A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bibliotecas escolares dinamizadas pelo uso das Tecnologias

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bibliotecas escolares dinamizadas pelo uso das Tecnologias"— Transcrição da apresentação:

1 Bibliotecas escolares dinamizadas pelo uso das Tecnologias
de Informação e Comunicação

2 Doutoranda: Lucirene Catini Lanzi
Profa. Dra. Silvana Ap. Borsetti Gregorio Vidotti Prof. Dr. Edberto Ferneda Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Faculdade de Filosofia e Ciências – Universidade Estadual Paulista – Campus Marília

3 PROBLEMÁTICA Distanciamento entre Biblioteca Escolar e instituição.
Falta de aproximação entre bibliotecário/alunos/professores. Pouca visibidade nos eventos e trabalhos da biblioteca.

4 OBJETIVOS Buscar referências e apresentar experiências que favoreçam um novo conceito de biblioteca escolar que engloba as TIC como facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem e no crescimento pessoal e coletivo dos usuários.

5 METODOLOGIA PESQUISA – AÇÃO – PARTICIPATIVA
Visto se tratar de uma experiência prática, ou seja, o pesquisador participa como ator social da mesma realidade.

6 ANTES

7 DEPOIS

8 HOJE

9 EMBASAMENTO TEÓRICO Teoria de desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget, que aborda as etapas de assimilação e acomodação do conhecimento por práticas cooperativas.

10 EMBASAMENTO BIBLIOGRÁFICO
O levantamento das necessidades informacionais cotidianas de adolescentes urbanos – Sandra Hughes-Hassell e Denise Agosto (2007); Estudos da UCL (2008) – pesquisadores buscam identificar como os pesquisadores do futuro interagirão com os recursos digitais no futuro.

11 PESQUISA Para a aplicação desta investigação foram selecionados 30 adolescentes entre 12 e 18 anos, alunos do Colégio. Os estudantes cursam entre o 6º ano do Ensino Fundamental e o Cursinho Pré-Vestibular e têm como perfil familiar, a preocupação com o investimento na formação educacional. A seleção dos participantes da pesquisa teve como critério: estudantes que menos frequentam a biblioteca do colégio e possuem mais proximidade com computadores, Internet e respectivos aplicativos e ferramentas. Os adolescentes se dispuseram voluntariamente a participar da pesquisa.

12 PESQUISA 3. Foi realizado um levantamento de dados, baseado na pesquisa de Hughes-Hussell & Agosto (2007), em que os (trinta) adolescentes responderam perguntas referentes à idade, sexo, tarefas e hobbies cotidianos, além de questões relacionadas à utilização do computador e Internet. Tudo isso possibilitou a determinação de características sociais, econômicas e culturais dos entrevistados.

13 PERFIL DOS PARTICIPANTES
Percebe-se que a maioria dos participantes da investigação possuem 13 anos (40%); 40% possuem apenas 1 computador e que predomina a Internet banda larga (73,33%); 3,33% utilizam o computador do colégio para suas atividades. Isso se deve ao fato de o colégio não permitir o uso dos computadores em ambientes colaborativos digitais, como os blogs, Facebook e os próprios endereços eletrônicos ( s).

14 PERFIL DOS PARTICIPANTES
50% iniciaram o uso de computadores entre 6 e 10 anos; Em suas atividades do dia a dia, 26,67% fazem uso do computador para realizar as suas atividades habituais.

15 ENTREVISTA Foi realizada uma entrevista semiestruturada tendo como base três questionamentos principais: Quais são os tipos de informação que os jovens buscam em seu dia a dia? Quais canais de informação são utilizados para a busca dessas informações? Quais as fontes de informação consultadas pelos adolescentes quando procuram informação no dia a dia?

16 RESUTADOS DA PESQUISA INTERESSES POLÍTICOS, FILOSÓFICOS E SOCIAIS, IDENTIDADE / HERANÇA CULTURAL, COLÉGIO E CARREIRA 53% buscam a Internet e Google, para assuntos ligados ao colégio; 57% confiam suas buscas no site do próprio colégio; 33% - carreira e identidade e herança cultural; 53% - confiam na Internet e Google.

17 RESUTADOS DA PESQUISA ATUALIZAÇÃO, ROTINA, BENS E SERVIÇOS E FINANÇAS PESSOAIS 27% - a Internet; 13% - buscadores Google; 13% - portais de informação como o Terra; 10% - Facebook(10%) são preferência entre os adolescentes, somando um percentual de 63% de busca. 20% - finanças pessoais a maioria dos entrevistados não tem interesse e os que o demonstram recorrem à família.

