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Tendências de Consumo Erlana Castro 2008.

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Apresentação em tema: "Tendências de Consumo Erlana Castro 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Tendências de Consumo Erlana Castro 2008

2 Ou vc pega ela...

3 Ou ela te pega.

4 A inovação é o mais importante ingrediente
Tendências levam à inspiração, que leva à inovação, que leva a novos produtos, serviços e experiências lucrativas; que atendem ou antecipam necessidades dos consumidores. A inovação é o mais importante ingrediente da economia moderna!

5 Algumas megatendências são sempre estudadas e são encontradas em todo lugar. Por isso são consideradas “FOREVER TRENDS”. O Verde/Consumo Ecológico O Bem Estar/ Vida Saudável O Homossexualismo/ Mercado Gay O Poder das Mulheres A Segunda Juventude

6 Se alguém aqui ainda duvida disso...

7 Cada umas dessas tendências continua a evoluir e lançar produtos e serviços inovadores a cada ano em todo mundo.

8 PINK PROFITS ou O MERCADO GAY
Não é necessário criar um único produto ou serviço para gays, mas é possível customizar e também ajustar sua propaganda. Esse target tem grande potencial de consumo!

9 BOOMING BUSINESS ou A SEGUNDA JUVENTUDE
Driving Miss Daisy - Canadá. O Exmocare envia alertas vitais por , celular ou instant messaging. Eons - rede social e portal de informações sobre celebrar a vida, fazer coisas, aprender e se conectar a outras pessoas com mais de 50. A população com mais de 50 anos é a que mais cresce no mundo e as previsões de expectativa de vida são as mais elevadas. A cada sete segundos um cidadão americano faz 50 anos. Estima-se que o gasto anual dos Baby Boomers seja de mais de 2 trilhões de dólares. BOOMING BUSINESS ou A SEGUNDA JUVENTUDE

10 Em 2050, essa idade mediana será de exatos 40 anos.
A queda combinada das taxas de fecundidade e mortalidade vem ocasionando uma mudança nas estrutura etária, com a diminuição relativa da população mais jovem e o aumento proporcional dos idosos. Em 1980, a população brasileira dividia-se, igualmente, entre os que tinham acima ou abaixo de 20,2 anos. Em 2050, essa idade mediana será de exatos 40 anos.

11 Em 2000, 30% dos brasileiros tinha de zero a 14 anos, e os maiores de 65 representavam 5% da população. Em 2050, esses dois grupos etários se igualarão: cada um deles representará 18% da população brasileira. Em 2000 o Brasil tinha 1,8 milhão de pessoas com 80 anos ou mais, em 2050 esse contingente poderá ser de 13,7 milhões.

12 Verde/Consumo Ecológico
ECO-ECOSYSTEM Vários produtos e serviços “eco-chic” e “eco-cool” entregam tanto quanto os outros produtos e estão surgindo com preços moderados. Beauty Engineered Forever: Marca neozelandesa de produtos de limpeza ecológicos. Design diferenciado que “fala” diretamente com o consumidor.

13 50% da população, 80% das decisões de compra
Lancia Ypsilon B-Kini 2004 50% da população, 80% das decisões de compra as mulheres têm cada vez mais controle em categorias que antes não eram tradicionalmente objetivadas a elas, como carros, computadores, serviços financeiros, reforma da casa e produtos eletrônicos. Cerveja funcional (nutritiva), leve (1% de álcool), que mistura o sabor da cerveja com suco de fruta, e vem sendo promovida como uma bebida saudável para mulheres.

14 ARENA PARTICIPATIVA E GLOBAL

15 GERAÇÃO C(conteúdo) Uma avalanche de conteúdo sendo gerada na web.
Novos textos, imagens, áudio e vídeo publicados na web continuamente. Mais de vídeos são publicados no YouTube POR DIA! Está tudo bem em produzir, escrever, bloggar, desenhar, compor, dirigir!

