A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filo Dos Platelmintos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filo Dos Platelmintos."— Transcrição da apresentação:

1 Filo Dos Platelmintos

2 Características Gerais
São vermes achatados dorsoventralmente, tipo folha, devido à ausência de sistema digestório/circulatório. Apresentam simetria bilateral. Também parasitam alguns animais. O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto. Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.

3 Características Gerais
Camadas do corpo São vermes achatados dorsoventralmente, tipo folha, devido à ausência de sistema digestório/circulatório. Apresentam simetria bilateral. Também parasitam alguns animais. O corpo é constituído por três camadas. Primeiramente, há a epiderme uniestratificada. Abaixo, há duas camadas musculares, sendo a primeira composta por músculos circulares e a segunda por músculos longitudinais. A esse conjunto dá-se o nome de tubo músculo-dermático. Tal tubo atua na proteção, locomoção e como esqueleto. Nos platelmintos de vida livre, a epiderme apresenta cílios, relacionados com a locomoção. Já nos parasitas, há a cutícula envolvendo o tubo músculo-dermático, conferindo-lhe resistência à ação dos sucos digestivos.

4 Ambientes Os platelmintos de vida livre habitam os variados ambientes: mar, agua doce e terra, preferindo a umidade encontrada sob pedras e troncos podres. Os vermes da classe turbellária são aquáticos, de água doce ou terrestres. Vivem em lagos, corregos ou pãntanos, onde se escondem da luz. Os vermes da classe trematóda e cestoda parasitam o homem, ou seja, vivem no corpo do homem e ainda passam um dos seus estágios dentro do caramujo de água doce (esquistossomo).

5 Tenia Esquistossomo Representantes
Planaria Os exemplos mais característicos de platelmintos são a tênia, a planária, esquistossomo e a solitária

6 Alimentação Existem os platelmintos parasitas, eles absorvem o alimento previamente consumido pelo organismo hospedeiro. E os que vivem em vida livre, se alimentam de pequenos invertebrados.

7 Sistema Respiratório São destituídos de sistema respiratório e circulatório . Nas espécies de vida livre a respiração é aeróbia, sendo que as trocas são feitas por difusão através do epitélio permeável. Já nos parasitas a respiração é anaeróbia.

8 Esqueleto Não possuem esqueleto.
Os platelmintos são animais acelomados, ou seja, não possui nenhuma cavidade interna no corpo. Todo espaço não ocupado por alguma estrutura é preenchido pelo mesênquima, este tem por função SUSTENTAR o corpo.

9 Reprodução Existem dois tipos de reprodução neste filo, assexuada e sexuada.

10

11 -Classe Turbelária Nesta classe , na reprodução sexuada encontramos indivíduos hermafroditas onde cada um introduz o pênis na abertura genital do outro, trocam espermatozóides.Vários óvulos são fecundados e lançados para o exterior pelo poro genital. Os zigotos possuem uma cápsula protetora e vão eclodir planárias jovens, evidenciando um desenvolvimento direto.

12 -Classe Trematoda São hermafroditas. A fêmea vive numa cavidade do macho chamada canal ginecóforo. Fazem fecundação cruzada e interna.

13 -Classe Cestoda São hermafroditas, após a fecundação as proglótides cheias de ovos se desprendem e são eliminadas com as fezes.

14 FONTES * * *


Carregar ppt "Filo Dos Platelmintos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google