A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANTA INDUSTRIAL DA ELETROLUX NA CIDADE DE SÃO CARLOS-sp.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANTA INDUSTRIAL DA ELETROLUX NA CIDADE DE SÃO CARLOS-sp."— Transcrição da apresentação:

1 PLANTA INDUSTRIAL DA ELETROLUX NA CIDADE DE SÃO CARLOS-sp

2 EMPRESA :- ELETROLUX DO BRASIL LOCAL : PLANTA INDUSTRIAL DA CIDADE DE SÃO CARLOS-SP. PRODUTOS: REFRIGERADORES E MÁQUINAS DE LAVAR.

3 EMPRESA: Multinacional sueca com sede em Estocolmo, maior fabricante mundial de eletrodomésticos. PRODUÇÃO: 55 milhões de produto/ano. NUMERO DE UNIDADES: Mais de 500 empresas localizadas em 60 diferentes paises.

4 NOMES DIFERENTES DE MARCAS: 300 diferentes marcas comercializadas em mais de 100 diferentes países. Nos U.S.A. e no Canadá seus refrigeradores e freezers são comercializados com as marcas FRIGIDAIRE e WHITE WESTINGHOUSE. FATURAMENTO GLOBAL DA EMPRESA: Em média, U$ 15 bilhões/ano. Nº DE FUNCIONÁRIOS: funcionários.

5 Europa % de vendas. América do Norte % de vendas. América Latina % de vendas. Ásia % de vendas. África e Oceania % cada de vendas Na America Latina: Brasil % de vendas. Argentina, Paraguai, Peru, Colômbia, Chile,Uruguai....2% de vendas.

6 Tem 4 unidades fabril : CURITIBA-PR plantas industriais (matriz). Produtos: Refrigeradores, freezers e lavadoras. SÃO CARLOS-SP planta industrial Produtos: refrigeradores e máquina de lavar. MANAUS-AM planta industrial Produto: Condicionadores de ar.

7 Nº FUNCIONÁRIOS: pessoas. CAPACIDADE PRODUTIVA: refrigeradores/dia lavadoras/dia (1500 top e 1100 front) PLANTA DA FÁBRICA: 2 unidades Fabris. 1 depósito de produtos acabados. 1 centro educacional para funcionários. CERTIFICAÇÕES: ISO 9000 e ISO 14000

8 ISO-14000:Devido as exigências do mercado mundial(mercado mundial) o grupo Eletrolux se viu obrigado a incorporar em seu processo produtivo ferramentas que controlassem e/ou evitassem a agressão ao meio ambiente. Objetivo: Se tornar líder mundial na produção de linha branca.

9 Ordem da Diretoria do Grupo para suas diversas plantas produtoras, informando a necessidade de implantação da ISO e solicitou a estas que refletissem sobre meios de ação para que a implantação da norma fosse feita. Com a ordem da Diretoria, a planta de São Carlos selecionou 90 funcionários, e dentre esses escolheu um coordenador.

10 Depois dessa etapa realizada, ocorreu um treinamento do Diretor, Gerentes e Supervisores de toda a planta, com a finalidade de espalhar idéias sobre a ISO entre a média administração. Enquanto alguns realizavam o curso, outros elaboravam a política ambiental dentro da empresa, que foi igual em todas as outras unidades da Eletrolux do Brasil, numa preparação para que todas elas fossem auditadas.

11 Com a Política em mãos e já um pouco divulgada entre os funcionários, iniciou-se um ciclo de palestras sobre o meio ambiente para que todos fossem conscientizados sobre o assunto, e assim pudessem compreender as mudanças que estavam por vir. Essas palestras foram realizadas com certa freqüência, pois tiveram que abranger todos os empregados.