16 GENERATION C(ONTENT) and C(ash)
A JPG Magazine é uma revista americana de fotografia cujo conteúdo é gerado pelo leitor. Em sua 1ª edição, a revista permitia que os leitores enviassem suas fotos baseadas em um tema central e os fundadores da revista escolhiam as fotos que iriam para a versão impressa. Agora, na versão atual da revista, os leitores podem enviar fotos de variados temas, que em uma primeira seleção são escolhidas pelos próprios contribuintes. A escolha final ainda é feita pelos fundadores, mas se a foto de um dos membros é escolhida, ele ganha 100 dólares e um ano de assinatura grátis. Os membros participantes também ajudam a JPG a escolher os temas das edições futuras. Não será para sempre que consumidores irão criar conteúdo de qualidade na web, de graça.

17 Transparência ECO-ECOSYSTEM ? Tirania ou Triunfo

18 TUDO estará exposto na internet, para que qualquer pessoa possa ver.
TRANSPARENCY TYRANNY Acostume-se com a absoluta transparência quando se tratar de respostas e reclamações dos consumidores internautas. TUDO estará exposto na internet, para que qualquer pessoa possa ver.

19 TRANSPARENCY TYRANNY or TRIUMPH
Quando o consumidor é surpreendido e agradado, a TRANSPARENCY TYRANNY pode tornar-se TRANSPARENCY TRIUMPH. Como este vídeo de um passageiro da 1ª classe da Emirates. O vídeo tornou-se um viral de sucesso e já foi assistido por mais de 400 mil pessoas. Não prejudicou a marca, incomodou a concorrência, agradou o consumidor e ainda gerou RP de graça. Vídeo sobre a primeira classe da companhia aérea Emirates, feito por um consumidor.

20 A ECONOMIA DA EXPERIÊNCIA

21 Hoje é mais comum as pessoas buscarem novas experiências do que buscarem novos produtos.
Até mesmo quando saem à compra de produtos, estão na expectativa de experimentarem algo novo. Hoje as pessoas não pensam tanto em “algo” que não possuem, mas que gostariam de possuir. Pensam em alguma experiência que ainda não tiveram e que gostariam de ter.

22 Jantar nas alturas?? Turismo espacial? Dinners in the Sky (Bélgica)
7.900 euros para 22 pessoas. Turismo espacial? A Space Adventures quer enviar dois turistas em uma viagem ao redor da lua, ao custo de US$ 100 milhões por pessoa. A Virgin Galactic, lançará vôos suborbitais e já vendeu bilhetes a 150 passageiros, incluindo o designer Philippe Starck.

23 Ou malhar em um ônibus em movimento?
A brasileira BUS BIKE criou a primeira academia móvel do mundo, no RJ. Um ônibus foi totalmente modificado por dentro para oferecer aulas de spinning. O ônibus possui 16 bikes, um instrutor, um vestiário, um frigobar e um sistema de som. Também é conectado por GPS para evitar ruas com trânsito. Same for Brazilian ‘Bus Bike’ ( “What must be the word's first mobile and moving gym, the Bus Bike is a totally modified bus offering indoor bike classes. 'Passengers' pay a monthly fee of BRL 145 (USD 64 / EUR 54 / GBP 36) for two classes a week, and BRL 190 (USD 84 / EUR 70 / GBP 47) for three classes a week. On board are an instructor, overseeing 16 bikes, as well as a dressing room, a fridge, and a sound system. The bus is connected to a GPS system to avoid getting caught in traffic jams. The bus uses fixed stops on three different 45-minute itineraries: one departs from Barra (at 6h, 7h, 8h and 9h), one from Leme (at 12h, 13h, 14h and 15h) and one from Lagoa (at 18h, 19h, 20h and 21h), operating from Monday to Friday. On Saturdays the bus can be rented for special events. Bus Bike expects to roll out service in other major Brazilian cities soon.”

