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Técnicas de Dinâmicas de Grupo no processo de ensino e aprendizagem Profa. Maria de Lourdes Coelho Contato: III SEMINÁRIO PREVENÇÃO DA.

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1 Técnicas de Dinâmicas de Grupo no processo de ensino e aprendizagem Profa. Maria de Lourdes Coelho Contato: III SEMINÁRIO PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS E PROMOÇÃO DE UMA CULTURA DE PAZ: BUSCANDO CAMINHOS GOVERNO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Secretaria de Estado de Educação MAGISTRA – Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores

2 TÉCNICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO Aumentar a autoestima. Provocar a criatividade. Criar laços afetivos. Aprimorar o caráter. Promover a humanização. Mudar atitudes. Aumentar a disposição. Facilitar a socialização. Objetivos: “promover a aprendizagem de determinados conteúdos, sejam eles de natureza cognitiva, afetiva e social.” (AMARAL, 2006, p. 49)

3 TÉCNICAS DE DINÂMICAS DE GRUPO OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: A técnica pela técnica nada vale. A escolha da técnica deve-se atender ao objetivo previamente proposto por quem vai aplicar a técnica. As variáveis a serem consideradas no planejamento do trabalho são: conteúdo, tamanho e composição do grupo.

4 Por que se deve aplicar variadas técnicas no processo de ensino e de aprendizagem? Quem é o jovem atual? Como aprende e como processa as informações? Quais são as características que favorecem a aproximação ou o distanciamento entre pessoas de diferentes gerações? QUESTÕES BÁSICAS

5 DIFERENÇAS GERACIONAIS: Imigrantes Digitais X Nativos Digitais Veteranos, Baby Boomers, X, Y, Z…

6 Mandam e ligam logo após para perguntar se a pessoa o recebeu; imprimem um texto digital quando querem alterá-lo, para depois digitar as modificações registradas no papel; a Internet é sempre a segunda fonte de informação; leem os manuais dos aparelhos eletrônicos ao invés de aprenderem com o seu uso; Imprimem os s recebidos (ou mandam alguém fazê-lo), para depois decidir que ação tomar; convidam as pessoas para ver no computador um site interessante que acabou de localizar, em vez de mandar-lhes o seu endereço.

7 Recebem e passam informação rapidamente, por meio de várias mídias; usam vários aplicativos ao mesmo tempo, enquanto conversam nas redes sociais e veem vídeos do Youtube; preferem as imagens antes dos textos que, se não tiverem imagens, certamente serão desconhecidos; fazem acessos aleatórios, não sequenciais, nas páginas hipermídia da web; preferem jogos em vez de trabalho “sério”; interagem constantemente com os amigos nas redes sociais; colocam na rede seus próprios textos, fotos e vídeos.

8 Gerações e suas características VETERANOS Nascidos de 1925 a 1945 Geração silenciosa; disciplinados; colocam o dever antes do prazer; têm a paciência como auto- gratificante; vêem o trabalho como uma obrigação. BABY BOOMERS Nascidos de 1946 a 1964 São competitivos, otimistas, focados nas realizações pessoais e viciados no trabalho. Surgiram na fase de explosão de nascimentos, em função do desenvolvimento econômico do pós- guerra. GERAÇÃO X Nascidos de 1965 a 1979 Resistentes, independentes e questionadores; assumem o emprego de forma séria; trabalham para viver e não vivem para trabalhar. GERAÇÃO Y Nascidos de 1980 a 1995 Geração NET; Geração D; Geração do Milênio; É a geração mais numerosa (30% da população); Nasceram e cresceram rodeados de mídias. GERAÇÃO Z Nascidos a partir de 1996 Jovens que iniciaram o contato com o computador antes de serem alfabetizados; muitos dos atuais estudantes do Ensino Médio estão nessa classificação e entrarão para o trabalho daqui a aproximadamente cinco anos.

