A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Metodologia da Pesquisa Profa. Jozimeire Jordão Leandro Pós-graduação lato sensu em Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural (parte I)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Metodologia da Pesquisa Profa. Jozimeire Jordão Leandro Pós-graduação lato sensu em Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural (parte I)"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia da Pesquisa Profa. Jozimeire Jordão Leandro Pós-graduação lato sensu em Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural (parte I)

2 Objetivos da disciplina Desenvolver a capacidade de observação, seleção e organização científica dos fatos da realidade; Desenvolver a capacidade de observação, seleção e organização científica dos fatos da realidade; Oferecer elementos técnicos visando desencadear temas e processos de pesquisa. Oferecer elementos técnicos visando desencadear temas e processos de pesquisa.

3 A pesquisa na Educação Brasileira Quando é iniciada? Quando é iniciada? Via de regra, no ensino superior (como exigência para conclusão do curso). Algumas IES tem investido nos Programas de Iniciação Científica (desde o primeiro ano da graduação). Desfazendo alguns equívocos (cursos, titulações e trabalhos correspondentes).

4 Trajetória Elaboração de um projeto de pesquisa (requisito para conclusão da disciplina e ponto de partida para as orientações), Elaboração de um projeto de pesquisa (requisito para conclusão da disciplina e ponto de partida para as orientações), Processo de orientação (encontros com os professores orientadores), Processo de orientação (encontros com os professores orientadores), Revisão definitiva e entrega dos exemplares, Revisão definitiva e entrega dos exemplares, Defesa do trabalho (banca examinadora), Defesa do trabalho (banca examinadora), Revisão a partir dos apontamentos da banca e, Revisão a partir dos apontamentos da banca e, Entrega final Entrega final

5 Sobre a metodologia de estudo É necessário (re)aprender a ler: a) O mundo – leitura de um significado em algum acontecimento, atitude, comportamento, mapa, fotos... b) Um texto escrito – em latim texto significa tecido (qualquer significado articulado por meio de uma linguagem (filme, pintura...). A atribuição de significados depende da vivência de cada um. Daí, os diferentes modos de ver o mundo. Podem ser verbais (uso da palavra) e não verbais (uso de uma variedade de linguagens). Podem ser verbais (uso da palavra) e não verbais (uso de uma variedade de linguagens).

6 Tipos de leitura a) Emocional: subjetiva, empolgante, libera emoções e dá asas à fantasia. b) Racional: exige compreensão mais abrangente do texto. Envolve além do sentimento, as capacidades racionais do leitor (análise do texto, separação das partes, relação com outros textos, síntese das idéias do autor...) Fases: a) denotação b) interpretação b) interpretação c) crítica c) crítica d) problematização d) problematização

7 Documentação É o registro das informações importantes e úteis em razão dos estudos e do trabalho profissional. É o registro das informações importantes e úteis em razão dos estudos e do trabalho profissional. As anotações devem ser feitas no mesmo local (fichas, pasta, caderno, fichário...) para que não se percam. Ex. Livros (registrar: nome do livro, dos autores, editora, local da publicação, ano, número da edição, número de páginas...) Sites (além de todos os dados disponíveis, o dia do acesso). Sites (além de todos os dados disponíveis, o dia do acesso). Motivo: elaborar as Referências Bibliográficas (um dos itens do projeto de pesquisa e da monografia).

8 Projeto Em sentido amplo, significa: idéia que se forma de realizar algo no futuro; idéia que se forma de realizar algo no futuro; empreendimento a ser realizado a partir de determinado esquema; empreendimento a ser realizado a partir de determinado esquema; redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto. redação ou esboço preparatório ou provisório de um texto.

9 Para Ferreira (1983), o processo do planejamento implica em: a) Compreender a situação - organizar a visão que se tem da realidade vista como um todo (social, econômico...), b) Estabelecer o rumo – relacionar o conhecimento da situação atual com o resultado que se pretende alcançar,

10 c) Verificar a distância entre o desejado e o possível (para o momento) e, d) Definir o caminho (para um determinado tempo) – propor ações delimitadas, prever os gastos de tempo e recursos necessários.

11 De acordo com ROTHEN; SILVA (2000) Projeto de Pesquisa: a) pressupõe conhecimento mínimo por parte do pesquisador em relação ao tema (assunto) a ser tratado, b) é a mobilização de recursos para consecução de um objetivo previamente determinado, justificado econômica e/ou socialmente, em prazo determinado, apresentando diversas fases a serem efetivadas.

