Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouManoela Avila Alterado mais de 9 anos atrás
1
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos curriculares In: HERNÁNDEZ, F. & VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Trad. J. H. Rodrigues. Porto Alegre: Artmed, p OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
2
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Métodos globalizados Centrado no aluno e em suas necessidades educacionais. Aluno como protagonista do ensino. Tipos principais (desde a Escola Nova): Centros de interesses (Decroly) Projetos (Kilpatrick) Estudo do meio (Movimento de Cooperazione Educativa) Projetos de trabalho OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
3
Organização do currículo por projetos
Por que projetos? Porque eles “...geram um alto grau de autoconsciência e de significatividade nos alunos, com respeito à sua própria aprendizagem” (1998, p. 72). OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
4
Organização do currículo por projetos
Objetivos do projeto: Inferir da informação apresentada novos sentidos, significados e referências. Promover uma aprendizagem ancorada na explicação relacional, para além da descrição da informação. OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
5
Organização do currículo por projetos
Projeto e docente: Fio condutor: relação entre o projeto de trabalho e o projeto curricular institucional. Materiais: previsão dos conteúdos e atividades, a partir da questão: o que pretendo que os membros do grupo aprendam com o projeto? Tema: selecionar e atualizar informações atinentes ao tema do projeto. Criar um clima de envolvimento e interesse. Avaliação Recapitulação do processo: ponto de partida para o novo projeto. OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
6
Organização do currículo por projetos
Avaliação inicial – saberes, hipóteses e referências de aprendizagem dos alunos. Avaliação formativa – o que estão aprendendo e como estão acompanhando o sentido do projeto. Avaliação final – o que aprnderam com o projeto? São capazes de estabelecer novas relações? OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
7
Tipologia dos conteúdos
Conceituais – priorizam as capacidades cognoscitivas: relações de funcionalidade, atributivas de generalização e inclusão, causais etc. Factuais – conhecimento de fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
8
Tipologia dos conteúdos
Procedimentais – inclui regras, técnicas, métodos, destrezas e habilidades, estratégias e procedimentos dirigidos para a realização de um objetivo, tais como: classificação, representação, síntese e visualização etc. Atitudinais – agrupam valores, atitudes e normas: tomada de consciência, utilização de diferentes fontes de informação para formulação de hipóteses etc. OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
9
Organização do currículo por projetos
Projeto e aprendiz: Desenvolvimento do tema: roteiro inicial da classe, a partir da evidência dos diferentes aspectos presentes nos índices. Busca de informação. Tratamento da informação. Desenvolvimento dos capítulos assinalados no índice. Elaboração de um dossiê de síntese. Avaliação: interna (o que se aprendeu?) e externa (relações, comparações, abertura a novas possibilidades). Novas perspectivas: elaboração do projeto seguinte. OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
10
Organização do currículo por projetos
Buscar: uma abordagem multidisciplinar, situações relacionais, fazer alusões a episódios vividos, a intervenção de distintos alunos, não centralizar a indicação de material, a comunicação das informações (para além da sua acumulação). OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
11
O índice como estratégia de aprendizagem:
Em um contínuo, em espiral, retornando a cada aluno (aprendizagem significativa). Primeiro índice – situação inicial e individual. Segundo índice – a partir do compartilhamento dos índices individuais; ponto de partida para o trabalho coletivo (grupo). Terceiro índice – recapitulação do trabalho realizado, com vistas a novas propostas. OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
12
OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Dossiê de síntese Primeiro componente da avaliação formativa: a partir do índice final, organizar uma ordenação das atividades realizadas no projeto. Na recapitulação: projeto enquanto síntese e reflexo do conteúdo tratado. Projetos sob a ótica de globalização relacional: a partir do projeto anterior / tomada de decisões sobre o novo tema / finaliza (recomeça) com o dossiê de cada aluno sobre o sentido e o significado do projeto para si (que informações coletou? Que procedimentos foram trabalhados?) OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
13
Organização curricular por projetos de trabalho, no campo da EaD
Relevância do trabalho com temas que contemplem não só a dimensão local (história do bairro, da escola, da empresa etc.), mas também a dimensão global (mediante intercâmbios, que evidenciam diferenças e/ou semelhanças culturais, lingüísticas, geográficas, econômicas etc.). Contemplar a relação entre local e global, no processo ensino-aprendizagem, é fundamental ao pleno exercício da cidadania. O contexto local situa o aprendiz como sujeito sócio-histórico, no contexto mundial. OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
14
Questões para discussão
Em que medida a organização curricular por projetos de trabalho pode acrescentar à formação do aprendiz, no campo da EaD? Em que medida a organização curricular por projetos de trabalho pode se inserir a contento no campo da EaD? Quais são seus limites e possibilidades? OPEC III - LUCILA PESCE - Currículo por projetos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.