24 Fornecedor de Estórias
ECO-ECOSYSTEM O hotel ‘Gramercy Park Hotel and Residences’, de NY, oferece uma chave exclusiva para os hóspedes terem acesso ao único parque privado da cidade. Isso SIM é oferecer estória para o consumidor.

25 Marca Pessoal ECO-ECOSYSTEM Uma indústria inteira alimenta a obsessão de cidadãos comuns querendo deixar “algo” impresso, em áudio ou imagem, de preferência no domínio público! My Twin: bonecas personalizadas para crianças de 3-12 anos - opção de 15 formatos de rostos, 4 tonalidades de pele, 8 cores de olhos e cabelos e 11 texturas e comprimentos de cabelos – podem ter até as mesmas marcas de nascença. A partir de US$ 119.

26 Marca Pessoal ECO-ECOSYSTEM
New Beetle: consumidores podem customizar o exterior do carro com adesivos especiais chamados de Beetle Art, criados por quatro artistas e ilustradores badalados. Norway Post: selos noruegueses personalizados em que os consumidores podem ter sua própria foto impressa.

27 Design e Beleza em tudo e para todos!
Linha de produtos da Electrolux “War on White” (WoW) Uma série de produtos da Electrolux está recebendo o tratamento WoW, não apenas os refrigeradores.

28 Baixando preços e utilizando a tecnologia para produzir melhor e mais rápido!
Novos players continuam a surgir, oferecendo TUDO, até de vôos de graça. Da Bélgica à Malásia: companhias de baixo custo agora dominam o céu.

29 Enquanto isso, no mundo das tarifas cheias...
Companhias aéreas, como a Emirates e a Virgin Atlantic, continuam aumentando seu faturamento, introduzindo mais conforto e até mesmo diversão em suas classes econômicas.

30 Por falar em preço, ATENÇÃO!
O Barato do Barato Por falar em preço, ATENÇÃO! Os clientes podem lhe trocar por descontos melhores ou iguais aos que você oferece.

31 FREE LOVE Baixando preços até zerar!!!
A SkyEurope lançou campanha “We Pay, You Fly” . Os clientes podiam voar de graça pela Europa Central e a SkyEurope ainda contribuía com 1 euro para as taxas de embarque. A promoção “relâmpago” teve duração de 6 dias (17-22/out 2006). “A melhor forma que a SkyEurope achou para expressar seu reconhecimento por milhões de clientes felizes que usaram seus serviços.” FREE LOVE Uma coisa bonita, que é de graça. Dos aluguéis de carros cobertos por propaganda, aos bilhetes gratuitos da Rynair, Wikipedia e à maioria dos conteúdo da internet. O FREE LOVE pode ser também devastador pelo fato de elevar a expectativa do consumidor e gerar má-vontade quando é necessário pagar por alternativas.

32 Exclusividade em Massa!
Privilégio e status entre as massas que gera novos tipos de serviços e produtos exclusivos, referenciados no mercado de luxo. SNOBMODDITIES geralmente relacionadas a comidas e bebidas, transforma commodities em produtos premium e de luxo. Wine Cellar Sorbets - Sorvetes feitos de vinho tinto, branco e rosê, de sete safras diferentes, disponíveis em 60 lojas de NY e New Jersey. Chocolat 15-18’s - “Choco criações” expostas em uma “choco adega”, que mantém o chocolate a uma temperatura constante de graus Celcius, que aparentemente é a temperatura ideal para manter o chocolate.

33 UPGRADIA – ex:“Pee in style”
Localizado na Champs-Elysées, o PointWC oferece banheiros de luxo pela modesta quantia de 1 euro. Os usuários são recebidos por atendentes bem vestidos que também vendem acessórios numa boutique localizada no WC. Além de impecáveis, os banheiros são limpos a cada utilização. Cada banheiro possui um tema diferente: clássico chic, étnico, zen, high-tech, etc., o que facilita a exposição dos displays de produtos da marca patrocinadora: Roca-Laufen Group, uma das maiores fabricantes de produtos sanitários do mundo.

