A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos curriculares In: HERNÁNDEZ, F. & VENTURA,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos curriculares In: HERNÁNDEZ, F. & VENTURA,"— Transcrição da apresentação:

1 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos curriculares In: HERNÁNDEZ, F. & VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Trad. J. H. Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, p

2 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Métodos globalizados –Centrado no aluno e em suas necessidades educacionais. –Aluno como protagonista do ensino. –Tipos principais (desde a Escola Nova): Centros de interesses (Decroly) Projetos (Kilpatrick) Estudo do meio (Movimento de Cooperazione Educativa) Projetos de trabalho

3 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Organização do currículo por projetos Por que projetos? Porque eles “...geram um alto grau de autoconsciência e de significatividade nos alunos, com respeito à sua própria aprendizagem” (1998, p. 72).

4 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Organização do currículo por projetos Objetivos do projeto: -Inferir da informação apresentada novos sentidos, significados e referências. -Promover uma aprendizagem ancorada na explicação relacional, para além da descrição da informação.

5 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Organização do currículo por projetos Projeto e docente: -Fio condutor: relação entre o projeto de trabalho e o projeto curricular institucional. -Materiais: previsão dos conteúdos e atividades, a partir da questão: o que pretendo que os membros do grupo aprendam com o projeto?conteúdos -Tema: selecionar e atualizar informações atinentes ao tema do projeto. -Criar um clima de envolvimento e interesse. -AvaliaçãoAvaliação -Recapitulação do processo: ponto de partida para o novo projeto.

6 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Organização do currículo por projetos Avaliação inicial – saberes, hipóteses e referências de aprendizagem dos alunos. Avaliação formativa – o que estão aprendendo e como estão acompanhando o sentido do projeto. Avaliação final – o que aprnderam com o projeto? São capazes de estabelecer novas relações?

7 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Tipologia dos conteúdos –Conceituais – priorizam as capacidades cognoscitivas: relações de funcionalidade, atributivas de generalização e inclusão, causais etc. –Factuais – conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares.

8 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Tipologia dos conteúdos –Procedimentais – inclui regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos dirigidos para a realização de um objetivo, tais como: classificação, representação, síntese e visualização etc. –Atitudinais – agrupam valores, atitudes e normas: tomada de consciência, utilização de diferentes fontes de informação para formulação de hipóteses etc.

9 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Organização do currículo por projetos Projeto e aprendiz: -Desenvolvimento do tema: roteiro inicial da classe, a partir da evidência dos diferentes aspectos presentes nos índices. -Busca de informação. -Tratamento da informação. -Desenvolvimento dos capítulos assinalados no índice. -Elaboração de um dossiê de síntese. -Avaliação: interna (o que se aprendeu?) e externa (relações, comparações, abertura a novas possibilidades). -Novas perspectivas: elaboração do projeto seguinte.

10 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Organização do currículo por projetos Buscar: -uma abordagem multidisciplinar, -situações relacionais, -fazer alusões a episódios vividos, -a intervenção de distintos alunos, -não centralizar a indicação de material, -a comunicação das informações (para além da sua acumulação).

11 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos O índice como estratégia de aprendizagem: -Em um contínuo, em espiral, retornando a cada aluno (aprendizagem significativa). -Primeiro índice – situação inicial e individual. -Segundo índice – a partir do compartilhamento dos índices individuais; ponto de partida para o trabalho coletivo (grupo). -Terceiro índice – recapitulação do trabalho realizado, com vistas a novas propostas.

12 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Dossiê de síntese -Primeiro componente da avaliação formativa: a partir do índice final, organizar uma ordenação das atividades realizadas no projeto. -Na recapitulação: projeto enquanto síntese e reflexo do conteúdo tratado. -Projetos sob a ótica de globalização relacional: a partir do projeto anterior / tomada de decisões sobre o novo tema / finaliza (recomeça) com o dossiê de cada aluno sobre o sentido e o significado do projeto para si (que informações coletou? Que procedimentos foram trabalhados?)

13 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Organização curricular por projetos de trabalho, no campo da EaD –Relevância do trabalho com temas que contemplem não só a dimensão local (história do bairro, da escola, da empresa etc.), mas também a dimensão global (mediante intercâmbios, que evidenciam diferenças e/ou semelhanças culturais, lingüísticas, geográficas, econômicas etc.). –Contemplar a relação entre local e global, no processo ensino-aprendizagem, é fundamental ao pleno exercício da cidadania. –O contexto local situa o aprendiz como sujeito sócio-histórico, no contexto mundial.

14 OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Questões para discussão 1.Em que medida a organização curricular por projetos de trabalho pode acrescentar à formação do aprendiz, no campo da EaD? 2.Em que medida a organização curricular por projetos de trabalho pode se inserir a contento no campo da EaD? Quais são seus limites e possibilidades?


Carregar ppt "OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos curriculares In: HERNÁNDEZ, F. & VENTURA,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google