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Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica O Vendedor inteligente.

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1 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica O Vendedor inteligente

2 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Joe tem uma carreira de sucesso, mas foi pego por uma dor de cabeça crônica que aumentava a cada ano. Sua saúde mental e amorosa começaram a ficar ameaçadas, e ele procurou auxílio médico. Depois de perambular de um especialista para outro, ele finalmente descobriu um médico que resolveu o problema. - A boa notícia é que eu posso curar sua dor de cabeça. A má notícia é que isso requer sua castração. Você tem uma condição muito rara que causa o esmagamento de seus testículos contra a base da espinha. A pressão causa uma dor de cabeça insuportável. A única maneira de diminuir a pressão é removendo os testículos.

3 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Joe ficou chocado e deprimido. Ele questionou se havia algum motivo para continuar vivendo. Mas mesmo não tendo encontrado a resposta, algum tempo depois ele decidiu entrar na faca. Quando ele deixou o hospital, sua cabeça estava límpida, mas ele sentia que algo importante dele havia desaparecido. Andando pela rua, ele percebeu que era outra pessoa. Ele podia recomeçar e viver uma nova vida. Ao passar por uma loja de roupa masculina ele pensou: - É disto que eu preciso: um terno novo. Ele entrou na loja e disse ao vendedor: - Gostaria de ver um terno. O vendedor olhou para ele e disse: - Vejamos... tamanho 52 longo. Joe riu: "Você está certo? Como você conseguiu?. - É minha profissão - disse o vendedor.

4 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Joe experimentou o terno. Caiu feito uma luva. Enquanto Joe olhava-se no espelho, o vendedor perguntou: - E que tal uma camisa nova? Joe pensou um segundo e disse: - Tá certo... O vendedor olhou para o Joe e disse: - Vejamos largo. Joe ficou surpreso. - Você está certo? Como você conseguiu? - É minha profissão - disse o vendedor. Joe experimentou a camisa e ficou perfeita. Enquanto Joe ajustava o colarinho pelo espelho, o vendedor disse: - E que tal um par de sapatos novos? Joe não hesitou: - Vamos lá? O vendedor olhou para os pés do Joe e disse: Você está certo? Como você conseguiu? - É minha profissão - disse o vendedor.

5 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Joe experimentou os sapatos e eles encaixaram como chinelos. Ele andou um pouco dentro da loja para confirmar o conforto. O vendedor aproveitou para vender-lhe uma malha e uma camiseta, sempre acertando o tamanho só de olhar. Por fim o vendedor ofereceu-lhe uma cueca nova. Joe aceitou e o vendedor disse: - Tamanho 3. Joe deu uma risada e disse: - Agora você errou. Eu sempre usei tamanho 2! O vendedor balançou a cabeça e disse: - O senhor não pode usar tamanho 2! - E porque não? - indagou Joe. E o vendedor respondeu: Porque vai ficar muito apertada, irá pressionar seus testículos contra a espinha e vai lhe dar uma tremenda dor de cabeça.

6 Prof. Vorlei – Comunicação Mercadológica Quais serão os segredos de um bom vendedor? São inúmeros, mas, pelo texto anterior podemos afirmar que um bom vendedor é um sujeito bem informado, sabe tudo sobre o produto que vende e não é pego desprevenido por uma pergunta do cliente. É preciso cativar o cliente das mais variadas maneiras e começar a formar um capital social em torno do trabalho desenvolvido. O grande vendedor é conhecido pelos clientes como um profissional competente, solícito e, sobretudo, ético. É preciso escutar o cliente e conhecer as suas necessidades, para só então saber qual produto lhe oferecer. Apresente soluções que auxiliem o cliente e não insista em empurrar um produto. Enfim, o bom vendedor tem que ter iniciativa e persistência.


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