9 Inteligências Múltipla Inteligência Emocional

10 Espacial Intrapessoal Interpessoal Lingüística Musical Lógico- matemática Corporal- Cinestésica NaturalistaEspiritual

11 Inteligências: Conceito tradicional X Inteligência Emocional Nascia-se com determinada quantidade de inteligência. “-Tenho QI 130, nada posso fazer para mudar” QE: Quociente Emocional Inteligências Intrapessoal + interpessoal (Construída) QI: Quociente intelectual Inteligências Logico- Matemática + Linguística (medida) Pode-se construir/adquirir determinada inteligência. Habilidade para perceber, entender e influenciar emoções.

12 Preferências sensoriais: Visão Audição Sinestésico Bloqueios da aprendizagem:  Raiva  Medo  Complexo de inferioridade  Complexo de superioridade Enoções básicas: Medo Amor Raiva Tristeza Alegria

13 Ambientes Interativos de Aprendizado Ambientes do aprender e ensinar, Sempre existiram e são cada vez mais necessários na atual sociedade Estão em extinção A sua recriação: Um desafio do mundo de hoje

14 Tempos atrás... tínhamos ambientes de aprendizado além da Escola Todos se reuniam em volta da mesa para jantar e conversavam As crianças brincavam na rua e construíam os seus próprios brinquedos

15 Nos dias de hoje... Cada um tem seu horário, almoçam e jantam vendo televisão, sem poder conversar Brincar é somente no quarto, com brinquedos eletrônicos ou jogos, que exigem principalmente habilidades motoras

16 Reunião em torno da FOGUEIRA Contato com o mestre (especialista) Visita ao POÇO d`AGUA Contato com os parceiros Recolhimento na CAVERNA Contato consigo próprio Participar da VIDA Contato com a realidade prática METÁFORAS PARA O APRENDIZADO DO SÉCULO XXI ( DAVID D. THORNBURG ) https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=21g5-df2Sm0

17 Que tipo de Ambiente Interativo de Aprendizado existe na nossa escola? Somente fogueira? Como promover na escola ambientes interativos de aprendizagem para o desenvolvimento social, intelectual e emocional dos sujeitos? Questões Básicas Que técnicas de dinâmicas de grupo favorecem a conectividade dos estudantes com o ambiente, o conhecimento, seus professores e seus pares?

18 TÉCNICA DE DINÂMICA E GRUPO Promoção da conectividade – (Fogueira ou Caverna) Objetivo: Promover o aumento da "presencialidade”, ou seja, a conexão dos estudantes com a sala de aula, o conteúdo a ser exposto e com os demais presentes. Material: 1. Não exige preparo de material;2. Folhas de papel ofício, pincéis atônicos, ou canetas coloridas ou lápis de cor. Descrição: Primeira opção: Convidar os estudantes para participar de uma atividade de imaginação. Ordenar que fechem os olhos, respirar e inpirar, lentamente por três vezes, observando o movimento de entrada e saída do ar. Solicitar que escolham uma figura geográfica. Conferir se escolheram. Em seguida, escolher uma cor e pintar a figura geométrica com a cor que escolher. Abrir os olhos e descrever a figura colorida imaginada. Comentar sobre possíveis coincidências, como círculo azul (Terra) e triângulo vermelho (Bandeira de Minas Gerais).  Segunda opção: Distribuir folhas de papel e pinceis atônicos, canetas coloridas ou lápis de cor e solicitar que escrevam o nome de forma criativa. Colar no peito, na carteira ou sobre a carteira.

19 TÉCNICA DE DINÂMICA E GRUPO Nome: Andar confiante (Poço d’água) Objetivo: Fortalecer os vínculos de confiança entre os participantes da turma, provocando a reflexão sobre a postura de cada um diante do grupo e nos relacionamentos, de modo geral. Material: Aparelho de som e CD (Sugestão: música: “Sem lenço e sem documento”). Descrição: Organizar as carteiras, deixando o centro da sala livre. Formar duplas entre os participantes. Cada dupla deverá andar pelo espaço livre da sala, seguindo o ritmo da música, de braços dados ou abraçados, sendo que o que estiver do lado direito deverá manter os olhos fechados, para ser conduzido pelo(a) colega. Ao ouvir o som do apito ou o barulho da palma feito pelo(a) professor(a), mudar de par e repetir o exercício, por três ou quatro vezes, até o término da música; Abrir um círculo em que todos possam ficar ao redor e convidá-los a relatar o que sentiram ao conduzir e ao ser conduzido pelos colegas, e como isso ocorre em outros seguimentos da vida.