12 Quando é exigido? Atividades orientadas de pesquisa, Atividades orientadas de pesquisa, Exames de seleção para cursos de pós-graduação, Exames de seleção para cursos de pós-graduação, Solicitação de bolsas de estudo para órgãos de fomento à pesquisa (Capes, Cnpq...), Solicitação de bolsas de estudo para órgãos de fomento à pesquisa (Capes, Cnpq...), Solicitação feita a um professor para que oriente a pesquisa. Solicitação feita a um professor para que oriente a pesquisa.

13 Pontos fundamentais (a estrutura pode variar entre as Unidades de ensino) Segundo RICHARDSON (1989), 1 Delimitação do assunto (área do conhecimento que será estudada) e do tema de pesquisa (reduzir um tema maior a um só aspecto). 2 Problematização (são as questões a serem trabalhadas). A escolha dessas questões é de suma importância pois definirá tanto o rumo a ser tomado, como o interesse que o trabalho final despertará no pesquisador e nos futuros leitores. A priori, deve-se levantar o maior número de questões, possibilitando maior escolha. A priori, deve-se levantar o maior número de questões, possibilitando maior escolha. Deve responder à pergunta o que se deseja pesquisar? Deve responder à pergunta o que se deseja pesquisar? 3 Objetivos da pesquisa (deve responder para que da pesquisa. Podem ser subdivididos em: a) Gerais ( o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa) e, b) Específicos (definição de aspectos determinados que se pretende estudar e que contribuem para alcançar o objetivo geral). Devem ser elaborados com o verbo no infinitivo (ex. analisar, verificar...)

14 Como escolher as questões? a) de acordo com o interesse pessoal do pesquisador, b) Relevância social e científica, c) Dificuldades práticas, d) Contribuição à área de pesquisa, entre outros. É importante apresentar uma discussão prévia sobre a questão levantada, fundamentada na perspectiva de outros autores

15 4 Justificativa Deve-se explicitar o porquê do tema ser escolhido e mostrar sua importância pessoal, social e científica (acadêmica). Deve-se responder à pergunta por que se deseja fazer a pesquisa?. 5 Hipótese Resposta preliminar à questão levantada (problema de pesquisa). Não precisa necessariamente ser confirmada (nem por isso a pesquisa será invalidada).

16 6 Metodologia ou especificação do plano de pesquisa Descrição do plano de pesquisa utilizado: a) Estudos exploratórios (quando não se tem informação sobre determinado tema e se deseja conhecer o fenômeno, b) Estudos descritivos (descrição das características de um fenômeno), c) Estudos explicativos (analisar as crenças ou conseqüências de um fenômeno.

17 7 Especificação da amostra a) Área de execução da pesquisa, b) População pesquisada, c) Tipo de amostra e determinação do seu tamanho d) Forma de seleção dos sujeitos da pesquisa. 8 Plano de coleta de dados a) Questionários b) Formulários c) Entrevistas d) Fichas Definição dos instrumentos de pesquisa Elaboração preliminar dos instrumentos (roteiros) Realização do pré-teste Revisão dos instrumentos Aplicação definitiva

18 9 Análise dos resultados Implica na escolha de procedimentos sistemáticos para descrição e explicação do fenômeno (método). a) no caso de análise quantitativa, especificar o tratamento dos dados (tabelas, gráficos e testes estatísticos) b) No caso de análise qualitativa, especificar as técnicas utilizadas (tipo de análise – documentário, de conteúdo ou histórico. 10 Cronograma e orçamento (preparo da pauta mensal ou semanal da pesquisa) 11 Referências bibliográficas (de acordo com as normas para elaboração de trabalhos acadêmicos – Unilins).

19 Sobre a metodologia da pesquisa Tanto o Projeto de pesquisa quanto a monografia deverão ser elaborados a partir das Normas Unilins. Onde encontrá-las? Site: (localizar e clicar em setores, depois em Biblioteca e aparecerá um arquivo em pdf contendo tais normas)

20 Temas abordados – Turma I 1. Análise do Transporte de Coordenadas 2. Gerenciamento espacial de cadastro imobiliário rural, com ênfase nos problemas sócio-econômicos da cana-de-açúcar no município de Novo Horizonte (SP) 3. Estudo da microbacia do Rio Monjolo do município de Palmeira (PR), utilizandp o geoprocessamento 4. Geoprocessamento aplicado no cadastramento dos imóveis rurais, afetados pelo aproveitamento Hidrelétrico Peixe Angical 5. Roteirização de veículos para coleta de resíduos sólidos comerciais 6. Projeto para gerenciamento espacial de cadastro rural no município de Quarto Centenário (PR) 7. Demanda habitacional: um método de estimativa intra-municipal

21


Carregar ppt "Metodologia da Pesquisa Profa. Jozimeire Jordão Leandro Pós-graduação lato sensu em Geoprocessamento para gestão urbana e cadastramento rural (parte I)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google