34 Lamborghini Gallardo Nera: edição limitada. Apenas 185 carros.
Só para Pouquíssimos! “UBER PREMIUM está relacionado aos consumidores que veneram status e estão sempre buscando a nova onda em produtos, serviços e experiências “uber” exclusivas (fora do alcance de 99,9% da MASSA). Lamborghini Gallardo Nera: edição limitada. Apenas 185 carros.

35 Não temos mais tempo!!! And now for the Mother of all FOREVER TRENDS, and the UBER-ANTI-TREND, and the only scarce resource remaining in a world of ABUNDANCE: lack of time, aka TIME COMPRESSION, the latter coined and described by Michael Tchong ( as: “Life is accelerating. The speed of life has lead to “too busy disorder” and is shifting the fortunes of companies who have leveraged the trend strategically, including coffee and energy drink makers, online stores, fast-fashion retailers, FedEx, UPS and many others. All are being buoyed by a society seeking to quickly and efficiently pack ever more activities into their already multi-tasking-laden days.” For this report, it’s enough to remember that just like in 2006, you can’t go wrong coming up with products and services that save your customers TIME. See following slides on CURATED CONSUMPTION and DAILY LUBRICANTS to get started. Oh, and here’s our own favourite TIME COMPRESSION blurb du jour: “Text messaging on rise with young people. is so last millennium. Young people see it as a good way to reach an elder — a parent, teacher or a boss — or to receive an attached file. But increasingly, the former darling of high-tech communication is losing favor to instant and text messaging, and to the chatter generated on blogs and social networking sites such as Facebook and MySpace. The shift is starting to creep into workplace communication, too. "In this world of instant gratification, has become the new snail mail," says 25-year-old Rachel Quizon from Norwalk, Calif. She became addicted to instant messaging in college, where many students are logged on 24/7. Much like home postal boxes have become receptacles for junk mail, bills and the occasional greeting card, electronic mailboxes have become cluttered with spam. (source: AP, July 2006)” Picture: Wall Street Journal “A vida está cada vez mais acelerada. A velocidade da vida levou a uma 'desordem ocupada' e está mudando as fortunas das companhias que estrategicamente alavancaram a tendência, incluindo as indústrias de café e bebidas energéticas, lojas on-line, varejistas fast-fashion, FedEx e muitos outros. Todas estão sendo apoiadas por uma sociedade que procura acumular de forma rápida e eficiente, cada vez mais atividades aos seus dias multitarefa.” (trendwatching.com) A falta de tempo!

36 Curadores do Consumo!! A necessidade de curadores cada vez mais experientes dizendo aos consumidores o que fazer, vestir, comer, comprar e que experiências seguir, nunca esteve tão em alta. Porque às vezes os consumidores não têm tempo para pesquisar o melhor dos melhores, ou o mais barato dos mais baratos. Às vezes não se impressionam pela grande oferta, pois eles não sabem mais por onde começar e em quem confiar. Yes, we’ve spoken extensively about CURATED CONSUMPTION* in the past. But expect to hear even more about this trend in the next 12 months: INNOVATION OVERLOAD, even more prosperous consumers, even more choice, even more ABUNDANCE: the need for expert curators telling consumers what to do, what to buy, what to experience has never been bigger. Why? Because sometimes, consumers do NOT have time to research the best of the best or the cheapest of the cheapest. Sometime consumers are not amused by being offered so much that they don’t know where to begin, or who to trust anymore. Those same consumers may still be into full DIY mode a week or even an hour later. But when those needs for an expert, for a curator arise, you better be there. As an expert, or, if you’re a big brand and thus a suspect by nature, through a partnership. * Ranking Ranqueen - Loja que só vende os melhores produtos (top 3, 5 ou 10) de cada categoria. Os produtos são rankeados com base nas informações de venda da cadeia de lojas da Tokyu, uma loja de departamentos em Tóquio, e por pesquisas independentes. Time is the new currency!