20 TÉCNICA DE DINÂMICA E GRUPO Aquecimento – 1, 2 e 3 (Poço d’água, Fogueira) Objetivo: Provocar a melhoria do ânimo dos participantes da turma, da atenção no momento de ouvir e falar. Material: Não exige preparo de material; deve-se organizar a sala, deixando o centro livre. Descrição: Perguntar que nota de 0 a 10 cada um atribui ao seu estado de ânimo, no momento de início das aulas do presente dia. Anotar algumas respostas no quadro. Convidar a turma para formar duas filas, ficando cada um em pé e de frente para o colega. Orientar para fazer a contagem de 1 até 3 alterando entre os participantes da mesma dupla e reiniciando continuamente. Conferir o acerto das contagens entre as duplas e propor o acréscimo de outros elementos, como: ao pronunciar o número um, deve-se bater uma palma. Acrescentar novos elementos, cada um de uma vez, como: ao pronunciar o número dois, levantar o braço direito e o número três flexionar os joelhos. Após conferir os acertos da atividade com o acréscimo da última dificuldade, cada dupla, deverá dar um abraço sentar-se lado a lado. Perguntar que nota cada um atribuirá ao estado de ânimo, após o exercício, e propor a nova atividade, preferencialmente em dupla.

21 TÉCNICA DE DINÂMICA E GRUPO Painel integrado (Poço d`água) Objetivo: Promover a formação de grupos de forma aleatória e a socialização de conhecimentos estudados pelos estudantes e entre eles. Material: Cópias dos textos a serem estudados, quadro com as divisões dos subtemas para anotação das síntese dos grupos. Descrição: Dividir a turma em números iguais de participantes, por exemplo 5 grupos de 5 participantes ou adaptar a divisão conforme o número de participantes. Atribuir a cada grupo e cada participante um número ou um código de identificação (grupo A, B, C, D e E; participante 1, 2, 3, 4, e 5). No primeiro momento, dividir o tema a ser estudado, ficando para cada grupo uma parte ou tópico do assunto e estabelecer o prazo para o estudo. No segundo momento, fazer um novo agrupamento, reunindo representantes de cada grupo com o mesmo número, ficando a cada um a responsabilidade de expor aos demais a síntese do tópico estudado e as conclusões do seu grupo de origem. Abrir o círculo com participação de todos os grupos para sanar possíveis dúvidas.

22 TÉCNICA DE DINÂMICA E GRUPO Provérbios como ponto de partida para discussão (Poço d`água) Objetivo: Promover a formação de duplas de forma aleatória, a discussão de determinado assunto, fazer a síntese da discussão e apresentar ao grupo. Material: Fichas impressas com metade dos provérbios anexos. Descrição: Distribuir as ficchas com trechos dos provérbios de forma aleatória e pedir para encontrar o par que complete a sua frase. Formar a dupla, pedir para apresentar um ao outro e conversar sobre o significado do provérbio da dupla. Analisar se esse provérbio se aplica à situação atual da educação brasileira (por exemplo). Se o provérbio não se aplica, elaborar outro dizer que melhor se aplica à situação educacional atual. Cada dupla terá um minuto para apresentar um ao outro e a síntese da conversar para os demais colegas reunidos.

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24 REFERÊNCIAS GARDNER, Harward. Inteligências Múltiplas: a teoria na prática. Artmed, GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Editora Objetiva, RIBEIRO, Antônio Mendes. Nativos versus imigrantes digitais. Disponível em Acesso em 12 de Jan. de 2013.ttp://www.redepeabirus.com.br/redes/form/post?topico_id=14139 DIAS, Maria Sara de Lima. Aspectos teóricos e práticos. Petrópolis: Vozes, Dinâmica de Grupo:


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