18 RESUTADOS DA PESQUISA SAÚDE, PESQUISAS ESCOLARES, PERFORMANCE CRIATIVA E CONSUMO CRIATIVO 27% - precedendo a Internet; 13% - revistas 63% - como local de procura de informação, no que se refere às pesquisas escolares o Google ; 13% - livros/biblioteca 23% - A Internet - performance criativa; 13% - Google e os amigos aparecem empatados; 20% - os que não possuem interesse; Outro ponto interessante é o consumo criativo, onde a Internet se destaca com 33%, ficando as lojas em segundo (23%) e o Google logo em seguida, com 20%.

19 RESULTADOS DA PESQUISA
FACULDADE, CULTURA ESCOLAR, EVENTOS E SEXUALIDADE, SEGURANÇA SEXUAL E IDENTIDADE SEXUAL 20% - a sexualidade a Internet; 20% - família; 50% - faculdade na Internet e Google; 33%- informações, com relação a descoberta ou divulgação de eventos, a Internet; 33% - a respeito de cultura escolar, a Internet

20 RESULTADOS DA PESQUISA
Diante das informações apresentadas e dos demais componentes da pesquisa, percebeu-se que a Internet, por meio de seus websites, serviços de busca e interação, é preferência dos adolescentes no que se refere à busca informacional, convergindo com os resultados de pesquisa da UCL (2008).

21 CONFRARIA DA BIBLIOTECA
Constitui um grupo de estudo para que os atores possam construir e compartilhar informações e conhecimentos sobre temas de interesse coletivo quanto ao uso das tecnologias de informação e comunicação, em especial de ambientes informacionais digitais.

22 AMBIENTES DIGITAIS BLOG TUMBLR

23 AMBIENTES DIGITAIS FACEBOOK

24 AMBIENTES DIGITAIS TWITTER

25 CONSIDERAÇÕES FINAIS Maior dinamismo nas ações da Biblioteca.
Um amadurecimento na competência informacional dos usuários. Uma maior convivência entre alunos, professores e bibliotecário.

26 CONSIDERAÇÕES FINAIS VÍDEO

27 REFERÊNCIA BARCH, J. A.; MCKENNA, K.Y.A. The Internet and social life. Annual Review in Psychology. V. 55, p , 2004. BONALS, J. O trabalho em pequenos grupos na sala de aula. Porto Alegre: Artmed, 2003. CASTELLS, M. Communication, power and conter-power in the network society. International Journal of Communication, n.1, p Disponível em: Acesso em: 11 fev __________. A sociedade em rede: a era da informação, economia, sociedade e cultura. São Paulo: Paz e Terra, V. 1. CAVALCANTI, M.; NEPOMUCENO, C. O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Ed. Elsevier, 2007. COHEN, L. Manifesto de um bibliotecário 2.0. Disponível em: . Acesso em 20 dez FICHMANN, S. Gestão, transdisciplinaridade e comunidade virtual de aprendizagem: uma utopia pragmática Disponível em: . Acesso em: 30 abr JORENTE, M. J. V.; SANTOS, P. L. A. da C.; VIDOTTI, S. A. B. G. Quando as Web se encontram: social e semântica – promessa de uma visão realizada? Informação e Informação, Londrina, v. 14, n. esp., p. 1-24, 2009. McAFEE, A. Empresas 2.0: a força das mídias colaborativas para superar grandes desafios empresariais. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010. MANNAK-JOCHMANN, H.; HUIBERS, T.; SANDERS, T. Children’s information retrieval beyond examining search strategies and interfaces. Disponível em: . Acesso em: 5 fev MARTELETO, R. M. Análise de Redes Sociais: Aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p , jan./abr MEIRIEU, P. O cotidiano da escola e da sala de aula: o fazer e o compreender. Porto Alegre: Artmed, 2005. PALFREY, J.; GRASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011. PETARNELLA, L. Escola analógica e cabeças digitais: o cotidiano escolar frente às tecnologias midiáticas e digitais de informação e comunicação. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade de Sorocaba. Programa de Pós-graduação em Educação. Sorocaba, 2008. PIAGET, J. A equilibração das estruturas cognitivas: problema central do desenvolvimento. 3 ed. Rio de Janeiro: LTC Editora S.A., 1976. RECUERO, R. Redes Sociais na Internet. Porto Alegre: Sulina, 2009. SANTAELLA, L.; LEMOS, R. Redes Sociais digitais; a cognição conectiva do Twitter. São Paulo: Paulus, 2010. SANTOS, M. L. R. História da educação brasileira; a organização escolar. Campinas: Autores e Associados, 2007. SUAIDEN, E.J.; OLIVEIRA, C.L. A Ciência da Informação e um novo modelo educacional: escola digital integrada. In: MIRANDA, A.; SIMEÃO,E (Orgs.). Alfabetização digital e acesso ao conhecimento. Brasília: Universidade de Brasília, Departamento de Ciência da Informação e Documentação, 2006.

28 AGRADECIMENTOS E-mail: lu_lanzi@hotmail.com vidotti@marilia.unesp


Carregar ppt "Bibliotecas escolares dinamizadas pelo uso das Tecnologias"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google