37 Lubrificantes de Rotina!!
“Uma classe de produtos e serviços que está rapidamente crescendo para atender às necessidades do consumidor com simplicidade, tempo, conveniência e, literalmente, lubrificando o seu dia-a-dia.” Chaletfood é um novo serviço on-line de entrega de compras de supermercado para consumidores que estão hospedados nos Ski Resorts nos Alpes franceses. Além de poder marcar o horário de entrega, o consumidor evita andar pela neve escorregadia e não paga nada pelo serviço. Yachtfood é um serviço idêntico, só que para iates. Yes, we’ve spoken extensively about CURATED CONSUMPTION* in the past. But expect to hear even more about this trend in the next 12 months: INNOVATION OVERLOAD, even more prosperous consumers, even more choice, even more ABUNDANCE: the need for expert curators telling consumers what to do, what to buy, what to experience has never been bigger. Why? Because sometimes, consumers do NOT have time to research the best of the best or the cheapest of the cheapest. Sometime consumers are not amused by being offered so much that they don’t know where to begin, or who to trust anymore. Those same consumers may still be into full DIY mode a week or even an hour later. But when those needs for an expert, for a curator arise, you better be there. As an expert, or, if you’re a big brand and thus a suspect by nature, through a partnership. * Agora que o mundo está on-line, e consumidores estão dispostos a pagar a mais por conveniência e economia de tempo, outros conceitos de UBER CONVENIENCE estão aparecendo em cidades do mundo todo. Time is the new currency!

38 Lubrificantes de Rotina!!
Yes, we’ve spoken extensively about CURATED CONSUMPTION* in the past. But expect to hear even more about this trend in the next 12 months: INNOVATION OVERLOAD, even more prosperous consumers, even more choice, even more ABUNDANCE: the need for expert curators telling consumers what to do, what to buy, what to experience has never been bigger. Why? Because sometimes, consumers do NOT have time to research the best of the best or the cheapest of the cheapest. Sometime consumers are not amused by being offered so much that they don’t know where to begin, or who to trust anymore. Those same consumers may still be into full DIY mode a week or even an hour later. But when those needs for an expert, for a curator arise, you better be there. As an expert, or, if you’re a big brand and thus a suspect by nature, through a partnership. * Garde Robe é responsável por buscar os produtos na casa do cliente, lavá-los e guardá-los em um loft com controle de temperatura. Cada item é fotografado e catalogado em um ‘cyber closet’ customizado. A qualquer momento do dia ou noite, com apenas alguns cliques, o cliente pode ter qualquer item do seu cyber closet entregue em sua casa. Custo mensal: 350 dólares. Time is the new currency!

39 Lubrificantes de Rotina!!
The Cell Zone é uma cabine a prova de som para celulares, que pode ser instalada em boates, restaurantes, livrarias, aeroportos, estações de trem, concertos e outros lugares barulhentos. Além de garantir que o consumidor não saia do estabelecimento, a cabine também pode ser usada como um local para propagandas. Yes, we’ve spoken extensively about CURATED CONSUMPTION* in the past. But expect to hear even more about this trend in the next 12 months: INNOVATION OVERLOAD, even more prosperous consumers, even more choice, even more ABUNDANCE: the need for expert curators telling consumers what to do, what to buy, what to experience has never been bigger. Why? Because sometimes, consumers do NOT have time to research the best of the best or the cheapest of the cheapest. Sometime consumers are not amused by being offered so much that they don’t know where to begin, or who to trust anymore. Those same consumers may still be into full DIY mode a week or even an hour later. But when those needs for an expert, for a curator arise, you better be there. As an expert, or, if you’re a big brand and thus a suspect by nature, through a partnership. * Baby Hotel na África do Sul é uma creche mais sofisticada especializada em cuidados para bebês de até 3 anos de idade, que funciona 24 horas por dia. Time is the new currency!

40 Iconoculture - www. iconoculture. com WGSN - www. wgsn. com
Iconoculture - WGSN - Trend Watching - Warc - IBGE-

41 Muito Obrigada!


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