12 Completadas algumas etapas, passaram a fazer um levantamento de qual legislação iriam obedecer, pois a ISO não impõe parâmetros de poluição. Na planta de São Carlos foi escolhida a legislação Estadual, na qual o órgão responsável é a CETESB. Assim, realizou-se um levantamento dos Aspectos ambientais(elementos das atividades, produtos ou serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente)

13 Os aspectos ambientais foram classificados de acordo com a pontuação RISK PRIORITY NUMBER (RPR). RPR é uma metodologia técnica para analisar o risco associado com possíveis problemas identificados RPN = O X S X P Ocorrência(O) – Freqüência de incidência da falha. Severidade(S) –gravidade da falha. Detecção(D) –capacidade de detectar a falha antes que chegue ao usuário final

14 Os problemas que seriam resolvidos foram estudados e construiu-se um plano de ação, no qual estavam contidos informações do tipo: -Objetivo. Situação atual Meta Anual Plano de Ação. Responsável.

15 Os responsáveis selecionaram os funcionários que deveriam ser treinados na parte de documentação, bem como ajudaram na elaboração de procedimentos e instruções operacionais, podendo assim criar um Manual de Gerenciamento Ambiental, onde todas as informações estão contidas para futuras consultas e/ou treinamentos de pessoal o qual devem ser atualizadas com freqüência.

16 As ultimas etapas da implantação foram a criação das ações corretivas para as não conformidades e a escolha da entidade certificadora, que no caso foi a ABS-QE- Quality Evaluation Inc., que foi a mesma empresa que fez a certificação da ISO Para implantação da ISO foram liberados para gastos pela matriz sueca cerca de U$ 700 mil, sem a inclusão da verba gasta para a implantação da pintura a pó.

17 As mudanças ocorridas na Eletrolux não alteraram o layout da fábrica, pois não houve alteração nas posições de trabalho, mas apenas uma profunda conscientização dos funcionários para que algumas medidas pudessem ser implantadas, como por exemplo, a coleta seletiva. A principal e única mudança foi a aquisição de um novo sistema de pintura e a troca do CFC(cloro-fluor-carbono) por gases menos poluentes, como o R141b e R134a..

18 O novo sistema de pintura Trouxe muitas vantagens pois foi adquirido juntamente uma estação de tratamento de efluentes que recicla 50% da água utilizada em processo e tem objetivo principal de reciclar 70% de água. O novo sistema de pintura diminuiu a quantidade de solvente utilizado em 80% (0,23l/prod. para 0,05 l/prod.) Redução do uso de soda cáustica em 80% a redução da tinta líquida utilizada de 0,81 l/prod. para 0,16 l/produto.

19 Houve uma redução total do BFP pois o combustível foi substituído para aquecimento das estufas por GLP(menos poluente) e o tratamento total de desengraxante. Com relação à emissão de gases, as metas foram: -40 a 80% do gás R12 com a aquisição de um recuperador de gases na eliminação e para o HCFC(R134a)

20 Em relação à compra de equipamentos, a empresa comprou um gerenciador de energia elétrica, que controla o uso de energia elétrica, ou seja, distribui energia elétrica de forma a sanar as necessidades mínimas de cada equipamento. Este gerenciador gerou uma redução de 5% (24,12 kWh/prod. para 22,91kWh/produto) no consumo de energia.

21 A lã de vidro,utilizada no isolamento de refrigeradores, a única ação a realizar foi a venda do descarte para outra empresa que também a utilize como isolação. Estudos estão sendo realizados cogitando o término da fabricação desse tipo de geladeira em função da troca de gases. Espuma rígida de PU – ocorreu uma melhoria no controle dos parâmetros de processo produzindo uma redução do sucateamento. O que ainda for descartado será mandado para aterro classe II.

22 Com relação ao calor dissipado na estufa de fosfatização e pintura, houve uma redução de 50% de calor dissipado, pela substituição da estufa e tornando o ambiente menos insalubre. Essa medida tambem reduziu o consumo de fosfato em 5%. Todos esses aspectos estão relacionados com o novo sistema de pintura.

23 A implantação do sistema de gestão ambiental não houveram mudanças na forma de organizar o trabalho e sim mudanças comportamentais de todos os funcionários para que os planos surtissem efeito. É notório que o intuito maior da empresa ao implantar a ISO não é a proteção ambiental e sim evitar perda de mercado(principalmente internacional).


Carregar ppt "PLANTA INDUSTRIAL DA ELETROLUX NA CIDADE DE SÃO CARLOS-sp."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google