaves Abordagem Contingencial – a estrutura organizacional mais apropriada depende da situação, e consiste na tecnologia em particular, no ambiente e em muitas outras forças dinâmicas. Centralização – ocorre em uma organização onde uma quantidade limitada de autoridade é delegada. Delegação - o processo que torna possível a administração, pois administrar é fazer com que os resultados sejam alcançados através de outros. A delegação é a atividade realizada por um gerente ao confiar a responsabilidade e a autoridade a outros, e ao criar a responsabilidade por resultados. É uma atividade da função de organização. Abordagem Contingencial – a estrutura organizacional mais apropriada depende da situação, e consiste na tecnologia em particular, no ambiente e em muitas outras forças dinâmicas. Centralização – ocorre em uma organização onde uma quantidade limitada de autoridade é delegada. Delegação - o processo que torna possível a administração, pois administrar é fazer com que os resultados sejam alcançados através de outros. A delegação é a atividade realizada por um gerente ao confiar a responsabilidade e a autoridade a outros, e ao criar a responsabilidade por resultados. É uma atividade da função de organização.

9 Departamentalização – o agrupamento de funções relacionadas em unidade gerenciáveis para atingir os objetos da empresa de maneira eficiente e eficaz. Descentralização – ocorre quando uma quantidade significativa de autoridade é delegada aos níveis mais baixos de uma organização. Principio Escalar (cadeia de comando) – uma definição clara da autoridade na organização. Essa autoridade flui pela cadeia de comando, do nível mais alto para o mais baixo na organização. Departamentalização – o agrupamento de funções relacionadas em unidade gerenciáveis para atingir os objetos da empresa de maneira eficiente e eficaz. Descentralização – ocorre quando uma quantidade significativa de autoridade é delegada aos níveis mais baixos de uma organização. Principio Escalar (cadeia de comando) – uma definição clara da autoridade na organização. Essa autoridade flui pela cadeia de comando, do nível mais alto para o mais baixo na organização.

10 Departamentalização Funcional A departamentalização também pode ocorrer através de processos. Esse tipo de departamentalização, que muitas vezes existe em empresas industriais, está ilustrada na figura a seguir. Processo

11 Produto

12 Mercado

13 Cliente Algumas vezes os maiores clientes ou os clientes especiais determinam a estrutura por clientes. Muitas vezes, é este o caso em bancos. Veja o esquema a seguir.

14 Área Geográfica Quando a organização esta espalhada pelo mundo todo ou por várias partes de um país, a estrutura por área geográfica pode oferecer um serviço melhor para os clientes e ser menos custosa. Um exemplo típico para essa forma de departamentalização é mostrado a seguir:

15 Matricial (Organização de Projetos) A estrutura matricial, ou de projetos, tem sido consideravelmente usada nos últimos anos, especialmente em indústrias aeroespacial (por exemplo: NASA). Nesse método, as pessoas com formação e experiências diferentes que conduzem o projeto são reunidas e recebem um projeto específico para ser realizado em certo período de tempo. Quando o projeto é completado, esse pessoal especializado retorna a seus afazeres regulares. Um exemplo esta ilustrado no esquema a seguir; ele muitas vezes tem forma de um diamante.

16 Método de Combinação Muita organização, especialmente as grandes, fisicamente dispersas e diversificadas, utilizam varias formas de estruturas organizacionais. A figura a seguir é um gráfico organizacional mostrando o uso de varias formas de departamentalização.

17 Ontem um menino que brincava me falou Que hoje é semente de amanhã Para não ter medo que este tempo vai passar Não se desespere, nem pare de sonhar Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar Fé na vida, fé no homem, fé no que virá Nós podemos tudo, nós podemos mais Vamos lá para fazer o que será (Luiz Gonzaga Jr.) Ontem um menino que brincava me falou Que hoje é semente de amanhã Para não ter medo que este tempo vai passar Não se desespere, nem pare de sonhar Nunca se entregue, nasça sempre com as manhãs Deixe a luz do sol brilhar no céu do seu olhar Fé na vida, fé no homem, fé no que virá Nós podemos tudo, nós podemos mais Vamos lá para fazer o que será (Luiz Gonzaga Jr.) Nunca Pare de Sonhar

18 Fim


Carregar ppt "Estruturas Organizacionais Prof. Mestre Wanderlei 2º Parte."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google