A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Neoclassicismo. Neoclassicismo O Neoclassicismo representou a revitalização de elementos da antiguidade greco-romana, apoiado nos novos ideais burgueses.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Neoclassicismo. Neoclassicismo O Neoclassicismo representou a revitalização de elementos da antiguidade greco-romana, apoiado nos novos ideais burgueses."— Transcrição da apresentação:

1 Neoclassicismo

2 Neoclassicismo O Neoclassicismo representou a revitalização de elementos da antiguidade greco-romana, apoiado nos novos ideais burgueses do final do século XVIII.

3 Neoclassicismo Movimento artístico que reagiu ao barroco e ao rococó; Reviveu os princípios estéticos da Antigüidade clássica; Atingiu sua máxima expressão por volta de 1830 (séc XIX).

4 Neoclassicismo Foi um movimento artístico e cultural, que refletiu as mudanças marcadas pela ascensão da burguesia. As mudanças deste período estão relacionadas: ao racionalismo de origem iluminista; a formação de uma cultura cosmopolita e profana; a reação contra a aristocracia e a Revolução Industrial inglesa.

5 Neoclassicismo No século XVIII, as rápidas e constantes mudanças acabaram por dificultar o surgimento de um novo estilo artístico. Recorreram à equilibrada e democrática arte da antigüidade clássica. A descoberta arqueológica de Pompéia e Herculano - Itália, de 79 ac., em 1748, fez com que arquitetos, pintores e escultores encontrassem um modelo a seguir.

6 Neoclassicismo Surgiram os primeiros edifícios em forma de templos gregos, com estátuas alegóricas e pinturas de temas históricos. Derrubaram-se edifícios e largas avenidas foram traçadas de acordo com as formas monumentais da arquitetura renovada.

7 Neoclassicismo A arte tornou-se eco dos novos ideais da época: Subjetivismo; Liberalismo; Ateísmo; Democracia. Esses foram os elementos utilizados para reelaborar a cultura da antigüidade clássica, greco-romana.

8 Neoclassicismo No século XVIII, este estilo, que teve seu principal desenvolvimento na França e que se estendeu por toda a Europa, sob o nome de classicismo, representou um segundo renascimento das artes clássicas.

9 Neoclassicismo - Arquitetura De uma forma geral a arte neoclássica foi marcada pela simplicidade; Percebe-se a influência romana em obras marcadas pela severidade e monumentalidade, e influência grega nas obras dotadas de maior graça e pureza.

10 Neoclassicismo Arquitetura

11 Neoclassicismo

12 Neoclassicismo Arquitetura – Universidade de Harvard Charles Bulfinch

13 Neoclassicismo - Arquitetura Capitol USA Charles Bulfinch

14 Capitol – Washington - USA Edifício do Congresso Norte-Americano Charles Bulfinch

15 Arquitetura Neoclássica Capitol USA Charles Bulfinch

16 Neoclassicismo Ledoux Paneled Room

17 Neoclassicismo - Arquitetura Piranesi – Elementos de arquitetura

18 Neoclassicismo - Arquitetura Piranesi – Elementos de arquitetura

19 Neoclassicismo - Escultura Referência estética na estatuária da antigüidade clássica, com naturalismo equilibrado; O escultor neoclássico encontrou o dinamismo na sutileza dos gestos e suavidade das formas.

20 Neoclassicismo - Escultura Respeitavam-se movimentos e posições reais do corpo, Nas obras estava sempre presente um certo realismo psicológico, representado pela expressão pensativa e melancólica dos rostos. Materiais utilizados: o bronze, o mármore e a terracota.

21 Neoclassicismo - Escultura Principais temas: estátuas de heróis uniformizados; mulheres envoltas em túnicas de Afrodite; crianças conversando com filósofos; estátuas eqüestres e bustos do imperador e de sua família.

22 Neoclassicismo - Escultura Antônio Canova Amor de Psyque 1796

23 Neoclassicismo - Escultura Antônio Canova Duas Amigas

24 Neoclassicismo - Escultura Giuseppe Ceracchi Escultura Italiana Napoleão

25 Neoclassicismo - Escultura Augustin Pajou

26 Neoclassicismo - Escultura Augustin Pajou

27 Neoclassicismo - Escultura Augustin Pajou

28 Neoclassicismo - Escultura Painel de Augustin Pajou

29 Neoclassicismo - Escultura Painel de Augustin Pajou

30 Neoclassicismo - Pintura Foi a expressão menos desenvolvida do neoclassicismo. Caracterizou-se pela exaltação de elementos mitológicos ou pela celebração de Napoleão. As figuras pareciam fazer parte de uma encenação teatral e eram desenhadas numa posição fixa, como que interrompidas no meio de uma solene representação.

31 Neoclassicismo - Pintura Buscava-se uma beleza estatuária. As figuras eram rígidas, sem vida, e os rostos, completamente sem expressão, simulavam máscaras das antigas tragédias gregas.

32 Neoclassicismo - Pintura As túnicas e capas caíam em dobras pesadas e angulosas, cobrindo as formas do corpo. Um enquadramento arquitetônico fechava a composição atrás e nos lados. Os contornos eram claros e bem delineados, as cores, puras e realistas, e a iluminação, límpida.

33 Neoclassicismo - Pintura Antônio Canova

34 Neoclassicismo - Pintura Jacques – Louis David

35 Neoclassicismo - Pintura Jacques – Louis David

36 Neoclassicismo - Pintura Jacques – Louis David A morte de Marat

37 Neoclassicismo - Pintura Jacques – Louis David

38 Neoclassicismo - Pintura Druais – 1727/1775

39 Neoclassicismo - Pintura Paninni – 1691/1765

40 Neoclassicismo - Pintura Paninni – 1691/1765 Interior do Pantheon

41 Neoclassicismo - Pintura Ingres 1790/ 1867

42 Neoclassicismo - Pintura Ingres A banhista 1808

43 Neoclassicismo - Pintura Ingres

44 Neoclassicismo - Pintura Robert Adam Arquiteto e designer Francês


Carregar ppt "Neoclassicismo. Neoclassicismo O Neoclassicismo representou a revitalização de elementos da antiguidade greco-romana, apoiado nos novos ideais burgueses."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google