A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PRINCÍPIOS E MÉTODOS TECNOLÓGICOS EMPREGADOS NA INDUSTRIA DOS ALIMENTOS Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PRINCÍPIOS E MÉTODOS TECNOLÓGICOS EMPREGADOS NA INDUSTRIA DOS ALIMENTOS Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS."— Transcrição da apresentação:

1 PRINCÍPIOS E MÉTODOS TECNOLÓGICOS EMPREGADOS NA INDUSTRIA DOS ALIMENTOS Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS

2 Grande parte da TECNOLOGIA usada em outras industrias de fabricação é aplicada às industrias de ALIMENTOS.

3 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 1º CICLO A produção e o processamento em pequena escala eram feitos, antigamente, nas fazendas e nos lares; O desenvolvimento inicial passou dos programas das vilas e comunidades para unidades de escalas mais avantajadas;

4 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Desenvolveu-se originalmente: Moagem de grãos; Processamento e distribuição do Leite; Fabricação do Pão; Processamento do Açúcar e de Produtos açucarados;

5 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 2º CICLO Para possibilitar o consumo em grande escala de produtos, teve que ser desenvolvido todo um conjunto de novos métodos de armazenamento e de distribuição.

6 EVOLUÇÃO HISTÓRICA Iniciou-se a aplicação de métodos de congelamento: De Carnes; De Frutas; De Legumes; E produtos manufaturados prontos para cozinhar ou para servir.

7 EVOLUÇÃO HISTÓRICA 3º CICLO Torna-se cada vez mais rara a compra de produtos em fazendas, sítios e plantações.

8 EVOLUÇÃO HISTÓRICA INDUSTRIA DE ALIMENTOS Destinada a converter as matérias-primas simples e complexas, em produtos alimentícios.

9 P ROCESSAMENTO DE ALIMENTOS Os numerosos e diversos processos mobilizados para a fabricação de produtos alimentícios derivam de três operações básicas, de natureza: Física; Química; Biológica.

10 OPERAÇÕES DE NATUREZA FÍSICA Ação Mecânica; Cristalização; Desidratação; Destilação; Emulsificação; Evaporação; Fluxo de Fluidos; Transmissão de calor e frio; Subdivisão; Mistura; Extração (por prensagem)

11 OPERAÇÕES DE NATUREZA QUÍMICA Emprego de aditivos; Extração (por solvente); Emprego de substâncias coadjuvantes (catalisadores, fermentos, gases etc.) Reguladores de pH;

12 OPERAÇÕES DE NATUREZA BIOLÓGICA Ação microrgânica; Ação enzimáticas;

13 TENDÊNCIAS INDUSTRIAIS Limpeza no Local; Operações em grande escala; Automatização; Ampliação da durabilidade na estocagem; Redução dos efeitos sobre o ambiente: reutilização eficientes da energia, dos gases e da água; Adoção generalizada do aço inoxidável para o processamento de alimentos.

14 A TIVIDADE 1) Como é sabido os numerosos e diversos processos mobilizados para a fabricação de produtos alimentícios derivam de três operações básicas, de natureza física, químicas e biológicas. Desenvolva um estudo de caso nos respectivos artigos apresentados elencando exemplos das três operações básicas citadas acima.


Carregar ppt "PRINCÍPIOS E MÉTODOS TECNOLÓGICOS EMPREGADOS NA INDUSTRIA DOS ALIMENTOS Prof. MBA Renato Mariano QUÍMICA INDUSTRIAL III - UNILINS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google