A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA"— Transcrição da apresentação:

1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA
CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PÓLO BRAGANÇA Ana Laura de Souza Antônio Gomes da Silva Daniela de Nazaré Torres de Barros Maria de Jesus Queiroz Magalhães Maria Roseane Melo Amorim Odete Solange C dos Santos 1

2 Projeto Xadrez Escolar On line
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA Projeto Xadrez Escolar On line “Um Xeque-Mate na mente e no tempo ocioso” Trabalho para a disciplina de Metodologia Científica da Professora Mscª Decíola Fernandes de Sousa, da Universidade Federal Rural da Amazônia.

3 Xadrez Escolar On line Nas escolas do primeiro mundo, o xadrez já é praticado há décadas, onde os alunos além de todo esse desenvolvimento citado, melhoram muito sua disciplina, relacionamento com as pessoas, respeito às leis, às regras” [...]. (Nuno Cobra, 2004)

4 APRESENTAÇÃO A realidade da educação formal atual exige que a escola seja mais atrativa e integrada na diversidade de um universo amplo de conhecimento. O Projeto Xadrez Escolar On Line visa suprimir essa exigência, atuando como aliado na formação dos alunos desta instituição. Para Zacharias (2006), apesar do jogo ser uma atividade espontânea nas crianças, isso não significa que o professor não necessite ter uma atitude ativa sobre ela, inclusive, uma atitude de observação que lhe permitirá conhecer muito sobre as crianças com que trabalha.

5 JUSTIFICATIVA O Xadrez Escolar Online é um esporte pedagógico, que atua como suporte no aprendizado das disciplinas curriculares. Ajudando a melhorar a capacidade de concentração e a velocidade de raciocínio. O Xadrez é capaz de mostrar consequências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.

6 OBJETIVOS OBJETIVO GERAL
Proporcionar aos alunos o conhecimento do xadrez como elemento complementar no contexto educacional, para melhora da concentração dos mesmos. Reconhecendo e valorizando o Xadrez através de seus elementos constitutivos, como meio de educação multidisciplinar, vivenciando-o também na prática social. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Oferecer aos alunos uma opção de mais uma modalidade esportiva e extra-classe; Promover espaços para a prática do jogo do xadrez de forma coordenada com as atividades escolares; Promover interação online do jogo de xadrez entre os alunos de nossa Escola e alunos de outras Instituições;

7 CLIENTELA O público alvo a ser envolvido neste projeto é composto por: docentes, discentes, comunidade escolar e outros amantes desta modalidade. METODOLOGIA DE TRABALHO Aulas expositivas e dialogadas; Exercícios escritos; Torneios de treinamento entre as turmas; Torneios online entre Instituições Tirar dúvidas em cada mesa e máquina; Pesquisas e trabalhos individuais e em grupo; Filmes (sessões cinematográficas); Oficinas de capacitação para a comunidade escolar.

8 METODOLOGIA DE TRABALHO
Aulas expositivas e dialogadas; Exercícios escritos; Torneios de treinamento entre as turmas; Torneios online entre Instituições META Ensinar os alunos do Ensino Fundamental e Médio da Escola de Ensino F.M. Mahatma Gandhi as regras do Xadrez, visando capacitar pelo menos 70% da clientela para competições. Materiais Tabuleiro de Xadrez,Peças de Xadrez Mesas,Cadeiras,Relógios de Xadrez Papel,Caneta,Quadro placar,Quadro explicação Computadores em rede

9 CRONOGRAMA Ano Letivo 2010/2011 Atividade (Aulas de 45 minutos) 1º mês
Aula Teórica X Pesquisa WEB Aula Prática Avaliação Torneio

10 AVALIAÇÃO A avaliação será de forma contínua obedecendo aos seguintes critérios: assiduidade; participação e desempenho de cada indivíduo nos trabalhos realizados até o último torneio do ano letivo. E uma prova com questões de múltipla escolha será aplicada valendo parte da avaliação. será também avaliado pela implementação com sucesso dentro do cotidiano escolar como atividade recreativa e esportiva por toda comunidade escolar.

11 REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
BECKER, Idel. Manual de Xadrez. São Paulo: Nobel, 1978. COBRA, Nuno. Jogar Xadrez Exige Preparo Físico. Disponível em < Acesso em 05 de Julho de 2004. FONTARNAU, A. S. O ensino de xadrez na escola. Porto Alegre: Artmed, 2003. REZENDE, Sylvio. Xadrez na escola: Uma abordagem didática para principiantes. Rio de Janeiro. Ed. Ciência Moderna, 2002. SÁ, Antônio Villar Marques de. O Xadrez e a Educação. Preto & Branco. Revista Brasileira de Xadrez SÁ, Antonio Villar Marques de. O Xadrez e a Educação. Universidade de Brasília – Faculdade de Educação, S/N, p.1-10. ZACHARIAS, Vera Lúcia Câmara F. Jogo e educação infantil - Mais sobre o jogo. Disponível em: Acesso em: 02 set Sites:


Carregar ppt "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google